Webinar: Como (re)pensar ideias de negócios de forma colaborativa?
Data e hora
Localização
Evento online
Como (re)pensar ideias de negócios de forma colaborativa
Acerca deste evento
Existe uma frase muito conhecida de Abraham Maslow que refere que "para quem só sabe usar um martelo, todos os problemas vão parecer um prego.". Para lá de todas as interpretações que possamos fazer desta frase, ela é sem sombra de dúvidas um desafio à adaptação (uma das novas palavras do glossário dos negócios). Estamos no momento certo para procurar novas formas de pensar, formas diferentes de resolver os desafios do presente. Especialmente no que toca aos negócios, as dificuldades que vivemos, são também uma oportunidade de criar negócios de formas mais colaborativas em especial com os consumidores.
Porque não pedir ajuda aos consumidores para nos ajudarem a (re)pensar novas ideias de negócio? Novos produtos ou serviços? Vamos esperar que a ideia genial para um novo negócio chegue, ou vamos calçar os sapatos dos consumidores e tentar descobrir as suas necessidades?
Neste webinar, vamos tentar perceber de forma bastante prática e com ajuda de uma ferramenta chamada design thinking, como poderemos envolver os consumidores no processo de construção de novas ideias de negócio. Como poderemos partir à descoberta das suas necessidades. Como poderemos com eles testar as nossas ideias para percebermos se aquela ideia que nos acorda a meio da noite se pode transformar num negócio ou se simplesmente não passa de uma insónia.
Mais do que fazer muitas coisas, explorar muitas ideias de negócio, queremos chegar à ideia certa. Embora não exista nenhuma fórmula mágica para isso, existem caminhos que nos podem fazer errar melhor, aprender mais rápido e ajudar a construir os negócios do futuro.
BIOGRAFIA
Ruben Ferreira Duarte é um UX/UI Designer, natural de Setúbal e Licenciado em Design Multimédia pela Universidade da Beira Interior.
Ao longo do seu percurso enquanto designer, com especial foco na dimensão digital, tem tido a oportunidade de trabalhar marcas tão díspares como AdvanceCare, ANA Aeroportos, Banco Best, Banco BIG, CA Vida, Credibom, Delta Cafés, Farmácias Portuguesas, IAPMEI, Infraestruturas de Portugal, Jornal de Negócios, Lactogal, Montepio, Optimus, Peugeot, Record, SIBS, Sport Lisboa e Benfica, Turismo de Portugal e Vodafone.
Atualmente é UX Lead Designer no TicAPP – Centro de Competências Digitais da Administração Pública, onde é responsável pelo desenho de diferentes produtos digitais para a Administração Pública com especial foco nas componentes de user experience (UX) e user interface (UI).
Para além disso desenvolve também atividade como formador nas áreas de user experience (UX) e user interface (UI) e é autor e editor do blog português DXD — www.dxd.pt —sobre Digital Experience Design.