Medical Improv: Técnica de Improvisação Aplicada à Saúde
Workshop Medical Improv: técnicas de improvisação aplicadas à saúde para reforçar empatia, comunicação e resiliência.
Date and time
Location
Nova School of Business and Economics
1 Rua da Holanda 2775-405 Carcavelos PortugalGood to know
Highlights
- 3 hours
- In person
About this event
📅 Data e Hora
28 de outubro de 2025 | 10h30 – 12h30
📍 Local
Nova SBE – Sala B132
Medical Improv: Técnica de Improvisação Aplicada à Saúde
Num setor em permanente transformação, com desafios imprevisíveis e alta exigência emocional e cognitiva, competências como comunicação eficaz, gestão do erro, adaptação em tempo real e pensamento colaborativo são hoje essenciais para todos os profissionais da saúde - incluindo investigadores, professores e estudantes - que procuram não só excelência técnica, mas também relações humanas mais conscientes e eficazes.
É neste contexto que terá lugar o workshop “Medical Improv”, a realizar-se no dia 28 de outubro, dinamizado por Marta Borges e Pedro Borges, fundadores da Companhia OS IMPROVÁVEIS, com mais de 20 anos de experiência na aplicação de técnicas de improvisação a contextos profissionais, incluindo educação, saúde, media e intervenção social.
O Medical Improv é a adaptação de técnicas do teatro de improviso ao treino de competências clínicas e relacionais na formação de profissionais de saúde - sem foco performativo, com forte incidência em soft skills clínicas como escuta ativa, empatia, aceitação do erro, comunicação não-verbal, presença, agilidade mental, cooperação sob pressão ou em contextos de incerteza. Longe do palco, estas ferramentas oferecem ao profissional de saúde uma forma concreta de se tornar mais presente, mais consciente da relação com os outros e mais preparado para responder de forma humana e eficaz aos desafios do dia a dia.
Estudos realizados por instituições como a Harvard Medical School, Northwestern University Feinberg School of Medicine e University of Chicago demonstram que a integração destas práticas no percurso de formação ou na prática clínica promove melhorias significativas na comunicação entre pares e com os pacientes, reduz o burnout, aumenta a autoconfiança na tomada de decisão sob pressão e contribui para um ambiente clínico mais colaborativo e empático. Como resume a médica e investigadora Belinda Fu (University of Washington):
“Improvisation isn’t about being funny. It’s about being present, accepting what’s happening, and building on it with others — just like good clinical care.”
Com a duração de 3 horas, este workshop conjuga uma introdução teórica aos fundamentos da técnica de improvisação com exercícios práticos orientados, em que todos os participantes são convidados a experimentar - de forma segura e coletiva - a aplicação da improvisação a contextos do dia-a-dia. O objetivo é oferecer uma experiência formativa rica, dinâmica e adaptável, que desperte consciências e possa ser integrada de forma progressiva em ambientes de trabalho, desde a formação académica até à prática clínica.
A sessão destina-se a profissionais e docentes da área da saúde que pretendam desenvolver maior adaptabilidade perante o erro e o imprevisto, reforçar a escuta e a atenção plena em situações de stress, melhorar a comunicação interpessoal em ambientes exigentes e aprofundar a sua presença relacional como agentes humanos no sistema de saúde.
Será, sem dúvida, uma oportunidade única de aprendizagem experiencial, onde se alia humor, técnica e pensamento crítico para promover - de forma divertida e didática - uma prática mais eficaz, empática e resiliente.
👉 Inscrição gratuita mas obrigatória através do Eventbrite.
Organized by
Followers
--
Events
--
Hosting
--