Sessão de Encerramento | DESIGNAgorà
Data e hora
Localização
Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Rua do Campo Alegre. 1191
4150-181 Porto
Portugal
Sessão de encerramento Desginagorà
Acerca deste evento
DESIGNAgorà é um ciclo de cinema documental dedicado ao design e à arquitetura que tem lugar, de dois em dois anos, na cidade do Porto.
Um projeto criado e realizado pela ASCIP Dante Alighieri, associação sociocultural, em colaboração com a Reitoria da Universidade do Porto e apoio da DgArtes. Este ano DESIGNAgorà regressa à cidade do Porto com uma segunda edição ampliada, nos conteúdos e atores envolvidos, e dedicada ao tema da UTOPIA.
DESIGNAgorà – “LI(ea)VING UTOPIA” decorrerá de 2 a 5 de dezembro na Casa Comum da Reitoria da U.Porto com uma programação internacional de curta, média e longas metragens.
DESIGNAgorà é um evento gratuito, sujeito à lotação da sala e às restrições de segurança devido à covid-19.
MAIS INFO e PROGRAMA: http://designagora.pt
________________
SESSÃO DE ENCERRAMENTO:
17:30 - Entrega de Prémios de "Estúdio UTOPIA"
18:00 - Inauguração da exposição “In-between this and something else".
18:30 - Exibição do filme A CIDADE DE PORTAS de Humberto Kzure, Teresa Prata
PT, BRA 2021, 80min
Idioma: Português | Legenda: Inglês
Através de reflexões teóricas, de promenades às obras realizadas e de testemunhos de vozes distintas, o filme “A Cidade de Portas” presta homenagem à obra e ao pensamento de Nuno Portas, arquiteto e urbanista visionário, professor emérito da Universidade do Porto. Nuno Portas foi pioneiro de um novo modo de entender a cidade, como objeto cultural repleto de múltiplas ambiências e contradições espaciais, que refletem e definem a experiência quotidiana do “ser urbano”, que não é uma experiência perfeita, antes imperfeita, enquanto humana. O legado que deixa às futuras gerações, através de reflexões, de projetos arquitetónicos e urbanísticos, dos livros que escreveu e do próprio modo de ser, é inestimável. No contexto luso-brasileiro, o filme retrata o percurso multifacetado de Portas, cujo legado contribui para reativar uma abordagem ao projeto arquitetónico, que não termina na soleira da porta do edifício, tem com que se estender para o espaço público.