Retiro Meditação e Yoga - Honrar a existência com autenticidade

Painel de Ações

Retiro Meditação e Yoga - Honrar a existência com autenticidade

Retiro de Meditação Mindfulness, Hatha Yoga e Autocompaixão. Tema: Honrar a existência com autenticidade

Quando e onde

Data e hora

Localização

4 Ventos Casal de São Pedro 2640-639 Sobral da Abelheira Portugal

Mapa e direções

Como chegar lá

Acerca deste evento

Honrar a existência com autenticidade

Numa era em que tudo nos convida a levar a atenção para o exterior, onde a “normalidade” é a dispersão mental, a distração, o pensamento acelerado e a ruminação (por vezes arruinação), é essencial permitir-nos parar e reconectar com a experiência de estarmos vivos.

O convite é o de nos abrirmos à simplicidade de que existimos aqui e agora, notando o que habita o nosso corpo e mente e, permitindo, dessa forma, largar as histórias que nos contamos. Esta é a melhor forma de honrar a nossa existência. Honrar a existência não passa tanto por fazer coisas, ou por resolver os dilemas da vida pensando sobre eles, espremendo as perguntas e percorrendo os labirintos do pensamento até que eventualmente as respostas surjam. Honrar a existência é simples e não é fácil. Saber ser não é fácil, e não é fácil porque levamos um longo caminho conduzido pelo hábito de uma vida em “segunda mão”, ou pairando num sonho acordado, ou se quisermos, em piloto automático.

As práticas deste retiro propõem uma iniciação ao gesto revolucionário de parar. Parar, e habitar por completo o sítio e o momento em que nos encontramos, e com isso redescobrir o assombro e o milagre da vida. E por si só, quando paramos e por momentos nos permitimos, sem crítica, sem julgamento, estamos já a trilhar o caminho da autenticidade.

O que será que iremos descobrir para lá das histórias que nos contaram, ou que nos temos contado? O que ficará para lá das certezas acerca de quem somos, ou do que temos que ser?

Deixamos-vos o desafio que todo o ser humano anseia por atender na sua vida – honrar a existência. Oxalá este retiro possa contribuir para o vosso, para o nosso caminho.

O que esperar deste retiro

Neste retiro de fim-de-semana terá a oportunidade de se desligar do ruido do quotidiano, de se nutrir de corpo e mente e aprender a cultivar ferramentas como o Hatha Yoga, o Mindfulness e a Autocompaixão. As práticas de yoga e meditação a realizar serão propicias a iniciantes, mas também a praticantes mais experientes que pretendam voltar a reacender a sua motivação e consistência de prática. As práticas corporais vão sendo intercaladas com momentos de meditação e momentos de relaxamento e convívio.

Haverá momentos livres para desfrutar do espaço rural envolvente ao Centro 4 Ventos, ou para conviver com os outros participantes e descobrir outras histórias de vida. Contará com um alojamento em quarto partilhado com WC, preparado com todas as comodidades propícias a um retiro e contará com refeições vegetarianas deliciosas.

Esta jornada de um fim-de-semana poderá ser um refúgio e uma oportunidade de respirar fundo, ou quem sabe, poderá ter o potencial de mudar o curso da sua vida.

A quem se destina este retiro

• A todos entre os 18 e os 90 anos e não requer conhecimentos ou prática prévia;

• A todos o que queiram iniciar uma prática de yoga e/ou de meditação;

• A todos os que já tendo alguma experiência pretendam reacender a sua motivação e compromisso com uma prática consistente;

• A todos os que tenham interesse em aprender técnicas e ferramentas de redução de ansiedade e stress;

• A todos os que pretendam desenvolver as qualidades do coração – compaixão, autocompaixão, amabilidade, alegria empática, equilíbrio e o princípio da não-violência - e com isso criar resiliência emocional;

• A pessoas de todas as tradições espirituais e religiosas ou ausência destas. Apesar de muitas das práticas que serão introduzidas terem raízes em tradições espirituais do Oriente, o evento será orientado numa perspetiva secular;

Acerca do Mindfulness

Mindfulness é um estado de atenção focada intencionalmente no momento presente e que nota a experiência sem critica, julgamento ou preferência. É um estado de presença corajosa e compassiva, aqui e agora, que envolve uma relação direta e experiencial com a vida.

O treino desta qualidade de atenção e presença é um meio de cultivar o auto-conhecimento e o discernimento face a quaisquer circunstâncias de vida. Esta qualidade de consciência permite ampliar cada vez mais a nossa liberdade face a hábitos e a padrões de condicionamento e de reatividade.

