Universidade: chave para o futuro

Painel de Ações

Universidade: chave para o futuro

Encontro Nacional "Universidade: chave para o futuro"

Quando e onde

Data e hora

Localização

Iscte - Instituto Universitário de Lisboa Avenida das Forças Armadas Grande Auditório, Ed. II 1649-026 Lisboa Portugal

Mapa e direções

Como chegar lá

Acerca deste evento

  • 9 horas
  • eTicket móvel

Assinalar a Reforma das Universidades lançada por Veiga Simão em 1972 com a criação do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, e os 50 anos de Democracia, na sequência do 25 de abril de 1974.

O 25 de abril em 1974 e a constituição aprovada em 1976, renovaram e atualizaram o sentido da reforma tornando mais explícitos os objetivos de expansão e diversificação do ensino existente e de democratização do acesso. No essencial a reforma Veiga Simão foi-se consolidando e o sistema de ensino superior que hoje temos é constituído por uma grande diversidade de instituições criadas no âmbito da Reforma e maioritariamente jovens, cuja história se confunde com a do regime democrático.

Cinquenta anos volvidos sobre a criação da primeira das novas instituições, podemos concluir que a universidade, através das novas e das antigas instituições, desempenhou um papel decisivo na modernização do país. Formaram-se milhares de médicos, engenheiros, juristas, gestores, professores e outros diplomados que qualificam as instituições onde exercem a sua profissão. Formaram-se milhares de investigadores que integram o sistema científico e tecnológico do país produzindo-se mais e melhor ciência.

São assim objetivos do Encontro:

1. Lembrar a mais importante reforma da universidade em Portugal lançada por Veiga Simão e a criação do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.

2. Celebrar os 50 anos de Democracia e o papel que, neste período de transformação do país, tiveram as universidades.

3. Olhar em frente e pensar o futuro da universidade. Um futuro mais exigente no que respeita à ciência – mais e melhor conhecimento.