Workshop: Fundamentos de Cibersegurança
Aborda a gestão de risco, ameaças, medidas de segurança e resposta a incidentes. Apresenta práticas seguras no (tele)trabalho e em viagem.
Date and time
Location
Colégio dos Jesuítas do Funchal
Rua dos Ferreiros Estrada 9000-082 Funchal PortugalAgenda
8:40 AM - 8:55 AM
Receção e registo dos participantes
9:00 AM - 9:10 AM
Breve apresentação do curso e dos oradores - ARDITI
9:10 AM - 10:00 AM
Estado atual do panorama da cibersegurança
10:00 AM - 10:30 AM
Terminologia e legislação
10:30 AM - 11:00 AM
Coffee-break
11:00 AM - 1:00 PM
Ciber Higiene
1:00 PM - 2:00 PM
Pausa para almoço (não incluído)
2:00 PM - 3:30 PM
Confidencialidade, integridade e disponibilidade, chaves, criptografia
3:30 PM - 4:00 PM
Coffee-break
4:00 PM - 5:45 PM
Exercicios de criptografia
5:45 PM - 6:00 PM
Conclusão - ARDITI
About this event
- Event lasts 9 hours
Descrição do Evento
Este workshop oferece uma introdução aos conceitos essenciais de cibersegurança, destacando a sua importância na proteção de utilizadores, dispositivos e dados. Serão explorados temas como gestão de riscos, identificação e resposta a ameaças, bem como a implementação de medidas eficazes de proteção digital.
O programa inclui ainda uma abordagem ao enquadramento legal e à certificação no âmbito do Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança (QNRCS), além da resposta a incidentes e segurança da identidade digital.
Complementando estes conceitos técnicos, serão apresentadas boas práticas de segurança para o trabalho presencial, remoto e em viagem, promovendo uma cultura organizacional mais consciente e resiliente face aos desafios digitais atuais.
Público-alvo
Destinado a todos os utilizadores de dispositivos digitais - computadores, smartphones e tablets - com possuam conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Condições de participação
Ser colaborador de uma pessoa coletiva, nomeadamente: empresas privadas, organismos da Administração Pública ou outras entidades como associações, entidades do setor social/solidário, etc. e seguir os passos/compromissos necessários indicados no Regulamento de Participação disponível aqui.
Oradores
Filipe Freitas é Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira, além de colaborador na empresa MEO como gestor de projetos no domínio dos sistemas e redes. Especialista em Ciências Informáticas, com foco na Administração de Redes, obteve o título de Especialista pelo Instituto Politécnico de Setúbal em 2019. Possui um Mestrado em Ciências Empresariais pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (2009). Na Universidade da Madeira, leciona disciplinas no domínio das Redes de Dados, Sistemas Operativos e Segurança em Redes e Informática. Além disso, atua como instrutor na Academia Cisco da instituição, ministrando cursos como CCNA Routing & Switching, CCNP Routing & Switching, Network Security, CyberOps Associate, DevNet Associate e IoT Fundamentals. É também Diretor do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Redes e Sistemas Informáticos.
Eduardo Marques obteve o Doutoramento em 2013 pela Universidade da Madeira (UMa) em Engenharia Informática, especialização em Sistemas Distribuídos e Redes. Atualmente, é Professor Auxiliar na Universidade da Madeira, lecionando as disciplinas Sistemas Operativos e Segurança em Sistemas de Comunicação, e investigador nos domínios da segurança em sistemas de informação e gestão de redes de dados. Entre maio de 2017 e abril de 2021, foi responsável pela Supervisão do Desenvolvimento de Aplicações e Telecomunicações da Universidade da Madeira. Adicionalmente, é Diretor da Academia Cisco na UMa e membro do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) - Pólo Madeira.
Ambos formadores da Academia Cisco na Universidade da Madeira (https://academiacisco.web.uma.pt/)
Entidade organizadora
Esta ação de formação é organizada pela Universidade da Madeira (UMa) e pela Agência Regional para o Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (ARDITI), no âmbito do polo de inovação digital da RAM, o Smart Islands Hub (SIH).
O SIH é um consórcio liderado pela ARDITI e que integra as seguintes entidades: Universidade da Madeira, Startup Madeira, ACIF-CCIM, Cecolab, Smart Energy Lab e Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.
Os polos de inovação digital são redes colaborativas que incluem centros de competências digitais específicas, com o objetivo de disseminação e adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas, em especial PME, por via do desenvolvimento, teste e experimentação dessas mesmas tecnologias. Este projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Pode consultar as restantes ações planeadas pelo Smart Islands Hub no link: https://bit.ly/workshopsfunchal (atualizado regularmente).
Frequently asked questions
Colaboradores de entidades coletivas, com limite máximo de duas pessoas por cada entidade empregadora, sendo necessária a submissão de um formulário de candidatura cuja ligação é enviada por e-mail após pré-inscrição no Eventbrite.
O Regulamento de Participação, disponível em https://bit.ly/SIH-Reg-FC-2025, explica as regras de funcionamento do workshop e condições de participação.
(1) Pré-inscrição e submissão de candidatura, com autodeclaração com um conjunto de compromissos (ver mais info abaixo). (2) Assumir o compromisso de, após a AF, submeter uma declaração de aumento de maturidade digital (ver mais info abaixo).
Dia 25 de junho, das 9h às 18h, com uma pausa para almoço (não incluído) e 2 pausas para café, num total de 8 horas de formação.
A participação no workshop é gratuita. Contudo, para pessoas coletivas (excepto administração pública) a participação implica um auxílio de estado no valor de EUR 181,60, por participante, contabilizado no âmbito do RGIC. Mais informações estão disponíveis no Regulamento de Participação.
Documento assinado digitalmente a declarar que a entidade tem a sua situação regularizada junto da AT, da SS e em matéria de reposições de financiamentos. Declara ainda que cumpre com o limite de auxílios de EUR 220000 num período de 3 anos segundo o RGIC e que não é uma empresa “em dificuldade”.
Documento que descreve de que forma a maturidade digital da entidade aumentou após a participação na ação de formação. Esta declaração deverá ser assinada digitalmente por um dos responsáveis legais da empresa. Mais informações no Regulamento de Participação https://bit.ly/SIH-Reg-FC-2025