A exposição “Virgínio Moutinho – Na Oficina do Arquitecto” explora quatro décadas de criação artística e experimental do arquiteto e construtor de brinquedos Virgínio Moutinho, reunindo um vasto e eclético conjunto de obras — desde brinquedos artesanais e autómatos até esculturas cinéticas e arte urbana — distribuídas por vários espaços do quarteirão da Casa da Arquitectura.
Neste contexto, o colóquio propõe-se a aprofundar as práticas e temas centrais à obra do arquiteto: a ludicidade como gesto criativo, o papel da oficina enquanto espaço simbólico e concreto e os diálogos possíveis entre arquitetura, arte e brinquedo como formas de invenção e imaginação.
O Colóquio pretende ser um momento de reflexão sobre os temas centrais do trabalho de Virgínio Moutinho, patente na exposição, e uma oportunidade de dar a conhecer a um público alargado figuras relacionadas com o seu universo artístico.
Para além de Virgínio Moutinho e do curador da exposição, Marco Ginoulhiac, o evento contará com a participação do escultor, colecionador e estudioso espanhol, Juan Bordes, bem como do artista e investigador, Oriol Vaz.
Programa:
10h00 - 11h00: Visita guiada à Exposição “Virgínio Moutinho – na Oficina do Arquitecto”, pelo curador, Marco Ginoulhiac.
11h30 - 13h30: Colóquio “Virgínio Moutinho – na Oficina do Arquitecto”, com Juan Bordes, Marco Ginoulhiac, Oriol Vaz e Virgínio Moutinho.
13h30 - 15h00: Pausa para almoço.
15h00 - 18h00: Workshop “A criação do objeto lúdico como processo criativo” (workshop destinado exclusivamente a professores). *
* Formação certificada para professores inscritos