Meditar traz diversos benefícios fisiológicos e mentais comprovados cientificamente: bem-estar, relaxamento, melhoria: da memória; das capacidades cognitivas; do sistema imunitário. Ajuda na autorregulação, gestão da ansiedade e do stress e melhoria das competências emocionais e sociais.

Ainda assim, estes benefícios foram sempre considerados como algo secundário ou colateral no seio das tradições contemplativas. Praticada de forma continuada, a meditação pode ser um caminho para o auto-conhecimento, o desenvolvimento pessoal e ético e uma via para a espiritualidade e realização profunda.

Acerca da Autocompaixão

A compaixão é o sentimento que surge quando somos confrontados com o sofrimento de outra pessoa, aliado ao desejo e ao esforço para aliviar esse sofrimento. A autocompaixão tem as mesmas qualidades da compaixão por outros, mas virada para nós próprios.

Surge autocompaixão quando notamos que estamos a sofrer, percebemos que o nosso sofrimento faz parte da experiência humana e respondemos a nós próprios com bondade em vez de autocrítica. A autocompaixão ajuda a criar uma aliança interna e uma relação terna e encorajadora connosco mesmos.

Existem atualmente mais de 3,000 estudos científicos baseados em evidências, conduzidos um pouco por todo o mundo, validando os benefícios do mindfulness (atenção plena) e da auto-compaixão na saúde mental, emocional, física e espiritual, ao reduzir o stress, o esgotamento (burnout), depressão, ansiedade e promovendo bem-estar, resiliência e relações mais saudáveis e felizes.

Acerca do Hatha Yoga

Cultivar o corpo como um espaço inteiro, a casa que esta vida escolheu para habitar. Honrar o corpo com uma totalidade de vida, aumentando a nossa vitalidade e alegria de viver. Estas frases podem resumir o poder do Hatha Yoga na nossa vida.

O Hatha Yoga é um conjunto de técnicas que nos permitem conectar corpo, mente e coração de forma a potenciar tudo aquilo que em nós tem expressão, verdade e autenticidade.

O reivindicar da presença no nosso corpo equivale a preencher uma casa que foi abandonada. Com o Hatha Yoga limpamos a casa, arranjamos as janelas e damos lustro às portas e aos móveis. Deixamos a luz e o ar entrar e colocamos na casa aquilo que está de acordo com a nossa essência, atendendo às nossas necessidades. Por fim abrimos as portas ao mundo, para quem tem sintonia, entrar.

A importância/oportunidade de um retiro

Ir para retiro é uma oportunidade de sair por momentos da correria das nossas vidas. Em retiro criamos condições para estarmos mais afastados dos afazeres habituais e das incontáveis distrações. Por outro lado, somos convidados a uma certa interioridade e até a fazermos um balanço de vida, o que só é possível quando a poeira pode finalmente começar a pousar. Ir para retiro não é uma fuga à realidade uma vez que nos vamos confrontar com as dinâmicas e hábitos da nossa mente e corpo. “Aonde quer que vás, aí estarás tu”.

Em retiro podemos resgatar a intimidade e cumplicidade connosco mesmos, uma vez que temos mais tempo para nos dedicarmos a estar com presença perante a nossa experiência de estarmos vivos.

Ao reduzir a quantidade de distrações e estímulos com que a nossa mente frequentemente lida, entrando num ritmo mais orgânico e natural, começamos a aprofundar a nossa qualidade de atenção plena, presença, abertura de coração e proximidade a nós mesmos e aos outros.

O contexto seguro do grupo e dos orientadores, facilita na medida do possível, o contacto e expressão de toda a nossa experiência, com acolhimento, sem critica e sem julgamento.

Ir para retiro é uma oportunidade de repousarmos e nutrirmos as nossas necessidades mais profundas. É como o peregrino que toma alguns minutos para se sentar numa sombra à beira da estrada para voltar a olhar para a sua bússola e confirmar que vai no caminho certo.

No fundo estamos temporariamente a retirar-nos do Mundo para depois voltarmos para ele e nos entregarmos de forma mais inteira e consonante com a nossa versão mais autêntica.

