Masterclass - Carlos Alves + 4 meals
Masterclass Carlos Alves with 4 meals incluided
Date and time
Location
Cine-Teatro Avenida
99 Avenida General Humberto Delgado 6000-081 Castelo Branco PortugalRefund Policy
About this event
- Event lasts 2 days 6 hours
V FICCB - 5th International Clarinet Festival of Castelo Branco
By purchasing your ticket for the masterclass of your choice, you secure not only your place with renowned musicians but also your meals during the festival.
🍽️ Included in your masterclass ticket:
- Dinner on Friday, October 24th
- Lunch and dinner on Saturday, October 25th
- Lunch on Sunday, October 26th
All meals are already included — so you can focus entirely on music, learning and connection!
Residents of the Municipality of Castelo Branco will receive a 25€ discount on registration for this Individual Masterclass. Simply use the Promo code "ResidenteCB" when purchasing your ticket.
🛏️ Accommodation:
Non-residents of Castelo Branco, we offer a two-night package for the festival. Please note: accommodation is sold separately and only available for both nights together (October 24th and 25th).
See here: ACCOMMODATION
Carlos Alves
Carlos Alves é Solista A na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e professor de clarinete na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Foi Artista e Professor Convidado da Universidade do Estado do Arizona (EUA) em 2009 e 2010. Concluiu o Curso Superior na ESMAE, na classe de António Saiote, e obteve o Prix de Perfectionnement à l’Unanimité du jury no Conservatório Superior da Região de Versalhes, na classe de Philipe Cuper.
É doutorando em Educação na Universidade Lusófona de Lisboa.
Foi Director Artístico do Festival Internacional de Música de Paços de Brandão entre 2009 e 2012. No âmbito da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, no ciclo “Master Pieces”, foi o solista na estreia mundial do Concerto para clarinete e orquestra de Mário Laginha. Em 2013 foi nomeado para o Júri da Direcção-Geral das Artes na área da Música. Em 2015, no Concerto de Gala do Congresso Mundial de Clarinete em Madrid, foi solista juntamente com Philippe Cuper e a Banda Sinfónica de Madrid na estreia da obra Lara de González Moreno. Em 2016 foi o solista português na apresentação da Candidatura de Craiova (Roménia) a Capital Europeia da Cultura, tendo tocado a solo com a Orquestra Sinfónica de Ontélia. Em 2018 tocou a solo e gravou em CD o Concerto para clarinete e orquestra de Mário Laginha, com a Orquestra Gulbenkian.
Em 2019, em Paris, Carlos Alves foi galardoado com o Prix Musique Classique pelo Institut du Monde Lusophone. Foi premiado em alguns dos mais importantes concursos nacionais e internacionais de clarinete, entre os quais o Prémio Jovens Músicos, o Concurso Internacional de Roma e o Concurso Internacional Aurelian Octav Popa na Roménia. Tocou a solo com a Orquestra Sinfónica do Porto Cas da Música, Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, A Orquestra Sinfonietta de Castelo Branco, a Orquestra Clássica do Centro, a Orquestra Clássica da Madeira, a Orquestra Nacional do Porto, a Orquestra de Câmara Portuguesa, a Orquestra do Sul, as Orquestras Sinfónicas de Constança e de Ontélia (Roménia), a Orquestra J. Futura (Itália), a Orquestra Templários, a Banda Sinfónica de Madrid, a Banda da Guarda Nacional Republicana e a Banda Sinfónica Portuguesa.
Entre os seus trabalhos discográficos, destacam-se as gravações de: Concerto para clarinete e orquestra de Mozart, com a Orquestra Clássica da madeira (EMI Classics), Quarteto para o Fim dos Tempos de Olivier Messiaen e Contrastes de Béla Bartok (Numérica) e Divine (edição de autor). No seu CD Recital in the West, gravado nos EUA (2010) na companhia do consagrado pianista Caio Pagano, a imprensa norte-americana (Arizona Republic) considerou a melhor interpretação de sempre da Primeira Sonata de Brahms. No Teatro Nacional São João, musicou ao vivo Figurantes de Jacinto Lucas Pires e D. Juan de Molière. Destaca-se também a sua participação em Sombras, espectáculos com encenação de Ricardo Pais.
Carlos Alves é artista Vandoren e Buffet Crampton e é um dos clarinetistas mais aclamados na actualidade no panorama internacional.