Conferências CCP | 27º Festival CCP
Sales end soon

Conferências CCP | 27º Festival CCP

Dia 22 de maio, realiza-se o ciclo de Conferências CCP "Há aí alguém?" com convidados especiais da indústria da criativa.

By CLUBE CRIATIVIDADE DE PORTUGAL

Date and time

Thursday, May 22 · 10am - 6:30pm WEST

Location

Beato Innovation District

71 Rua da Manutenção 1900-500 Lisboa Portugal

Refund Policy

Refunds up to 5 days before event

About this event

  • Event lasts 8 hours 30 minutes

A Direção convida a comunidade para um dia dedicado à inspiração e reflexão, com várias conferências com convidados especiais.

The Club’s board invites the creative community to a full day dedicated to inspiration and reflection, featuring a lineup of special guest speakers.


ORADORES CONFIRMADOS / CONFIRMED SPEAKERS

MANHÃ / MORNING

10h "Burned Out Brands: Why Marketing’s Lost Its Fire and How We Get It Back" | Tobey Duncan, Chief Strategy Officer da Uncommon Creative Studio.

As marcas modernas estão exaustas. Espera-se que produzam conteúdo infinito, atoladas em documentos de branding e presas num ciclo constante de atividade. Muitas perderam a centelha que lhes dava relevância. Com a chegada da inteligência artificial generativa — produzindo mais, mais rápido e de forma mais superficial — as marcas sentem-se mais inseguras do que nunca.

Esta palestra é um alerta e uma proposta de escape. Apresenta o conceito de “Esgotamento de Marca” (Brand Burnout) e mostra como as empresas podem reacender a energia interna e a ressonância cultural antes de entrarem em colapso.


11h "How to rise above the infinitely average" | Iain Tait, Executive Creative Director da FOOD.

Quando qualquer pessoa pode criar qualquer coisa com qualidade muito elevada e a custo zero usando Inteligência Artificial, o que será necessário para nos destacarmos? O que devemos começar a fazer hoje para nos prepararmos? Ficar à margem à espera que alguém descubra a solução NÃO é uma boa estratégia. Com exemplos práticos e provocações, o Iain espera que todos saiam com vontade de experimentar mais e preocupar-se menos.


12h "O nosso futuro não é competir com máquinas, mas criar o que elas nunca poderão sentir"| Miguel Simões, CEO da LOLA MullenLowe, Tomas Ostiglia, Executive Creative Director da LOLA MullenLowe.

Num mundo onde qualquer pessoa pode gerar mil ideias por minuto com um clique, quem vai querer esperar por uma boa ideia? Quem vai valorizar o tempo que tarda a encontrar uma ideia com alma, a perfeccionar a imperfeição e a emoçao no futuro da criatividade. Esse processo será cada vez mais raro — e por isso, mais valioso.

Nesta apresentação, Tomás Ostiglia e o Miguel Simoes, da LOLA MullenLowe, defendem a criatividade como um ato artesanal, deliberado e profundamente humano. Partindo do modelo do Creative Taller (Creative workshop), falamos de um futuro onde os criativos são muito mais do que operários de conteúdo, mas autores de ideias com uma ambiçao louca de conseguir resultados sérios. Enquanto a decisao de comprar depender do ser humano, continuaremos a criar, não para as massas, mas para todos os que querem sentir alguma coisa.

Porque quando tudo pode ser produzido por máquinas, o verdadeiro luxo será aquilo que só um ser humano pode fazer: tocar outro ser humano.


TARDE /AFTERNOON

14h30 “Beyond Advertising: Creating Real Impact (and Wealth)” | Laura Visco, Fundadora da Amiga, Hablemos de Plata.

Há vida depois da publicidade? E, mais importante ainda, podemos realmente gerar impacto — e não apenas vender ideias? Esta apresentação é sobre como usar as ferramentas que já temos ao nosso dispor para promover uma mudança real, e sobre como nasceu o projeto Amiga, Hablemos de Plata a partir dessa necessidade. Vamos explorar de que forma as mulheres foram sistematicamente afastadas das conversas sobre dinheiro — e porque é que a riqueza continua, até hoje, nas mesmas mãos.


15h30 “Beyond Branding” | Paula López-Nuño, Head of Education & Strategist na Folch Studio.

Na Folch, estamos a abrir uma nova linha de trabalho que se afasta dos modelos tradicionais de design, moldando visões, métodos e resultados emergentes. Chamamos-lhe Beyond — uma vertente orientada pela investigação, na qual os projetos não respondem a necessidades convencionais, mas sim a necessidades negligenciadas que são igualmente relevantes. Esta abordagem experimental influencia — e é influenciada — pelo nosso programa de mestrado, Beyond Branding. Aquilo que prototipamos na sala de aula é aperfeiçoado no estúdio, e o que testamos no estúdio muitas vezes ganha nova vida no contexto académico. A Folch continua a ser um estúdio boutique focado em design estratégico, mas com um pé sempre assente no que está para vir.


16h30 _ “Os criadores de conteúdos são os novos criativos?”

Que papel têm os criadores de conteúdos na construção de marcas? Podem substituir as agências criativas? A Joana Barrios vai provocar estas e outras discussões num mesa redonda que inclui Madalena Abecasis, Vasco Pereira Coutinho e Wandson. O debate será, no mínimo, animado.


17h30 _ “Criatividade, de Hype a Trend." com Gaetan du Peloux, Co-President and CCO da Marcel Agency; Patricia Araújo, CSO da Publicis Groupe Portugal; Steve Colmar, CCO da Publicis Groupe Portugal; Martim Manoel, Marketing Manager da Central de Cervejas; e Alexandra Ribeiro, Diretora de Produção da Krypton.

Inteligência artificial, tecnologia, temas sociais, comportamentos humanos. Os fenómenos que impactam a vida das pessoas, inevitavelmente influenciam o universo da comunicação. Mas o que é uma moda passageira e o que veio para ficar? Qual é o real impacto na indústria criativa? Nesta mesa redonda, vamos construir momentos de conversas e perspetivas.


Dia | Day: 22 de maio de 2025

Horário | Schedule: 10h - 18h30 (abertura de portas 9h)

Local | Venue: Fábrica de Pão (Beato Innovation District, Lisboa)


Bilhete diário | Daily ticket: 70€ / Sócios CCP (CPP member) 35€

Bilhete manhã ou tarde | Morning or afternoon ticket: 40€ / Sócios CPP 20€

Bilhete diário Estudantes | Student day ticket: 15€

Bilhetes limitados à capacidade da sala | Tickets limited to room capacity.


Os Sócios CCP devem efetuar o pedido de promocode através do email socios@clubedacriatividade.pt / To receive the promotional code, send an email to socios@clubedacriatividade.pt


Evento acessível para mobilidade reduzida / Reduced mobility access

Organized by

€40 – €70