
FENIKS ONGD
A Fénix é um pássaro místico que morre e renasce nas culturas e ao longo do tempo.
A lenda fala-nos de um pássaro mágico, radiante e cintilante, capaz de carregar sobre o seu corpo um peso idêntico ao de um elefante. O seu ciclo de vida para algumas civilizações equivalia a 500 anos, enquanto que para outras, a Fénix vivia 97.200 anos antes de morrer em chamas. E depois renascia das cinzas, para começar uma vida nova e longa. Tão poderoso é o simbolismo que passou para nós.
A presidente da nossa ONG foi voluntária no Ruanda por altura do genocídio. Nesse momento entendeu como os Tutsis, cada um deles foi uma Fénix, e quando decidiu mudar o nome da Conceitos do Mundo, e porque ela é também uma Fénix, resolveu dar este nome à associação.
A Fénix nas lendas é um grande pássaro, de tamanho de condor. É uma ave colorida de vermelhos, roxos e amarelos, pois está associada ao sol e ao fogo nascente. Os olhos da Fénix são azuis e brilham como safiras. Este pássaro constrói o seu próprio ninho, e a inflama-o com as suas asas. Após a morte, esta ave levanta-se gloriosamente das cinzas ainda mais forte e radiante que a sua antecessora e voa para longe.
A Fénix simboliza a renovação e a ressurreição e representa muitos temas, como “o sol, o tempo, o império, a metempsicose, a consagração, a ressurreição, a vida, o homem excecional”.
Na Ásia, a fénix reina sobre todos os pássaros, e é o símbolo da imperatriz chinesa e da graça feminina, bem como do sol e do sul. Avistar uma Fénix é um bom sinal: uma nova era começou. A Fénix representa as virtudes: bondade, dever, propriedade, gentileza e confiabilidade.
O Phoenix também é um símbolo alquímico. Representa as mudanças durante as reações químicas e a progressão através das cores, propriedades da matéria e tem a ver com os passos da alquimia na fabricação da Grande Obra ou da Pedra Filosofal.
Dizem também que as lágrimas da fénix têm grandes poderes de cura, e se a fénix está perto, não se pode mentir.
Continuamente transformando-se e remodelando-se, a fénix representa a ideia de que o fim é apenas o começo.
E é. O fim é um começo ou vários começos.
Aqui, começámos assim: Feniks! Vai em Afrikaans já que as Feniks em África são maiores e mais resistentes! Como nós!
Gostava de conhecer-nos melhor? Envie um e-mail para info@feniks.live
Teremos todo o gosto em conversar consigo!