Gratuito

Power List 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia

Painel de Ações e Detalhes

Gratuito

Informações do evento

Partilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

São Luiz Teatro Municipal

R. António Maria Cardoso 38

1200-027 Lisboa

Portugal

Ver mapa

Descrição do evento
Convite para Imprensa - Power List BANTUMEN

Acerca deste evento

No dia 13 de dezembro, às 18h00, no São Luiz Teatro Municipal, no coração de Lisboa, a BANTUMEN, numa colaboração com a EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural), vai realizar um evento de apresentação das 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia. A POWER LIST, nome atribuído à iniciativa, vai contar com a presença de alguns dos nomeados, representantes de cada país, artistas, imprensa, parceiros e demais ilustres convidados.

À volta do globo, atores, romancistas, artistas, expositores, músicos, cineastas, fashionistas, humoristas, empreendedores, jornalistas, chefs, juízes, políticos, influenciadores, entre outros profissionais lusófonos de ascendência africana, têm envidado esforços incansáveis para criar, por vezes até de forma irreflexa, um horizonte onde as novas gerações possam aspirar, alcançar e ascender.

À margem do Dia Internacional dos Direitos Humanos, assinalado a 10 de dezembro, e com a décima meta (Reduzir as Desigualdades) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, a BANTUMEN aliou-se assim a vários parceiros digitais e sociais locais de Portugal, Cabo Verde (#Balai), Guiné-Bissau (Nô Balur), Brasil (Mundo Negro; Inventivos), São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola, para nomear 100 personalidades que, através da sua arte, ofício ou associativismo, promovem a excelência nas suas respetivas áreas de atuação, bem como impulsionam um sentido de representatividade e de pertença entre a comunidade negra lusófona.

Esta distinção, que se pretende anual, tem como premissa que a Diversidade, Representação e Inclusão são conceitos unos e essenciais para propiciar uma sociedade mais justa, alicerçada pela igualdade e equidade.

A abertura de portas irá acontecer às 18h00, com um Welcome Drink, ambientado pela mestria de DANYKAS DJ. O evento contará ainda com a apresentação da locutora de rádio e influencer Yolanda Tati e as atuações da poetisa Neusa Neto Sousa e do renomado cantor Dino D’Santiago.

Será assim uma honra contar com a cobertura jornalística do vosso Meio de Comunicação.

Devido às medidas de contenção da pandemia, propagadas pela DGS, a lotação será limitada, pelo que a confirmação de presença é necessária até ao dia 7 de dezembro.

Sobre a BANTUMEN

A BANTUMEN é uma plataforma digital de informação, lançada em 2015, por um coletivo de jornalistas e criadores de conteúdo, assumindo-se como pioneira no que diz respeito à comunicação generalista dedicada à comunidade negra lusófona, independemente da sua localização geográfica, com especial foco nos afrodescendentes portugueses e descendentes dos PALOP. Atualmente, o projeto acoplou ao seu modelo de negócios uma plataforma de agenciamento de novos artistas, marcas de empreendedores negros e consultoria para as questões de Diversidade, Inclusão e Equidade e uma loja online focada, numa primeira fase, em livros infanto-juvenis representativos da comunidade afrodescendente e/ou de autores negros. Com um cúmulo total de 250 mil seguidores nas redes sociais e quatro milhões de visualizações de páginas em www.BANTUMEN.com, o projeto tem a sua base em Lisboa e está também presente em Maputo, Luanda, Bissau e São Paulo.

Sobre a EGEAC

No activo há 25 anos, a EGEAC é uma empresa municipal que tem o serviço público no seu ADN. Promover e fomentar a cultura na cidade, através da participação e cumplicidade dos lisboetas, é o motor que tem feito a EGEAC crescer na cidade e nas áreas artísticas em que hoje actua. Nas suas origens, estão a reabilitação do Castelo de São Jorge e a criação de espaços emblemáticos como os actuais Museu do Fado e Museu da Marioneta, sem esquecer o papel determinante que teve na valorização das Festas de Lisboa, especialmente na dinamização das Marchas Populares. A EGEAC está hoje presente em vários pontos da cidade através dos teatros, cinema, galerias, museus e monumentos que gere, e da programação que, ao longo do ano, promove na rua. Todos estes espaços culturais coexistem na cidade com uma programação e identidade próprias, mas com valores e objectivos em comum: a valorização do património cultural, o desenvolvimento de públicos, a proximidade e solidariedade, a acessibilidade e a sustentabilidade.

Em caso de dúvida, contactar:

Vanessa Sanches | vanessa.sanches@bantumen.com | +351 912 127 577

Partilhar com os amigos

Data e hora

Localização

São Luiz Teatro Municipal

R. António Maria Cardoso 38

1200-027 Lisboa

Portugal

Ver mapa

{ _('Organizer Image')}

Organizador BANTUMEN

Organizador de Power List 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia

Guardar Este Evento

Evento guardado