Programa

O programa do retiro seguirá genericamente este calendário, no entanto poderão ocorrer ligeiros ajustes:

Sexta-feira, 11/11

19h – Chegada dos participantes, acolhimento e acomodação nos quartos

20h – Jantar ligeiro

21h – Sessão de apresentação e orientação

22h – Descanso

Sábado, 12/11

8h – Atividades

9h30 – Pequeno-Almoço e tempo livre

11h – Atividades

13h – Almoço e tempo livre

16h – Atividades

20h – Jantar

Domingo, 13/11

8h – Atividades

9h30 – Pequeno-Almoço e tempo livre

10h30 – Atividades

12h30 – Almoço e tempo livre

14h30 – Atividades e fecho

16h00 – Despedida

Facilitadores

ANDREA PEREIRA

Comecei a praticar Hatha Yoga na minha adolescência, numa procura de trabalho interior, muito virado para a cura e para o desenvolvimento espiritual. Conheci diferentes professores e em 2012 começo a minha formação enquanto instrutora, que durará dois anos, no Yoga Ashram de Carcavelos, orientada pelo professor João Paulo Dias, sendo ele certificado pela Yoga Alliance. Foi neste percurso que conheci o professor Carlos Eduardo Barbosa Gonzalez, investigador da Cultura Sânscrita, com quem fiz formação de Introdução ao sânscrito, História e Literatura do Yoga, Mitologia dos Asanas, Meditação Yogui e de Introdução aos Sutras de Patanjali.  Dou aulas desde Fevereiro de 2015 e é com grande gosto que cumpro o desafio de transmitir não só a prática moderna do Hatha Yoga como os conceitos base da prática tradicional no sentido de encontrar e fortalecer o que é a nossa natureza essencial.

No início de 2017 comecei a ter aulas de Iyengar Yoga com a professora Ana Ramos no Centro Upaya. Em Setembro de 2018 comecei um Curso de Estudos Avançados de Iyengar Yoga com o professor Billy Konrad, formação que terminou em Agosto de 2021.

FILIPE RAPOSO

Vivo em Lisboa e nasci em Évora. Sinto que o facto de ter crescido no Alentejo me trouxe um ritmo muito próprio, muito contemplativo.

Estudei Engenharia Eletrotécnica e trabalhei nessa área cerca de 17 anos. Desde que descobri o mindfulness e a autocompaixão e mais tarde a psicoterapia corporal, comecei num processo de ajuste de rota, para me sentir mais realizado. Procuro encontrar o espaço onde possa nutrir e partilhar os meus talentos com o Mundo e isso levou-me a uma grande mudança na minha vida.

Neste momento exerço como psicoterapeuta corporal, tendo realizado o percurso de formação na vertente de psicoterapia somática em biossintese, reconhecida pela European Association Psychotherapy e tenho a formação de Somatic Experience Practitioner.

Para além do treino em Mindful Self-Compassion pelo Center for MSC sou também Qualified Teacher de MBSR pela Universidade de San Diego, fiz formação de Trauma Sensitive Mindfulness com o David Treleaven e aprofundei a prática de meditação com o programa Sattipathana Sutta (Fundamentos do Mindfulness) com o Venerável Bikkhu Analayo.

Descobri a meditação por volta de 2012 na tradição budista. Isto teve um grande impacto no meu caminho. Buscava uma forma amável e compassiva de me relacionar comigo e os outros. A descoberta do programa MSC uns anos mais tarde, veio ajudar-me a aprofundar de forma mais consistente o cuidado com a minha vulnerabilidade.

Desde que comecei a meditar que este treino foi progressivamente informando mais e mais a minha vida diária. Vou com regularidade a um mosteiro da tradição budista Theravada, onde fico alguns dias e tento estar próximo dos ensinamentos do Buddha. Apesar de ter uma ligação forte ao Dhamma, tento ensinar meditação desde uma perspetiva secular, acessível a todos.

Contribuição

Preço Promocional (Early Bird) até dia 14/10 - 230€

• Preço Regular, a partir de dia 15/10 - 250€

→ Traga um amigo e receberá um desconto de 10€ na sua inscrição, por cada pessoa inscrita, até ao limite de 4 pessoas.

Este valor de contribuição inclui: Orientação + Alojamento (quarto partilhado) + Alimentação + Seguro de Acidentes Pessoais

Na altura da inscrição ser-lhe-á solicitado comprovativo de pagamento de reserva no valor de 80€

O restante valor deverá ser pago até ao dia de inicio do retiro.

Notas

• Seguiremos as orientações de higiene e segurança em vigor indicadas pela DGS;

• Se tem verdadeiramente interesse neste retiro, por favor não deixe a sua inscrição para próximo da data de início, pois além de lhe acarretar um custo mais elevado, poderá também colocar em risco a realização do evento;

• Caso cancele a participação até 15 dias antes da data do retiro, devolvemos 100% do sinal. Após este prazo os valores pagos não serão devolvidos, no entanto poderão ser utilizados como crédito noutras atividades da Andrea e/ou Filipe.