Workshop: Fundamentos de Cibersegurança

Workshop: Fundamentos de Cibersegurança

Aborda a gestão de risco, ameaças, medidas de segurança e resposta a incidentes. Apresenta práticas seguras no (tele)trabalho e em viagem.

By ARDITI

Date and time

Wednesday, June 25 · 9am - 6pm WEST

Location

Colégio dos Jesuítas do Funchal

Rua dos Ferreiros Estrada 9000-082 Funchal Portugal

Agenda

8:40 AM - 8:55 AM

Receção e registo dos participantes

9:00 AM - 9:10 AM

Breve apresentação do curso e dos oradores - ARDITI

9:10 AM - 10:00 AM

Estado atual do panorama da cibersegurança

10:00 AM - 10:30 AM

Terminologia e legislação

10:30 AM - 11:00 AM

Coffee-break

11:00 AM - 1:00 PM

Ciber Higiene

1:00 PM - 2:00 PM

Pausa para almoço (não incluído)

2:00 PM - 3:30 PM

Confidencialidade, integridade e disponibilidade, chaves, criptografia

3:30 PM - 4:00 PM

Coffee-break

4:00 PM - 5:45 PM

Exercicios de criptografia

5:45 PM - 6:00 PM

Conclusão - ARDITI

About this event

  • Event lasts 9 hours

Descrição do Evento

Este workshop oferece uma introdução aos conceitos essenciais de cibersegurança, destacando a sua importância na proteção de utilizadores, dispositivos e dados. Serão explorados temas como gestão de riscos, identificação e resposta a ameaças, bem como a implementação de medidas eficazes de proteção digital.

O programa inclui ainda uma abordagem ao enquadramento legal e à certificação no âmbito do Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança (QNRCS), além da resposta a incidentes e segurança da identidade digital.

Complementando estes conceitos técnicos, serão apresentadas boas práticas de segurança para o trabalho presencial, remoto e em viagem, promovendo uma cultura organizacional mais consciente e resiliente face aos desafios digitais atuais.


Público-alvo

Destinado a todos os utilizadores de dispositivos digitais - computadores, smartphones e tablets - com possuam conhecimentos de informática na ótica do utilizador.



Condições de participação

Ser colaborador de uma pessoa coletiva, nomeadamente: empresas privadas, organismos da Administração Pública ou outras entidades como associações, entidades do setor social/solidário, etc. e seguir os passos/compromissos necessários indicados no Regulamento de Participação disponível aqui.


Oradores

Filipe Freitas é Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira, além de colaborador na empresa MEO como gestor de projetos no domínio dos sistemas e redes. Especialista em Ciências Informáticas, com foco na Administração de Redes, obteve o título de Especialista pelo Instituto Politécnico de Setúbal em 2019. Possui um Mestrado em Ciências Empresariais pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (2009). Na Universidade da Madeira, leciona disciplinas no domínio das Redes de Dados, Sistemas Operativos e Segurança em Redes e Informática. Além disso, atua como instrutor na Academia Cisco da instituição, ministrando cursos como CCNA Routing & Switching, CCNP Routing & Switching, Network Security, CyberOps Associate, DevNet Associate e IoT Fundamentals. É também Diretor do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Redes e Sistemas Informáticos.

Eduardo Marques obteve o Doutoramento em 2013 pela Universidade da Madeira (UMa) em Engenharia Informática, especialização em Sistemas Distribuídos e Redes. Atualmente, é Professor Auxiliar na Universidade da Madeira, lecionando as disciplinas Sistemas Operativos e Segurança em Sistemas de Comunicação, e investigador nos domínios da segurança em sistemas de informação e gestão de redes de dados. Entre maio de 2017 e abril de 2021, foi responsável pela Supervisão do Desenvolvimento de Aplicações e Telecomunicações da Universidade da Madeira. Adicionalmente, é Diretor da Academia Cisco na UMa e membro do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) - Pólo Madeira.

Ambos formadores da Academia Cisco na Universidade da Madeira (https://academiacisco.web.uma.pt/)


Entidade organizadora

Esta ação de formação é organizada pela Universidade da Madeira (UMa) e pela Agência Regional para o Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (ARDITI), no âmbito do polo de inovação digital da RAM, o Smart Islands Hub (SIH).

O SIH é um consórcio liderado pela ARDITI e que integra as seguintes entidades: Universidade da Madeira, Startup Madeira, ACIF-CCIM, Cecolab, Smart Energy Lab e Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.

Os polos de inovação digital são redes colaborativas que incluem centros de competências digitais específicas, com o objetivo de disseminação e adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas, em especial PME, por via do desenvolvimento, teste e experimentação dessas mesmas tecnologias. Este projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Pode consultar as restantes ações planeadas pelo Smart Islands Hub no link: https://bit.ly/workshopsfunchal (atualizado regularmente).


Frequently asked questions

Quem pode se inscrever nesta Ação de Formação (AF)?

Colaboradores de entidades coletivas, com limite máximo de duas pessoas por cada entidade empregadora, sendo necessária a submissão de um formulário de candidatura cuja ligação é enviada por e-mail após pré-inscrição no Eventbrite.

Onde são explicadas todas as regras de funcionamento desta AF e condições de participação?

O Regulamento de Participação, disponível em https://bit.ly/SIH-Reg-FC-2025, explica as regras de funcionamento do workshop e condições de participação.

O que é necessário para participar na AF?

(1) Pré-inscrição e submissão de candidatura, com autodeclaração com um conjunto de compromissos (ver mais info abaixo). (2) Assumir o compromisso de, após a AF, submeter uma declaração de aumento de maturidade digital (ver mais info abaixo).

Qual a duração do evento?

Dia 25 de junho, das 9h às 18h, com uma pausa para almoço (não incluído) e 2 pausas para café, num total de 8 horas de formação.

Quanto custa a participação no evento?

A participação no workshop é gratuita. Contudo, para pessoas coletivas (excepto administração pública) a participação implica um auxílio de estado no valor de EUR 181,60, por participante, contabilizado no âmbito do RGIC. Mais informações estão disponíveis no Regulamento de Participação.

O que é a autodeclaração da entidade beneficiária?

Documento assinado digitalmente a declarar que a entidade tem a sua situação regularizada junto da AT, da SS e em matéria de reposições de financiamentos. Declara ainda que cumpre com o limite de auxílios de EUR 220000 num período de 3 anos segundo o RGIC e que não é uma empresa “em dificuldade”.

O que é a declaração de aumento da maturidade digital?

Documento que descreve de que forma a maturidade digital da entidade aumentou após a participação na ação de formação. Esta declaração deverá ser assinada digitalmente por um dos responsáveis legais da empresa. Mais informações no Regulamento de Participação https://bit.ly/SIH-Reg-FC-2025

Organized by

FreeJun 25 · 9:00 AM GMT+1