Workshop: Engenharia de Prompts e Agentes Inteligentes
Explore a engenharia de prompts, a construção de agentes e técnicas avançadas de raciocínio com IA.
Date and time
Location
Colégio dos Jesuítas do Funchal
Rua dos Ferreiros Estrada 9000-082 Funchal PortugalAgenda
8:40 AM - 8:55 AM
Receção e registo dos participantes
9:00 AM - 9:10 AM
Breve apresentação do curso e dos oradores
9:10 AM - 10:00 AM
Princípios da engenharia de prompts
10:00 AM - 10:30 AM
Definição de agentes de IA: capacidades e limitações
10:30 AM - 11:00 AM
Coffee-break
11:00 AM - 12:00 PM
Interação básica com Modelos de Linguagem e utilização de APIs
12:00 PM - 1:00 PM
Construção prática de agentes de IA
2:00 PM - 3:00 PM
Técnicas avançadas: Chain-of-Thought e Tree-of-Thought
3:00 PM - 3:30 PM
Aplicação prática das técnicas Chain-of-Thought e Tree-of-Thought em agentes.
3:30 PM - 4:00 PM
Coffee-break
4:00 PM - 5:45 PM
Introdução ao ReAct Framework (Reasoning + Acting)
5:45 PM - 6:00 PM
Conclusão e encerramento
About this event
- Event lasts 9 hours
Descrição do Evento
Neste workshop, os participantes irão aprender os princípios fundamentais da engenharia de prompts, a construção de agentes de IA e técnicas avançadas como Chain-of-Thought, Tree-of-Thought e ReAct. A formação inclui uma componente teoria e prática, visando a interação com modelos de linguagem e o desenvolvimento de agentes inteligentes para diferentes aplicações.
Público-alvo
Este workshop tem como principal destinatário profissionais das áreas de TI, interessados em explorar o potencial da Inteligência Artificial, otimizar a interação com modelos de linguagem e desenvolver agentes inteligentes para apoio à decisão e para automação de processos.
Os participantes deverão ter:
Conhecimento de conceitos básicos de programação em Python, incluindo a utilização de variáveis, estruturas de controlo, funções e bibliotecas.
A familiaridade com os princípios fundamentais da Inteligência Artificial será uma mais-valia.
Caso não tenha competências de programação em Python, deverá inscrever-se no Workshop paralelo Machine Learning e IA na Prática – Da Teoria à Implementação (https://bit.ly/SIH_ML2025).
Condições de participação
Ser colaborador de uma pessoa coletiva, nomeadamente: empresas privadas, organismos da Administração Pública ou outras entidades como associações, entidades do setor social/solidário, etc. e seguir os passos/compromissos necessários indicados no Regulamento de Participação disponível aqui.
Os participantes deverão ter:
Conceitos básicos de programação em Python, incluindo a utilização de variáveis, estruturas de controlo, funções e bibliotecas.
A familiaridade com os princípios fundamentais da Inteligência Artificial será uma mais-valia.
É requisito que os participantes tragam o seu computador portátil, uma vez que as sessões incluirão exercícios práticos e desenvolvimento de código.
Certificado de participação
Será emitido pela Universidade da Madeira e enviado à entidade aderente um certificado de participação para cada participante que tenha frequentado, no mínimo, 50% da duração da ação. Este envio acontecerá apenas após o cumprimento de todos os deveres por parte da entidade aderente (ponto 6 do Regulamento de Participação).
Oradores
Fábio Mendonça é licenciado e mestre em Engenharia Eletrotécnica e Telecomunicações pela Universidade da Madeira e doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa, em parceria com a Carnegie Mellon University. Atualmente, é docente na Universidade da Madeira e investigador no Interactive Technologies Institute – LARSyS. A sua investigação centra-se na aplicação de inteligência artificial à análise do sono, ao reconhecimento de padrões e à aprendizagem automática, utilizando técnicas avançadas de machine learning para interpretar e modelar dados biomédicos.
Fernando Morgado-Dias é Professor Catedrático na Universidade da Madeira e investigador no Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia. Concluiu o mestrado integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e o doutoramento em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Aveiro, além de um Diplôme d'Études Approfondies em Microeletrónica pela Université Grenoble Alpes. Tem uma vasta experiência na aplicação de inteligência artificial a sistemas de engenharia, com foco em redes neuronais artificiais, otimização de modelos e automação inteligente. Publicou mais de 80 artigos científicos e tem liderado investigações sobre a utilização de IA em diferentes domínios tecnológicos.
Décio Alves é doutorando em Engenharia Eletrotécnica na Universidade da Madeira, na Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia. A sua investigação abrange a aplicação de inteligência artificial a problemas de engenharia ambiental e meteorologia, nomeadamente no desenvolvimento de modelos preditivos baseados em machine learning para análise e previsão de vento.
Diogo Nuno Freitas é licenciado em Engenharia Informática e mestre em Matemática, Estatística e Aplicações pela Universidade da Madeira. Atualmente, frequenta o doutoramento em Engenharia Informática na mesma instituição e é investigador no Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia e no NOVA LINCS. A sua investigação foca-se na utilização de inteligência artificial e algoritmos de otimização estocásticos, aplicados a diversos problemas computacionais e de engenharia.
Entidade organizadora
Esta ação de formação é organizada pela Universidade da Madeira (UMa) e pela Agência Regional para o Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (ARDITI), no âmbito do polo de inovação digital da RAM, o Smart Islands Hub (SIH).
O SIH é um consórcio liderado pela ARDITI e que integra as seguintes entidades: Universidade da Madeira, Startup Madeira, ACIF-CCIM, Cecolab, Smart Energy Lab e Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.
Os polos de inovação digital são redes colaborativas que incluem centros de competências digitais específicas, com o objetivo de disseminação e adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas, em especial PME, por via do desenvolvimento, teste e experimentação dessas mesmas tecnologias. Este projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Pode consultar as restantes ações planeadas pelo Smart Islands Hub no link: https://bit.ly/workshopsfunchal (atualizado regularmente).
Frequently asked questions
Colaboradores de entidades coletivas, com limite máximo de duas pessoas por cada entidade empregadora, sendo necessária a submissão de um formulário de candidatura cuja ligação é enviada por e-mail após pré-inscrição no Eventbrite.
O Regulamento de Participação, disponível em https://bit.ly/SIH-Reg-AIA-2025, explica as regras de funcionamento do workshop e condições de participação.
(1) Pré-inscrição e submissão de candidatura, com autodeclaração com um conjunto de compromissos (ver mais info abaixo). (2) Assumir o compromisso de, após a AF, submeter uma declaração de aumento de maturidade digital (ver mais info abaixo).
Dias 28 e 29 de abril, das 9h às 13h, com pausa para café, num total de 8 horas de formação.
A participação no workshop é gratuita. Contudo, para pessoas coletivas (excepto administração pública) a participação implica um auxílio de estado no valor de EUR 181,60, por participante, contabilizado no âmbito do RGIC. Mais informações estão disponíveis no Regulamento de Participação.
Documento assinado digitalmente a declarar que a entidade tem a sua situação regularizada junto da AT, da SS e em matéria de reposições de financiamentos. Declara ainda que cumpre com o limite de auxílios de EUR 220000 num período de 3 anos segundo o RGIC e que não é uma empresa “em dificuldade”.
Documento que descreve de que forma a maturidade digital da entidade aumentou após a participação na ação de formação. Esta declaração deverá ser assinada digitalmente por um dos responsáveis legais da empresa. Mais informações no Regulamento de Participação https://bit.ly/SIH-Reg-AIA-2025.