Técnico+Expert Talks: Teoria Económica e Gestão de Empresas

Painel de Ações

Técnico+Expert Talks: Teoria Económica e Gestão de Empresas

Nesta palestra serão abordadas diferentes teorias da empresa e das organizações.

Quando e onde

Data e hora

Localização

Campus da Alameda do Instituto Superior Técnico 1 Avenida Rovisco Pais Anfiteatro Abreu Faro, Complexo Interdisciplinar 1049-001 Lisboa Portugal

Mapa e direções

Como chegar lá

Acerca deste evento

  • 1 hora 30 minutos
  • eTicket móvel

Teoria Económica e Gestão de Empresas

Nesta palestra, que tem como orador o Professor Aníbal Santos, apresentado pelo Prof. Luis Mira Amaral, serão abordadas diferentes teorias da empresa e das organizações, abordando a mudança de paradigma no estudo da gestão das organizações e a simplicidade e ilusão de controlo na gestão de empresas.

Poderá assistir a esta palestra presencialmente, no campus da Alameda do Instituto Superior Técnico, ou à distância, através do Zoom, via inscrição prévia. O formato presencial está sujeito a limitação de lugares.

Acerca do Evento

Nesta palestra, falaremos sobre a teoria económica e gestão de empresas, abordando temas como:

Teoria Neoclássica da Empresa (TNE):

  • A empresa representativa
  • Fragilidade da TNE no processo da tomade de decisões

O interior das organizações:

  • Teorias complementares da TNE
  • A Economia das Organizações
  • A Mudança de Paradigma no estudo da gestão das Organizações. A Teoria dos Sistemas Complexos e a Teoria do Caos
  • Simplicidade e Ilusão de Controlo na Gestão de Empresas.

Sobre os Oradores

Luís Mira Amaral é Engenheiro Eletrotécnico pelo Técnico, Mestre em Economia pela Nova SBE e Pós-Graduado em Gestão pela Universidade de Stanford. Foi Ministro do Trabalho e Segurança Social (1985-87) e Ministro da Indústria e Energia (1987-95), para além de professor associado convidado de Economia Industrial na Nova SBE e Professor Catedrático convidado de Economia e Gestão no Técnico. Atualmente é “Chairman” da Busy Angels SA. e da Bynd Venture Capital SCR, e Presidente dos Conselhos da Indústria e Energia da CIP.

Aníbal Santos é Professor do Departamento de Economia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), tendo sido o seu coordenador e também membro do Conselho Superior da UCP entre 1986 e 1991. É licen­ciado em Finanças e doutor em Economia. Orientador e arguente de doutoramentos e mestrados. Foi administrador, presidente ou membro do conselho consultivo de empresas dos setores do gás, construção civil, água, saneamento e resíduos sólidos, transporte de eletricidade e gás natural e telecomunicações. Foi diretor-geral do Gabinete para os Assuntos Comunitários do Minis­tério da Indústria e Energia, diretor-geral do Instituto da For­mação Bancária e presidente do Instituto Superior de Gestão Bancária. É atualmente consultor económico privado.