WORKSHOP EDIÇÃO | DOCUMENTÁRIO
125 €
WORKSHOP EDIÇÃO | DOCUMENTÁRIO

Datas múltiplas

WORKSHOP EDIÇÃO | DOCUMENTÁRIO

Informações do evento

Partilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

R. Amorim 2

2 Rua Amorim

1950 Lisboa

Portugal

Ver mapa

Descrição do evento

Descrição

EDIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO


FORMADORA

JOANA JÚDICE

Joana Júdice estudou Ciências da Comunicação, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da UNL, especializando-se em Jornalismo, com distinção nas práticas de rádio com Pedro Coelho, jornalista da SIC, jornalismo online com António Granado e Géneros Televisivos e Narrativa Audiovisual com Jacinto Godinho. Especializou-se ainda em Cinema e Comunicação Audiovisual, pela Universitat Pompeu Fabra, onde dirigiu programas televisivos, equipas de cenografia, arte e iluminação. Concluiu esta formação com distinção, como uma das melhores do seu ano, com uma média de 19 valores. Trabalhou na Vogue Portugal, em 2010 ainda como jornalista e esse bichinho pela Moda (que já o tinha desde pequena) levou-a a procurar mais formação na área do Styling & Consultoria de Imagem com o Pedro Crispim, a Cristina Costa, Raquel Prates, Sandra Almeida, pelo Atelier Styling Project. Colaborou em alguns programas com a SIC Mulher e um projeto piloto com Raquel Prates. Na área audiovisual e Fotografia, trabalha como freelancer, tendo dado formação em edição e captação, em projetos de Literacia dos Media como o Grande C, Media Lab e estado presente em diversos eventos de Formação como a Futurália, entre outros. Foi editora de vídeo, no Rio de Janeiro, para o melhor canal náutico do Brasil, Mar Brasil, anteriormente transmitido na ESPN e agora numa vertente online. Colaborou ainda com o Canal Off como editora e deu formação em Edição neste mesmo canal náutico. Publicou, em 2014, na Surf Total e na Rico Surf, da Globo, a sua curta metragem Surf Adict e participou na curta-metragem de André Badalo As Trapaceiras, com Marina Mota, Pedro Granger, São José Correia e Dalila Carmo, como Diretora de Arte. Trabalhou com diversos clientes como fotógrafa, realizadora e Designer: a LIDL, a Loop, Ondacity, Comer o Mundo (grupo que detém o restaurante O Talho, A Cevicheria e toda a comunicação do Chef Kiko). Atualmente é fotógrafa de Street Style para a Fabusco, trabalha como freelancer para diversos clientes como designer, editora de vídeo e fotógrafa e lançou a sua primeira coleção pessoal de poesia ilustrada com a Candle in, Poesia é Vida, onde brinca com as palavras e as rimas, ilustrando-as e dando-lhes um novo sabor, em ambientes especialmente profícuos à celebração dos sentimentos.

CONTEÚDO RESUMIDO DO WORKSHOP

Vamos contar histórias. O mais importante é que as Histórias nunca deixem de ser histórias e sirvam um objetivo comercial de comunicação. Com o Workshop sobre Documentário, mais do que a aprendizagem técnica da edição do vídeo, preocupamo-nos com a especificidade da forma de comunicação audiovisual: documentar a realidade. É um género misto, que partilha a paixão cinematográfica e a curiosidade jornalística de investigação. Que fontes utilizar para recorrer à compreensão de um fenómeno? Como entrevistar estas fontes? Como captar este momento e como ilustrá-lo da melhor forma através das imagens captadas da realidade a retratar? Como utilizar o guião musical e os sons ambiente? Qual a importância do tipo de planos escolhidos e das técnicas de filmagem? Programa: Final Cut Pro

PROGRAMA DO WORKSHOP

Bloco 1:

O género jornalístico

- O ângulo de investigação:

Que perguntas procuramos responder?

Como encontrar as fontes certas encontrar essas respostas?

Que perguntas fazer e como abordar as fontes?

As respostas que se encontram sem perguntas

Bloco 2:

Recursos mais frequentes

- Tempo

- Tipo de planos/ filmagem

- Recursos de Montagem

- Música

Bloco 3:

Titulos e grafismos

- Leaks

- Movimento

- Grafismos

- Títulos

Quando utilizar e como?

Estilos e ediçao

Bloco 4: aplicação/ exercicio

Edição de um documentário

Cada aluno escolhe um tema para o qual receberá brutos que possam compor uma história. A partir do tema estruturará o guião, definindo o ângulo de investigação e o objetivo do documentário, procurando dar respostas às perguntas feitas através das imagens disponibilizadas.

No final haverá a visualização de todos os projetos e comentários/ avaliação em grupo

FINALIDADE DO WORKSHOP

Aprender a comunicação inerente a um documentário e que tipo de recursos de edição e realização mais indicados a este estilo de comunicação.

METODOLOGIA

Teórico-prática

A QUEM SE DESTINA O WORKSHOP (PÚBLICO ALVO)

A qualquer pessoa interessada em explorar a magia do audiovisual

PRÉ-REQUISITOS DO FORMANDO

Computador pessoal com Final Cut Pro (gratuito 1 mês) Soundbooth (gratuito 1 mês)

Criatividade.

LIMITE DE ALUNOS

MÍNIMO 5 / MÁXIMO 10

DURAÇÃO

16 HORAS (2 DIAS)

HORÁRIO

10H/19H

LOCAL

ABEL PEREIRA DA FONSECA - MARVILA - LISBOA

CENTRO DE INOVAÇÃO DA MOURARIA - MOURARIA - LISBOA

VALOR DO MÓDULO

125.00 € (Cento e vinte e cinco euros)



NOTA IMPORTANTE:

A sua aquisição só se torna válida após enviar mail para workshops@shame.pt, com os seguintes dados:

NOME

MORADA

COD POSTAL

CONTATO TELEFÓNICO

CONTATO MAIL

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS


CONTATOS

MAIL workshops@shame.pt

TELEFONE +315 918 311 473

Etiquetas
Partilhar com os amigos

Localização

R. Amorim 2

2 Rua Amorim

1950 Lisboa

Portugal

Ver mapa

Guardar Este Evento

Evento guardado