Workshop: Introdução à Cibersegurança: Conceitos, Ameaças e Boas Práticas
Aborda a gestão de risco, ameaças, medidas de segurança e resposta a incidentes. Apresenta práticas seguras no (tele)trabalho.
Data e hora
Localização
Arditi - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação
Caminho da Penteada #piso 2 9020-105 Funchal PortugalAgenda
8:20 AM - 8:40 AM
Receção e registo dos participantes
8:45 AM - 8:55 AM
Breve apresentação do curso e dos oradores - ARDITI
8:55 AM - 9:45 AM
Estado atual do panorama da cibersegurança
9:45 AM - 10:15 AM
Terminologia e legislação
10:15 AM - 10:45 AM
Networking & Coffee-break
10:45 AM - 1:00 PM
Confidencialidade, integridade e disponibilidade, chaves, criptografia
1:00 PM - 2:00 PM
Pausa para almoço (não incluído)
2:00 PM - 3:30 PM
Exercícios de criptografia
3:30 PM - 4:00 PM
Networking & Coffee-break
4:00 PM - 5:30 PM
Ciber Higiene
5:30 PM - 5:45 PM
Conclusão - ARDITI
É bom saber
Destaques
- 9 horas
- Presencial
Sobre este evento
Descrição do Evento
Este workshop oferece uma introdução abrangente ao universo da cibersegurança, orientada a todos os utilizadores de dispositivos informáticos — desde colaboradores com pouco conhecimento técnico até gestões que queiram consolidar práticas básicas de proteção. Ao longo da sessão serão explicados, de forma prática e aplicada, os conceitos e medidas essenciais para reduzir riscos e proteger redes, sistemas e identidades digitais.
Ao longo da sessão, serão abordados temas essenciais como:
- Gestão de riscos e identificação de ameaças digitais;
- Implementação de medidas de segurança eficazes, incluindo criptografia, autenticação e integridade de dados;
- Legislação aplicável e certificação QNRCS;
- Resposta a incidentes e proteção da identidade digital;
- Práticas de ciber higiene, como atualizações regulares de software, gestão segura de palavras-passe e cuidados com o phishing.
Além disso, serão partilhadas boas práticas de segurança em diferentes contextos, no ambiente de trabalho, em viagens e em regimes de teletrabalho, com o objetivo de fomentar uma cultura organizacional positiva e consciente em matéria de cibersegurança.
Público-alvo
Destinado a todos os utilizadores de dispositivos digitais - computadores, smartphones e tablets - que possuam conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Condições de participação
Ser colaborador de uma pessoa coletiva, nomeadamente: empresas privadas, organismos da Administração Pública ou outras entidades como associações, entidades do setor social/solidário, etc. e seguir os passos/compromissos necessários indicados no Regulamento de Participação disponível aqui.
Certificado de participação
Será emitido pela Universidade da Madeira e enviado à entidade aderente um certificado de participação para cada participante que tenha frequentado, no mínimo, 50% da duração da ação. Este envio acontecerá apenas após o cumprimento de todos os deveres por parte da entidade aderente (ponto 6 do Regulamento de Participação disponível aqui).
Oradores
Filipe Freitas é Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira. No segmento empresarial é atualmente Diretor da MEO na Região Autónoma da Madeira onde lidera uma equipa multidisciplinar de gestores comerciais, pré-vendas, assistentes e gestores de projeto que gerem centenas de projetos de tecnologia anualmente em pequenas, médias e grandes empresas. Especialista em Ciências Informáticas, com foco na Administração de Redes, obteve o título de Especialista pelo Instituto Politécnico de Setúbal em 2019. Possui um Mestrado em Ciências Empresariais pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (2009) e uma licenciatura pré-Bolonha em Engenharia Informática pela Universidade da Madeira (2007). Na Universidade da Madeira, leciona disciplinas no domínio das Redes de Dados, Sistemas Operativos e Segurança em Redes e Informática. Além disso, atua como instrutor na Academia Cisco da instituição, ministrando cursos como CCNA Routing & Switching, CCNP Routing & Switching, Network Security, CyberOps Associate, DevNet Associate e IoT Fundamentals. É também Diretor do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Redes e Sistemas Informáticos. É igualmente formador do programa c-academy. É vogal nacional do Colégio de Engenharia Informática da Ordem dos Engenheiros.
Entidade organizadora
Esta ação de formação é organizada pela Universidade da Madeira (UMa) e pela Agência Regional para o Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (ARDITI), no âmbito do polo de inovação digital da RAM, o Smart Islands Hub (SIH).
O SIH é um consórcio liderado pela ARDITI e que integra as seguintes entidades: Universidade da Madeira, Startup Madeira, ACIF-CCIM, Cecolab, Smart Energy Lab, Uninova e Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.
Os polos de inovação digital são redes colaborativas que incluem centros de competências digitais específicas, com o objetivo de disseminação e adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas, em especial PMEs, por via do desenvolvimento, teste e experimentação dessas mesmas tecnologias. Este projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Pode consultar as restantes ações planeadas pelo Smart Islands Hub no link: https://bit.ly/workshopsfunchal (atualizado regularmente).
Perguntas mais frequentes
Organizado por
Seguidores
--
Eventos
--
Organização
--