Ignorar navegação principal
Conteúdos da página

Guardar Este Evento

Evento guardado

Parece que este evento já terminou.

Consulte futuros eventos deste organizador ou organize o seu próprio evento.

Veja os próximos eventos Criar um evento

Sexta da Bicicultura | "Que Lugar Para As Crianças Na Cidade?"

A Casa da Bicicultura

Sexta-feira, 3 de maio de 2019 das 17:20 às 23:15 (WEST)

Sexta da Bicicultura | "Que Lugar Para As Crianças Na...

Informações de registo

Tipo Terminar Quantidade
Inscrição
Estes eventos são de participação gratuita, pelo que basta registar-se. São, contudo, muito bem-vindos e apreciados quaisquer donativos (presencialmente no dia do evento, ou por MBWay para o 913475864 com indicação "bicicultura") que nos ajudem a cobrir os custos com, nomeadamente, os comes e bebes e com a exibição dos filmes).
Terminado Gratuito  

Partilhar Sexta da Bicicultura | "Que Lugar Para As Crianças Na Cidade?"

Detalhes do evento

sextas da bicicultura logo

PROGRAMA RESUMIDO

17h20 | Lanche de boas-vindas

17h40 | Abertura + Debate “As nossas cidades são boas para as crianças?" com a Associação de Pais e Encarregados de Educação "Pais do Leão", a 1, 2, 3 Macaquinho do Xinês, o Movimento Bloom, o Pelouro Educação e Direitos Sociais da CML, uma família em unschooling, e o Pelouro Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da CML

20h00 | Documentário "Project Wild Thing" (em inglês) + Tertúlia “Carros vs. Crianças: qual o impacto do desenho da cidade no bem-estar das crianças?”

22h15 | Passeio nocturno de bicicleta

Comes & bebes à disposição ao longo do evento. Não te esqueças da tua contribuição para cobrir os custos (donativo no mealheiro no local ou MBWay). Obrigado! :-)


»»»»» Por favor inscreve-te formalmente pelo Eventbrite. Tal é FUNDAMENTAL para que a logística não falhe, tenhamos espaço e cadeiras suficientes para todos, e não falte (nem se desperdice) a comida e bebida que preparamos para os intervalos! ««««««

Nota: os eventos da Sexta da Bicicultura são, sempre que possível, gravados (imagem e som) para publicação online posterior, salvo falhas técnicas ou outros constrangimentos. Ao participares aceitas aparecer nestas gravações.



PROGRAMA DETALHADO


17h20-19h40 | DEBATE
As nossas cidades são boas para as crianças?

Não vemos crianças nas ruas de Lisboa porque a cidade é perigosa, ou será a cidade perigosa porque não há crianças na rua? O que significa para o dia-a-dia das famílias, e em particular das crianças, viver numa cidade onde os carros vão para todo o lado e têm direito a virtualmente todo o espaço público, enquanto as crianças não podem ir a lado nenhum sozinhas e não têm espaços seguros e atractivos para estar e brincar? Temos espaços verdes e naturais suficientes em Lisboa? Que espaços da cidade são reservados para as crianças, ou lhes são acessíveis? Que riscos permitimos às nossas crianças correrem, e que oportunidades de desenvolver a sua autonomia lhes proporcionamos? Que proporção do espaço e do investimento público dedicamos às necessidades das crianças?


17h20 Lanche de boas-vindas
17h40 Abertura | Casa da Bicicultura
17h45 Vídeo de introdução ao tema
18h00 Ana Brogueira | APEE Pais do Leão
18h10 Frederico Lopes | 1, 2, 3 Macaquinho do Xinês
18h20 Mónica Franco | Movimento Bloom
18h30 Riikka Virtanen & Pedro Reis | uma família em unschooling
18h40 Ricardo Moreira | Pelouro Educação e Direitos Sociais da CML
18h50 Duarte Mata | Pelouro Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da CML
19h00 Discussão com o público
19h35 Encerramento


19h40-22h | DOCUMENTÁRIO + TERTÚLIA

“Project Wild Thing” + “Carros vs. Crianças: qual o impacto do desenho da cidade no bem-estar das crianças?”

