Painel de Ações
Quando e onde
Data e hora
Localização
Online
Acerca deste evento
Utilização de ancoragens definitivas de grande comprimento, executadas através do sistema auto-perfurante combinado com cordões, para reforço de infraestrutura portuária
O sistema de ancoragens COMBI SELF-DRILLING, que consiste na combinação do procedimento auto-perfurante com a instalação de cordões de aço no seu interior, constitui um procedimento inovador e que apresenta diversas vantagens. O varão oco instalado através do sistema auto-perfurante tem a função de furar e de estabilizar o furo, com injecção de calda de cimento, por deslocação radial do terreno. Após a perfuração são introduzidos no interior do varão os cordões de aço que irão materializar o corpo interior da ancoragem.
Na presente palestra é apresentado e descrito, do ponto de vista do problema e da solução, um caso de obra nacional, onde este sistema foi adoptado com sucesso numa infra-estrutura portuária.
Sobre os Oradores
Prof. Alexandre Pinto (Coordenador e Formador)
Professor Associado Convidado do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST).
Director Técnico da JETsj Geotecnia, Lda.
Eng.ª Marlene Dias (Formadora)
Licenciada em Engenheira Civil pelo IST.
Percurso profissional na área da engenharia marítima e portuária.
MSW – Estudos e Projetos de Obras Marítimas, Lda. (Grupo Norvia).
Eng.ª Catarina Fartaria (Formadora)
Licenciada em Engenheira Civil pelo IST.
Percurso profissional na área da geotecnia.
JETsj Geotecnia, Lda.
Eng. Carlos Caxias (Formador)
Licenciado em Engenheira Civil pela FCTUC, em 1995.
Percurso profissional na área do pré-esforço e geotecnia.
ANP – Sistemas / Áustria.
Para mais informações contacte-nos através do e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt