KURT ROSENWINKEL & ORQ JAZZ DE MATOSINHOS no Festival das Artes QuebraJazz
Fecha y hora
Ubicación
Colina De Camões
11A Alameda Pedro e Inês
Jardins da Quinta das Lágrimas
3040-387 Santa Clara
Portugal
Política de reembolso
Contacta con el organizador para solicitar un reembolso.
La tarifa de Eventbrite no es reembolsable.
Concerto de Apresentação do disco conjunto “Our secret world” | O primeiro disco de Kurt Rosenwinkel com uma big band | Estreia em Coimbra
Acerca de este evento
KURT ROSENWINKEL & ORQUESTRA JAZZ DE MATOSINHOS
“Our secret world” apresentação do disco conjunto
Estreia em Coimbra
Apresentação do disco conjunto “Our Secret World” (o primeiro de Kurt Rosenwinkel com uma big band). A colaboração de Kurt Rosenwinkel, um dos melhores guitarristas de jazz do mundo, com a Orquestra Jazz de Matosinhos, considerada uma das melhores orquestras de jazz da Europa, iniciou-se em 2008 e, desde então, têm sido vários os encontros em palco entre a big band e o guitarrista norte-americano, seja em Portugal, em Espanha ou nos EUA.
Fotografias por © Pedro Lobo
Foi há 13 anos, mais precisamente no ano de 2008, que a ligação Kurt Rosenwinkel/ Orquestra de Jazz de Matosinhos viu pela primeira vez a luz do dia. Desde esse primeiro encontro, do qual resultou um concerto com a música do influente e virtuoso guitarrista, arranjada para big band por Pedro Guedes, Carlos Azevedo e Ohad Talmor, já muitas outras valsas foram dançadas por estes pares.
O já icónico disco “Our Secret World” foi lançado em 2010 e muitos concertos daí resultaram até aos dias de hoje. O destaque vai obviamente para as três residências em Nova Iorque - no histórico Birdland Jazz Club, no Iridium Jazz Club e no prestigiante Blue Note - sem esquecer a actuação no Beatdown Jazz Festival em Boston. E já que aqui se fala em valsas, não podemos também deixar de referir a passagem deste projeto pela Wiener Konzerthaus, na capital austríaca.
Ao longo de mais de uma década de colaboração o repertório amadureceu e cresceu de uma forma sólida com a entrada faseada de novos arranjos da música de Kurt Rosenwinkel. Agora, e na ressaca de uma pandemia devastadora para o meio musical, é hora de polir os instrumentos e as batutas e regressar ao palco com aquele que é “O” guitarrista desta geração e que como instrumentista e compositor, já ganhou certamente um lugar no Monte Olimpo dos deuses do jazz.
Este reencontro acontecerá num lugar de lendas e amores proibidos, a secular Quinta das Lágrimas em Coimbra, no Festival das Artes, a 19 de Julho e ficará também para memória e espólio desta feliz história.
Rui Teixeira | Orquestra de Jazz de Matosinhos
O Festival das Artes QuebraJazz está de regresso e volta a ter como palco principal o anfiteatro ao ar livre Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.
De 19 a 27 de Julho 2021, e sob o tema “Outros Mundos”, estão programados concertos diários que, entre a música clássica e o jazz, dão continuidade à parceria estabelecida com o QuebraJazz, produzido pela Associação Cultural Quebra Costas, que desde 2019 colabora com a organização do Festival.