Economia Circular: Circular Connect e Análise do Ciclo de Vida
Sessão hands-on: diagnóstico Circular Connect via à transição circular + exercícios práticos de LCA para otimizar cadeias de valor.
Date and time
Location
Colégio dos Jesuítas do Funchal
Rua dos Ferreiros Estrada 9000-082 Funchal PortugalAgenda
8:40 AM - 8:55 AM
Receção e registo dos participantes
9:00 AM - 9:10 AM
Breve apresentação da sessão - ARDITI
9:10 AM - 10:00 AM
Fundamentos de Circularidade e de Life Cycle Analysis - Cecolab
10:00 AM - 10:30 AM
Circular Connect: o que é medido
10:30 AM - 11:00 AM
Networking & coffee-break
11:00 AM - 11:45 AM
Interpretação de resultados Circular Connect: macro e micro-respostas
11:45 AM - 1:00 PM
Laboratório Técnico I - Estudo de casos Circular Connect: análise e debate
1:00 PM - 2:00 PM
Pausa para almoço (não incluído)
2:00 PM - 3:30 PM
Laboratório Técnico II - Estudo de casos Circular Connect: análise e debate
3:30 PM - 4:00 PM
Networking & coffee-break
4:00 PM - 5:45 PM
Laboratório Técnico III - Estudo de casos Life Cycle Analysis
5:45 PM - 6:00 PM
Conclusão e encerramento - ARDITI
Good to know
Highlights
- 9 hours
- In person
About this event
Descrição do Evento
Sessões hands-on para empresas, que combina a análise de relatórios de diagnóstico apoiados pela plataforma Circular Connect (CC) e exercícios práticos de Análise do Ciclo de Vida (LCA) aplicados à cadeia de valor.
Através da plataforma Circular Connect será possível caracterizar o nível de circularidade das empresas participantes, de forma a incentivar a transição para uma economia mais circular. Cada entidade interessada em participar neste evento, será convidada a responder a um questionário disponibilizado na plataforma Circular Connect. Após o preenchimento, será gerado um relatório automático com os resultados. O feedback fornecido às entidades logo após a realização do inquérito, apresenta uma introdução às medidas que poderão ser desenvolvidas com o apoio da plataforma Circular Connect. Caso a entidade deseje, o seu caso poderá ser analisado no decorrer da ação de formação e aí serão apresentadas recomendações técnicas sobre como cada entidade poderá melhorar a sua circularidade e esclarecidas todas as dúvidas.
No decorrer desta ação de formação, os participantes terão oportunidade de analisar e discutir com o facilitador e restantes participantes, exemplos reais de empresas da Região Autónoma da Madeira.
O evento oferece ainda a possibilidade de realizar uma Análise do Ciclo de Vida (Life Cycle Analysis – LCA) da cadeia de valor da empresa participante. A LCA é uma ferramenta metodológica para compreender e avaliar os impactos ambientais associados a produtos, serviços e processos ao longo de todas as suas fases. O diagnóstico permitirá identificar sugestões de otimização da cadeia de valor, específicas para cada entidade participante. As entidades interessadas em efetuar a LCA da sua cadeia de valor devem marcar uma reunião para tal. Caso a entidade pretenda, o seu caso também poderá ser analisado e discutido de forma interativa no decorrer da ação de formação.
No decorrer deste evento, serão ainda analisados casos práticos e efetuadas recomendações, de acordo com a atividade e as necessidades das entidades presentes.
Espera-se que no final desta sessão, os participantes sejam capazes de:
- Identificar oportunidades de melhoria do desempenho ambiental da sua cadeia de valor, através de exercícios guiados de Life Cycle Analysis;
- Propor medidas de otimização e traduzir os resultados em ações concretas com base na plataforma Circular Connect.
O evento irá privilegiar a partilha de experiências entre participantes, o esclarecimento de questões técnicas e a definição de planos de ação para a transição para uma economia mais circular.
⚠ Dependendo do número de entidades participantes que desejem ver o(s) seu(s) caso(s) (tanto o caso na plataforma CC como o resultado da LCA) discutido publicamente na ação, pode acontecer que não haja tempo para todos os casos serem analisados durante a ação, ou pode até acontecer que sejam analisados casos apenas de forma anónima, sejam regionais ou de outra região.
Público-alvo
Profissionais da área de gestão ou outras, interessados na transição circular, no diagnóstico e melhoria dos impactos ambientais da sua atividade.
Condições de participação
- Ser colaborador de uma pessoa coletiva, nomeadamente: empresas privadas, organismos da Administração Pública ou outras entidades como associações, entidades do setor social/solidário, etc. e seguir os passos/compromissos necessários indicados no Regulamento de Participação disponível em.
- Preenchimento prévio do inquérito na plataforma Circular Connect. Após o preenchimento será gerado um relatório automático com os resultados.
- Marcação de uma reunião para Análise do Ciclo de Vida (LCA) da cadeia de valor, para compreender e avaliar os impactos ambientais (opcional).
Certificado de participação
Será emitido pela Universidade da Madeira e enviado à entidade aderente um certificado de participação para cada participante que tenha frequentado, no mínimo, 50% da duração da ação. Este envio acontecerá apenas após o cumprimento de todos os deveres por parte da entidade aderente (ver ponto 6 do Regulamento de Participação disponível aqui).
Oradores
Gonçalo Sá
Diretor de I&D e co-CEO do Cecolab, apresenta extensa experiência na conceção, gestão e desenvolvimento de projetos de I&D ao longo de quadros nacionais (QREN, PT2020 e PRR) e internacionais (Horizon Europe e Erasmus), como Principal Investigator (PI) ou recurso humano crítico, onde se destacam contributos estimáveis em desenvolvimento de propriedade intelectual, angariação de financiamento competitivo científico e criação de equipas e centros de investigação.
Doutorado em Química pela Universidade de Coimbra (UC), a sua formação base inclui conhecimentos avançados em síntese de compostos poliméricos, caracterização fotofísica e fotoquímica de compostos, desenvolvimento galénico de formulações, geração de transientes acústicos (ondas ultrassónicas) em materiais líquidos, fundidos e sólidos, bem como técnicas avançadas de sustentabilidade e economia circular. Rapidamente a sua carreira passou pela interface entre o conhecimento científico e as empresas de base tecnológica, onde acumula a direção de I&D da Associação Cecolab, o Laboratório de Economia Circular da FCT.
Entidade organizadora
Esta ação de formação é organizada pela Universidade da Madeira (UMa), pela Agência Regional para o Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (ARDITI) e pelo Cecolab, no âmbito do polo de inovação digital da RAM, o Smart Islands Hub (SIH).
O SIH é um consórcio liderado pela ARDITI e que integra as seguintes entidades: Universidade da Madeira, Startup Madeira, ACIF-CCIM, Cecolab, Smart Energy Lab, Uninova e Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.
Os polos de inovação digital são redes colaborativas que incluem centros de competências digitais específicas, com o objetivo de disseminação e adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas, em especial PMEs, por via do desenvolvimento, teste e experimentação dessas mesmas tecnologias. Este projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Pode consultar as restantes ações planeadas pelo Smart Islands Hub no link: https://bit.ly/workshopsfunchal (atualizado regularmente).
Frequently asked questions
Organized by
Followers
--
Events
--
Hosting
--