20h00 Exibição do documentário “Project Wild Thing” (em inglês, sem legendas)

David Bond is concerned. His kids' waking hours are dominated by a cacophony of marketing, and a screen dependence threatening to turn them into glassy-eyed zombies. Like city kids everywhere, they spend way too much time indoors - not like it was back in his day. He decides it's time to get back to nature - literally. In an attempt to compete with the brands, which take up a third of his daughter's life, Bond appoints himself Marketing Director for Nature. Like any self-respecting salesman, he sets about developing a campaign and a logo. With the help of a number of bemused professionals, he is soon selling Nature to British families. His humorous journey unearths some painful truths about modern family life. His product is free, plentiful and has proven benefits - but is Nature past its sell-by date?
Project Wild Thing | David Bond | Reino Unido, 2013 - duração: 79'

 

21h20 Tertúlia “Carros vs. Crianças: qual o impacto do desenho da cidade no bem-estar das nossas crianças?”


A alocação do espaço público que temos serve os interesses das crianças e das famílias? Têm as escolas e infantários mais área de estacionamento do que de natureza? É Lisboa um bom lugar onde crescer? O que precisa de ser diferente para que ter filhos não seja um motivo para sair da cidade ou para viver uma vida asfixiada na necessidade de mobilidade motorizada, seja para transporte quotidiano ou para fugir da cidade ao fim-de-semana e nas férias?

22h15 - 23h15 | PASSEIO NOCTURNO DE BICICLETA


Pedalar à noite pela cidade, quando a presença dos automóveis se reduz, permite-nos vê-la de outra forma, e promove um convívio descontraído. Tipicamente, paramos num sítio para beber algo e conviver mais um pouco.



O que são as Sextas da Bicicultura?

São um ciclo mensal de programação cultural à volta dos temas da sustentabilidade, da vida nas cidades, da mobilidade sustentável, sempre com a bicicleta em fundo, quando não em claro destaque.

Debates, apresentações, documentários, tertúlias, passeios e outras actividades fazem parte destes eventos que têm lugar na 1ª Sexta-feira de cada mês. Construir uma cidade melhor é um direito e um dever de todos nós e só o podemos fazer juntos.


O que é a Casa da Bicicultura?

A Casa da Bicicultura existe para fomentar, através de intervenções socioculturais e outras,o uso da bicicleta para transporte, trabalho, lazer e terapia, por todos os segmentos da população, para o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento sustentável.

É uma cooperativa interessada em promover a economia da partilha, e a economia circular, o direito à Natureza, a inclusão e a acessibilidade nos espaços públicos e privados da cidade, o direito a brincar na rua, o direito a viver numa cidade livre do risco rodoviário, a rua como espaço de encontro, convívio e democracia, e a cidade promotora e facilitadora de uma vida física e socialmente activa.

Tem dúvidas sobre Sexta da Bicicultura | "Que Lugar Para As Crianças Na Cidade?"? Contacte A Casa da Bicicultura

Quando e onde


NOW_Beato
Rua da Manutenção 67
1900-319 Beato
Portugal

Sexta-feira, 3 de maio de 2019 das 17:20 às 23:15 (WEST)


  Adicionar ao meu calendário

Organizador

A Casa da Bicicultura

A Casa da Bicicultura pretende reavivar a cultura local e transplantar para Portugal as culturas maduras de uso da bicicleta na mobilidade quotidiana que conhecemos nos países nórdicos e em muitas outras cidades mundiais, como forma de acelerar a adopção deste estilo de vida pelos portugueses, reduzindo as barreiras com que estes ainda se deparam. Queremos tornar mais fácil e acessível trocar o carro pela bicicleta nas pequenas deslocações do dia-a-dia, e também trocar tempos livres dentro de portas por alternativas activas, ao ar livre, nomeadamente em bicicleta.

  Contactar o organizador

Interessado em organizar o seu próprio evento?

Junte-se a milhões de pessoas na Eventbrite.

Inicie sessão ou registe-se

Para comprar estes bilhetes em prestações, é necessária uma conta Eventbrite. Inicie sessão ou registe-se para uma conta gratuita para continuar.