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Pós-Graduação Intensiva em Terapias Cognitivo-Comportamentais em Crianças e Adolescentes com Problemas de Comportamento - 3ª Edição [AÇORES]

Instituto CRIAP

Sábado, 7 de janeiro de 2017 às 09:30 - Domingo, 23 de julho de 2017 às 18:00 (AZOT)

Pós-Graduação Intensiva em Terapias...

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inscrição Terminado 160,00 € 6,14 €

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Detalhes do evento

CERTIFICAÇÃO | ACREDITAÇÃO | RECONHECIMENTO | PROTOCOLO

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DGERT
O sistema de certificação de entidades formadoras, a par de outros mecanismos, é um dos garantes da qualidade do Sistema Nacional de Qualificações em Portugal. Ler mais >>
Ensino Superior

Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar até 13 ECTS. Ler mais >>


SAÍDAS PROFISSIONAIS

Psicólogos na área da promoção e proteção e na área da justiça juvenil, intervenções clínicas com crianças e adolescentes, programas de intervenção em contexto escolar e em menores institucionalizados.


DESTINATÁRIOS

A Pós-Graduação Intensiva em Terapias Cognitivo-Comportamentais em Crianças e Adolescentes com Problemas de Comportamento destina-se a estudantes universitários finalistas, ou a frequentar o mestrado integrado, bem como a profissionais na área da psicologia, mestres em Psicologia, psiquiatras e internos de pedopsiquiatria.
Candidaturas de profissionais e alunos finalistas de licenciatura de outras áreas científicas, ficam sujeitos à apreciação curricular por parte da Direção Pedagógica.


PORQUÊ ESCOLHER ESTA FORMAÇÃO?

Os problemas de comportamento na infância e na adolescência constituem uma das formas de comportamento disfuncional mais comum nesta fase do desenvolvimento, e associam-se a danos significativos para os menores, família e, nos casos mais graves, para a própria comunidade. Os problemas de comportamento são também aqueles que mais frequentemente levam pais, família e escola a procurar ajuda psicológica e psiquiátrica. Nos casos mais graves, o comportamento agressivo e desobediente pode preencher critérios para o diagnóstico de uma perturbação psiquiátrica e os estudos mostram que estes casos tendem para a cronicidade ou para formas mais graves de comportamento agressivo e antissocial. As terapias cognitivo-comportamentais oferecem modelos de intervenção que se têm revelado eficazes no tratamento das perturbações do comportamento, quer em crianças quer em adolescentes, desde as suas formas menos graves à patologia do comportamento estruturada (incluindo os traços psicopáticos – atualmente reconhecidos no DSM-5 como especificador da Perturbação do Comportamento).

Nesta Pós Graduação, para além das questões de avaliação estruturada e de diagnóstico, serão abordados modelos comportamentais e cognitivos explicativos da origem e manutenção do comportamento agressivo e antissocial, e será privilegiado o treino em estratégias de intervenção empiricamente validadas. Os formandos ficarão capacitados para intervir nas perturbações disruptivas do comportamento, desde os casos menos graves até aos distúrbios classificados como quadros psiquiátricos. Ficarão a conhecer e a dominar com mestria estratégias adequadas à intervenção de natureza cognitiva-comportamental, quer com crianças quer com adolescentes.


OBJETIVOS GERAIS

Conhecer as principais estratégias de intervenção á luz da terapia cognitivo-comportamental em diferentes contextos, nomeadamente nos comportamentos agressivos e antissociais.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar os principais critérios para a avaliação e diagnóstico dos problemas de comportamento;
  • Adquirir capacidades de compreensão e formulação cognitivo-comportamental dos problemas de comportamento;
  • Aplicar as possíveis intervenções cognitivo-comportamentais individuais em menores com problemas de comportamento;
  • Adquirir conhecimentos de estratégias de intervenção junto dos pais de crianças com problemas de comportamento;
  • Aplicar programas de intervenção em grupo em menores com problemas de comportamento.

PLANO CURRICULAR

Comportamento agressivo: dos modelos de risco às conceptualizações cognitivo-comportamentais

  • O continuum do comportamento agressivo
  • A patologia do comportamento: questões diagnósticas
  • Métodos e estratégias de avaliação estruturadas para diagnóstico
  • Os modelos baseados no risco (os “Big Eight”)
  • Modelos comportamentais do comportamento agressivo
  • Modelos cognitivos do comportamento agressivo

 

Intervenções comportamentais em crianças e adolescentes com problemas de comportamento

  • Treino no diagnóstico e na formulação cognitivo-comportamental em casos clínicos de crianças e adolescentes com problemas de comportamento
  • Estratégias comportamentais de intervenção no comportamento agressivo (e.g., gestão de reforços e punições, time-out, contratos comportamentais)

