Estudos Africanos em Português: Desafios Epistemológicos e Metodológicos
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Estudos Africanos em Português: Desafios Epistemológicos e Metodológicos

Escola de verão de 30 de junho a 04 de julho

By Universidade Lusófona

Date and time

June 30 · 9am - July 4 · 8pm WEST

Location

Universidade Lus´ofona - Centro Universitário do Porto

Rua Augusto Rosa, nº 24 4000-098 Porto Portugal

Refund Policy

No Refunds

Agenda

30 de junho
1 de julho
2 de julho
3 de julho
4 de julho

10:00 AM - 12:00 PM

Estudos Africanos em Português: Desafios Epistemológicos e Metodológicos

1:00 PM - 3:00 PM

Cultura e pensamento nas lutas de libertação

3:15 PM - 5:15 PM

Memórias Coloniais e Propostas Decoloniais

5:15 PM - 5:45 PM

Balanço do dia e apontamento do país em foco

About this event

Coordenação geral:

Lurdes Macedo e Sheila Khan

Coordenação científica:

Elísio Macamo

Apresentação:

Em 2025, Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe celebram os 50 anos das suas independências, após as comemorações, em 2024, do centenário do nascimento de Amílcar Cabral e dos 50 anos da independência da Guiné-Bissau. No seguimento das importantes reflexões sobre o significado das lutas de libertação produzidas no ano passado, a comemoração dos 50 anos da independência de quatro dos cinco países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) proporciona uma oportunidade para refletir sobre o conhecimento produzido sobre este conjunto de nações, bem como sobre o seu lugar no campo dos Estudos Africanos. Quais foram os avanços alcançados no estudo dos PALOP desde as suas independências? Quais os desafios que se colocam à configuração dos Estudos Africanos em Português?

Na busca de pistas que permitam ensaiar respostas a estas questões, a Escola de Verão “Estudos Africanos em Português: Desafios Epistemológicos e Metodológicos” será desenvolvida sob o princípio de que para se produzir conhecimento sobre os PALOP é necessário torná-los objetos de estudo inteligíveis. Este princípio será colocado em diálogo com o potencial e com as limitações que os estudos pós-coloniais e decoloniais oferecem a uma análise crítica das especificidades dos contextos destes países africanos.

A partir dos contributos de várias disciplinas das ciências sociais e humanas, esta Escola de Verão será desenvolvida a partir de quatro grandes eixos temáticos:

● Estudos Africanos em Português;

● Cultura e pensamento nas lutas de libertação;

● Literaturas e Culturas Africanas em Português;

● Memórias Coloniais e Propostas Decoloniais.

Objetivos desta Escola de Verão:

1 - Definir os Estudos Africanos em Português como campo de pensamento e de construção de conhecimento;

2 - Compreender a relação histórica e de memória entre os PALOP, e entre estes e Portugal;

3 - Estimular a reflexão crítica em torno dos legados das lutas de libertação e das independências destes países;

4 - Interpretar criticamente o papel e a responsabilidade histórico-cultural das literaturas nos PALOP;

5 - Analisar a evolução dos projetos coloniais e a sua relação com a emergência de iniciativas e compromissos decoloniais;

6 - Debater os desafios epistemológicos e metodológicos que se colocam à reconfiguração dos Estudos Africanos em Português.

Competências a adquirir pelos participantes:

1 - Aplicar os Estudos Africanos em Português como ferramenta de análise crítica capaz de dar conta das especificidades dos contextos dos PALOP;

2 - Enunciar um quadro de pensamento em torno das interdependências históricas, políticas e culturais entre os PALOP e entre estes e Portugal;

3 - Organizar e propor um quadro teórico e metodológico de abordagem às especificidades dos contextos dos PALOP a partir dos contributos dos Estudos Africanos em Português;

4 - Apresentar uma leitura crítica das convergências e divergências dentro deste campo de estudo;

5 - Escrever um texto (artigo, ensaio, recensão,...) que reflita criticamente a relevância dos Estudos Africanos em Português, bem como propostas epistemológicas e metodológicas para a consolidação para este campo de estudo.

Regime de funcionamento:

A Escola de Verão “Estudos Africanos em Português: Desafios Epistemológicos e Metodológicos” funcionará em regime híbrido.

Funcionará presencialmente, na Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto e online, na plataforma Zoom, em link a disponibilizar aos estudantes que se inscrevam nesta modalidade de participação.

Professores confirmados:

Elísio Macamo (Universidade de Basileia, Suiça)

Francisco Topa (FLUP / CITCEM)

João Sarmento (UMinho / CECS)

Julião Soares Sousa (iiiUC / CEIS20)

Lurdes Macedo (ULusófona / CICANT)

Maciel Santos (FLUP / CEAUP)

Orquídea Ribeiro (UTAD / CICANT)

Sheila Khan (ULusófona / CICANT)

Tom Stennett (Universidade de Exeter, Reino Unido).

Organização

LabCLIP / CICANT / Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto

Contactos

ana.vilar.bravo@ulusofona.pt

Organized by

€30 – €60