O Festival Cumplicidades termina com um evento de imaginação de futuros no Centro Champalimaud no dia 31 de maio, às 15h. O auditório da Fundação Champalimaud, lugar de comunicação do que se faz de mais inovador nas diferentes áreas de investigação científica e da medicina, será palco para artistas e cientistas partilharem com o público os seus projetos para o futuro, numa sequência de palestras/performances ancorados na realidade ou de mãos dadas com a ficção. Um evento singular onde se revelam as afinidades da arte e da ciência na sua curiosidade pelo desconhecido.
Ideias para o Futuro parte de um desafio a artistas e cientistas para partilharem com o público projetos e ideias para daqui a 10, 20 ou 30 anos. Um longo prazo, que faz com que qualquer tentativa de fidelidade com o real tenha de ser compensada com uma grande dose de imaginação e ficção. É neste equilíbrio instável entre realidade e ficção que artistas e cientistas se encontram para dar voz a desejos, utopias ou distopias, mundivisões e formas de pensar a continuidade das suas áreas. Num festival, onde o excesso foi declarado como condição de existência, é possível que algumas destas palestras transbordem do seu formato convencional e que tanto artistas como cientistas se deixem levar pelo “performativo” nos 12 minutos que dispõem para a sua comunicação.
Ideias para o Futuro pretende deslocar-nos, durante algumas horas, para lá de um presente que reclama pela nossa atenção com uma intensidade quase obscena e que teima em furtar-nos a capacidade de imaginar coletivamente o futuro. Mais do que uma forma de escapismo, Ideias para o Futuro é uma tentativa de recuperar alguma distância crítica sobre o nosso presente, dando a ver o modo como arte e ciência estão intrinsecamente ligadas pela imaginação, o conhecimento e a experimentação.
Apresentação
31 de maio
Hora: 15h00 – 19h00
Local: Auditório do Centro Champalimaud
O evento será em Inglês e Português, com legendas em simultâneo.
A entrada é gratuita, com registo obrigatório.