Workshop de Introdução ao Focusing:Literacia das Sensações Humanas| Lisboa...

Informações do evento

Partilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Fitoclinic, Medicina Natural lda.

Praça de Touros do Campo Pequeno, 21

1000-079 Lisbon

Portugal

Ver mapa

Descrição do evento

Descrição

A sensação que tens do teu corpo físico é parte de um gigante sistema de lugares próximos e longínquos, de tempos presentes e ausentes, de ti mesmo e de outras pessoas – na realidade, do universo em si. Esta sensação de estares fisicamente vivo dentro de um vasto sistema é o teu corpo sentido por dentro”.

Eugene Gendlin

Todos nascemos numa cultura que nos imprime padrões de como nos devemos comportar ou mesmo pensar, algo que nos é passado pela tradição, pela família, escola ou local de trabalho. A impregnação destes padrões é inevitável e necessária para queestejamos ligados ao mundo humano, mas estranhamente, esta cultura não nos ensina a sentir nem a escutar o caleidoscópio de sensações que habitam o nosso corpo, muito menos o que elas nos querem realmente dizer.

A Literacia das Sensações Humanas é uma forma de elevar e optimizar esta capacidade natural de aceder à vasta inteligência das nossas sensações e do nosso corpo, uma inteligência que de acordo com Eckhart Tolle, é a mesma inteligência que sustenta a natureza.

Esta Literacia está integralmente sustentada no Focusing, um método natural e sustentável de auto-regulação que foi nomeado por Eugene Gendlin no final dos anos 60. É uma forma particular de atenção plena com uma atitude gentil, respeitadora e integralmente focada no nosso organismo e na experiência particular que temos dele.

Permite-nos espontaneamente ou através de um conjunto de passos, englobar e interagir com a vasta inteligência implícita da vitalidade do corpo, de modo a escutar as suas sensações e sinais. À medida que este espaço de presença for aprimorado, cada pessoa irá acedendo a uma espécie de compasso interno autónomo onde a direcção certa para a sua vida ou para uma situação em concreto, se tornam cada vez mais claras.

O Focusing pode ser praticado individualmente mas ele ganha todo o seu esplendor quando é realizado em parceria com outra pessoa familiarizada com os passos deste processo. A presença de outro ser humano que testemunha e escuta as nossas vivências de um modo sensível, acolhedor e organicamente ressonante, é o que rege as parcerias de Focusing. Ninguém vai “tratar” nada nem intervir já que é a sabedoria implícita da pessoa que guia a dinâmica.

Esta capacidade para estar presente sem querer dirigir o processo do outro é essencial para que a capacidade auto-regulatória do nosso organismo possa florescer.


Este workshop é destinado a todos aqueles que desejem:

Compreender o que estão realmente a pensar e sentir;
Ultrapassar obstáculos, tomar decisões e resolver problemas criativamente;
Ser mais atentos e amigos de si próprios e dos outros;
Encontrar alívio para tensões e dores crónicas;
Potenciar a independência de pensamento e acção em relação a sistemas de crença exteriores à si;
Ter maior consciência e protecção dos processos manipulativos entre as pessoas;
Integrar corpo, mente e espírito;
Aprofundar e dar mais significado às actividades em que se envolvem.

Economia da dádiva consciente : valor de referência 35€

N. De participantes : 30 pessoas

O almoço será partilhado pelo que te convidamos a trazer algo para partilhar com o restante grupo, de preferencia vegetariano e de origem do comércio local.

Facilitador: João da Fonseca

Sou um psicólogo clínico e psicoterapeuta que queria ser astronauta porque estava apaixonado pelas estrelas e por toda a tapeçaria vibrante de vida que sempre borbulhou na Terra e no Céu. Tive sérias dificuldades em perceber o mundo dos homens (e ainda tenho!), as suas regras, relações e o meu lugar no meio disso tudo, principalmente a ausência árida de substância espiritual e experiencial de muitos dos nossos costumes. Talvez por isso tenha procurado a dita “ciência da alma”, primeiro pela abordagem transpessoal, depois a existencial e por fim, o meu encontro com o Focusing de Eugene Gendlin.

Este último tem-me oferecido um corpo de sabedoria, encontro e orientação com a substância de vida que habita os meus genes e o espaço em redor deles, algo que está disponível para todos e que é mais do que uma promessa.


Em caso de necessitares de ajuda - 916433352 - Ana Regina Martins - Organização




Data e hora

Localização

Fitoclinic, Medicina Natural lda.

Praça de Touros do Campo Pequeno, 21

1000-079 Lisbon

Portugal

Ver mapa

Guardar Este Evento

Evento guardado