Realidade aumentada: Experiência amplificada?
Data e hora
Localização
Evento online
InteracTalk : Conversas sobre Interação
Acerca deste evento
Sessão 4: Realidade Aumentada: Experiência amplificada?
Permitindo a sobreposição de objetos virtuais no mundo real, a Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia com potencial para criar experiências enriquecedoras e envolventes. Como tal, a RA tem atraído o interesse da academia e da indústria, verificando-se uma crescente implementação da mesma em diversos setores, nomeadamente: educação, desporto, saúde, e-commerce, turismo, entretenimento, arquitetura, cultura, entre outros.
Mas será que criar uma experiência de RA implica um processo de design diferente? Que fatores devem ser considerados?
Nesta sessão vamos debater sobre os desafios para o design de interfaces em ambientes de realidade aumentada. Usabilidade, storytelling e emoção serão alguns dos tópicos abordados.
Moderadora: Ana Faria (CCG)
Convidados
- António Câmara ( Professor Catedrático na Universidade Nova de Lisboa)
- Rafael Silva (Diretor Criativo na Unloop)
- Telmo Adão (Coordenador de Desenvolvimento CVIG: Computer Vision, Interaction and Graphics no CCG)
António Câmara
António Câmara é Professor Catedrático na Universidade Nova de Lisboa. Foi Professor Convidado na Cornell University (1988-89) e no MIT (1998-99).
António Câmara desenvolveu trabalho pioneiro de investigação em realidade virtual e aumentada e em sistemas de informação geográfica. Tem mais de 200 publicações internacionais, incluindo os livros “Spatial Multimedia and Virtual Reality” publicado pela Taylor e Francis em 1999 e “Environmental Systems”, publicado pela Oxford University Press em 2002.Em 2000, António Câmara fundou a YDreams e foi o CEO da empresa até 2015. A YDreams desenvolveu mais de 1500 projetos em 40 países para 50 empresas da Fortune 500. A YDreams inclui três empresas públicas: YDX e Ynvisible (ambas cotadas em Toronto e Frankfurt) e Azorean (cotada na Euronext Paris).António Câmara recebeu vinte e um prémios nacionais e internacionais ao longo da sua carreira, incluindo o Prémio Pessoa 2006 em Portugal, e um dos European Entrepreneur Awards da União Europeia em 2009.
Rafael Silva
Rafael Dias é Diretor Criativo na Unloop — agência digital especializada em aplicações interativas, de realidade virtual e realidade aumentada para eventos, museus e retalho.
Possui mestrado em Design Digital no IPCA onde investigou sobre imersividade, interação e narrativa em realidade virtual. Com formação em design gráfico e multimédia, iniciou, em 2016, o seu percurso no design de interfaces. Atualmente, foca-se na criação de interação e arte que tome partido das tecnologias emergentes para contar novas narrativas, e dirige uma equipa criativa na produção destas experiências.
O seu objetivo é continuar a procurar formas de inovar, juntando arte, narrativa e novas tecnologias.
Telmo Adão
Telmo Miguel Oliveira Adão é o atual coordenador de desenvolvimento CVIG (Computer Vision, Interaction and Graphics) do Centro de Computação Gráfica (CCG), Universidade do Minho, Portugal.
Concluiu o doutoramento em 2015, em Computação Gráfica, no ramo da Modelação Procedimental.
Acumula 10 anos de experiência de participação em projetos de I&D nas áreas da Realidade Virtual, Aumentada e Mista, técnicas procedimentais para a geração automática ou semiautomática de estruturas virtuais, Remote Sensing com recurso a veículos aéreos não-tripulados (VANTs) e Machine Learning, Processamento Digital de Imagem e Visão por Computador e IoT/Computação Distribuída no contexto da mulsemedia.
O seu trabalho a nível científico estende-se às áreas da navegação outdoors, Human-Machine Interaction, Deep Learning na agricultura/floresta, push media e aplicações multimédia multipropósito.
Recentemente, tornou-se investigador colaborador do Algoritmi. Exerce funções de professor convidado na Universidade do Minho, onde leciona unidades curriculares ligadas à programação informática e sistemas de informação. Já lecionou, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, unidades curriculares de desenvolvimento de aplicações, modelação e animação 3D, entre outros tópicos inseridos nas áreas disciplinares da Informática.