Gratuito

O combate às Fake News | Uma questão democrática

Informações do evento

Partilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Culturgest

77 Rua Arco do Cego

1000-300 Lisboa

Portugal

Ver mapa

Descrição do evento
Fake News – como detetá-las e combatê-las. Venha debater este tema com os especialistas. Participe!

Acerca deste evento

Num mundo onde há cada vez mais informação, os cidadãos estão, contraditoriamente, cada vez menos bem informados ou mesmo mal informados com uma torrente de notícias que surge literalmente do nada. Com a crise dos meios tradicionais de comunicação social e o desenvolvimento das redes sociais, a disseminação das chamadas notícias falsas (fake news) espalharam-se ao ponto de intervirem diretamente em todos os setores da sociedade, nomeadamente a política, a segurança ou a saúde.

O jornalismo sério e a credibilidade dos jornalistas é o último bastião de uma informação verídica, sujeita ao contraditório e aos processos de verificação que regem a profissão. Os jornalistas estão conscientes de como é difícil, até para eles mesmos, detetar uma notícia falsa ou evitar ser instrumentalizados. As notícias falsas podem ser crime, mas ainda não têm castigo.

É neste sentido que a Agência Lusa vai realizar no dia 21 de fevereiro de 2019 uma conferência subordinada ao tema das Fake News – como detetá-las e combatê-las, numa iniciativa em parceria com a sua congénere, a agência espanhola de notícias EFE. Debateremos o assunto com especialistas, juristas, jornalistas e insiders. Com o seu rigor, as agências de notícias têm um papel de vanguarda neste combate.

Partilhar com os amigos

Data e hora

Localização

Culturgest

77 Rua Arco do Cego

1000-300 Lisboa

Portugal

Ver mapa

Guardar Este Evento

Evento guardado