Estudos Africanos em Português: Desafios Epistemológicos e Metodológicos
Escola de verão de 30 de junho a 04 de julho
Date and time
Location
Universidade Lus´ofona - Centro Universitário do Porto
Rua Augusto Rosa, nº 24 4000-098 Porto PortugalRefund Policy
Agenda
10:00 AM - 12:00 PM
Estudos Africanos em Português: Desafios Epistemológicos e Metodológicos
1:00 PM - 3:00 PM
Cultura e pensamento nas lutas de libertação
3:15 PM - 5:15 PM
Memórias Coloniais e Propostas Decoloniais
5:15 PM - 5:45 PM
Balanço do dia e apontamento do país em foco
About this event
Coordenação geral:
Lurdes Macedo e Sheila Khan
Coordenação científica:
Elísio Macamo
Apresentação:
Em 2025, Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe celebram os 50 anos das suas independências, após as comemorações, em 2024, do centenário do nascimento de Amílcar Cabral e dos 50 anos da independência da Guiné-Bissau. No seguimento das importantes reflexões sobre o significado das lutas de libertação produzidas no ano passado, a comemoração dos 50 anos da independência de quatro dos cinco países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) proporciona uma oportunidade para refletir sobre o conhecimento produzido sobre este conjunto de nações, bem como sobre o seu lugar no campo dos Estudos Africanos. Quais foram os avanços alcançados no estudo dos PALOP desde as suas independências? Quais os desafios que se colocam à configuração dos Estudos Africanos em Português?
Na busca de pistas que permitam ensaiar respostas a estas questões, a Escola de Verão “Estudos Africanos em Português: Desafios Epistemológicos e Metodológicos” será desenvolvida sob o princípio de que para se produzir conhecimento sobre os PALOP é necessário torná-los objetos de estudo inteligíveis. Este princípio será colocado em diálogo com o potencial e com as limitações que os estudos pós-coloniais e decoloniais oferecem a uma análise crítica das especificidades dos contextos destes países africanos.
A partir dos contributos de várias disciplinas das ciências sociais e humanas, esta Escola de Verão será desenvolvida a partir de quatro grandes eixos temáticos:
● Estudos Africanos em Português;
● Cultura e pensamento nas lutas de libertação;
● Literaturas e Culturas Africanas em Português;
● Memórias Coloniais e Propostas Decoloniais.
Objetivos desta Escola de Verão:
1 - Definir os Estudos Africanos em Português como campo de pensamento e de construção de conhecimento;
2 - Compreender a relação histórica e de memória entre os PALOP, e entre estes e Portugal;
3 - Estimular a reflexão crítica em torno dos legados das lutas de libertação e das independências destes países;
4 - Interpretar criticamente o papel e a responsabilidade histórico-cultural das literaturas nos PALOP;
5 - Analisar a evolução dos projetos coloniais e a sua relação com a emergência de iniciativas e compromissos decoloniais;
6 - Debater os desafios epistemológicos e metodológicos que se colocam à reconfiguração dos Estudos Africanos em Português.
Competências a adquirir pelos participantes:
1 - Aplicar os Estudos Africanos em Português como ferramenta de análise crítica capaz de dar conta das especificidades dos contextos dos PALOP;
2 - Enunciar um quadro de pensamento em torno das interdependências históricas, políticas e culturais entre os PALOP e entre estes e Portugal;
3 - Organizar e propor um quadro teórico e metodológico de abordagem às especificidades dos contextos dos PALOP a partir dos contributos dos Estudos Africanos em Português;
4 - Apresentar uma leitura crítica das convergências e divergências dentro deste campo de estudo;
5 - Escrever um texto (artigo, ensaio, recensão,...) que reflita criticamente a relevância dos Estudos Africanos em Português, bem como propostas epistemológicas e metodológicas para a consolidação para este campo de estudo.
Regime de funcionamento:
A Escola de Verão “Estudos Africanos em Português: Desafios Epistemológicos e Metodológicos” funcionará em regime híbrido.
Funcionará presencialmente, na Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto e online, na plataforma Zoom, em link a disponibilizar aos estudantes que se inscrevam nesta modalidade de participação.
Professores confirmados:
Elísio Macamo (Universidade de Basileia, Suiça)
Francisco Topa (FLUP / CITCEM)
João Sarmento (UMinho / CECS)
Julião Soares Sousa (iiiUC / CEIS20)
Lurdes Macedo (ULusófona / CICANT)
Maciel Santos (FLUP / CEAUP)
Orquídea Ribeiro (UTAD / CICANT)
Sheila Khan (ULusófona / CICANT)
Tom Stennett (Universidade de Exeter, Reino Unido).
Organização
LabCLIP / CICANT / Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto
Contactos
ana.vilar.bravo@ulusofona.pt