 

Intervenção cognitivo-comportamental com pais de crianças com problemas de comportamento

  • Princípios básicos da intervenção com os pais: validação, reconhecimentos de pensamentos e emoções, vinculação
  • Do normal ao patológico
  • Estratégias comportamentais clássicas para o controlo comportamental da criança em contexto familiar
  • Novas abordagens
  • Casos práticos

 

Intervenções em contexto escolar no Bullying e em adolescentes com problemas de comportamento

  • Formas e funções do comportamento agressivo (e.g., aberto, relacional, na internet)
  • Papéis sociais na agressão
  • A gestão do comportamento em sala de aula
  • Comportamentos sociais alternativos em sala de aula
  • O professor como ator social
  • (Re)Definição do bullying: implicações de uma perspetiva evolucionária
  • Implicações práticas de um modelo ecológico para a formulação e intervenção sobre o bullying escolar
  • Aspetos distintivos e comuns na intervenção com vítimas e agressores

 

Entrevista motivacional com adolescentes ‘difíceis’ – teoria e aplicação a casos clínicos

  • A resistência à mudança: do normal ao patológico
  • O modelo transteórico da mudança: estádios e características dos sujeitos nas diversas fases do processo de mudança
  • Estratégias de intervenção em função do estádio de mudança
  • Estratégias para lidar com a resistência à mudança: casos práticos

 

Terapia focada em esquemas com adolescentes agressivos – aplicações clínicas

  • Comportamento antissocial e esquemas mal adaptativos precoces: implicações para a intervenção clínica
  • Coping com esquemas e processos disfuncionais
  • Estratégias cognitivas, experienciais e relacionais
  • Treino na planificação e na implementação de intervenção cognitivo-comportamental em casos clínicos de adolescentes com problemas de comportamento

 

Programas cognitivo -comportamentais de grupo para adolescentes com comportamento antissocial

  • Princípios das intervenções eficazes na reabilitação de agressores
  • Os programas de intervenção em grupo: conteúdos e componentes
  • O Programa Gerar Percursos Sociais (GPS): modelo conceptual, estrutura e conteúdos
  • Simulação de sessões do GPS

 

Novas intervenções em menores com traços psicopáticos: abordagem focada na compaixão

  • Delimitação do conceito e inclusão no DSM-5
  • Etiologia e modelos explicativos
  • Avaliação dos traços psicopáticos: instrumentos de autorresposta e entrevistas estruturadas
  • O que funciona na intervenção?

 

Intervenção cognitivo-comportamental com agressores sexuais juvenis

  • Características clínicas e especificidades dos adolescentes agressores sexuais
  • Diferenças entre agressores sexuais e agressores não-sexuais e entre agressores sexuais adolescentes e agressores sexuais adultos
  • Avaliação e intervenção cognitivo-comportamental com menores agressores sexuais

 

Intervenções nos comportamentos auto lesivos não suicidários e na impulsividade

  • Conceitos e princípios da CFT: compaixão, vergonha e sistemas de regulação do afeto
  • Teoria de psicopatologia
  • Postura e relação terapêutica
  • Técnicas específicas de intervenção em CFT
  • Conceitos e princípios da ACT: o hexágono da flexibilidade psicológica
  • O papel da linguagem no sofrimento humano
  • Teoria da psicopatologia
  • Técnicas específicas de intervenção em ACT

 

Análise e supervisão de casos clínicos

  • Discussão de casos apresentados pelos formandos
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Quando e onde


Hotel Marina Atlântico
Avenida João Bosco Mota Amaral, 1
Ponta Delgada
Portugal

Sábado, 7 de janeiro de 2017 às 09:30 - Domingo, 23 de julho de 2017 às 18:00 (AZOT)


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Organizador

Instituto CRIAP

 

CONTACTOS GERAIS

MORADA: 
Avenida Fernão de Magalhães, 1862, 5º piso
4350-158 Porto

 

EMAIL: 
geral@criap.com

 

TELF: 
+351 225 492 190
+351 225 097 667
+351 225 026 201
+351 918 081 537

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 
Dias úteis: 09:00h às 19:00h
Sábado: 09:30h às 17:30h

 

 

COMO CHEGAR AO INSTITUTO CRIAP

Coordenadas GPS
Lat. 41.165383 | Lon. -8.588517

Pontos de Referência
Junto à Loja do Cidadão; McDonald's das Antas; Estádio do Dragão; 
 
Carro
VCI (também chamada IC23) > Saída: Antas 

Metro
Combatentes (10 min a pé)
Estádio do Dragão (5 min a pé) 

Autocarro (STCP)
305 / 402 / 805 / 8M
Paragem: ANTAS (L. CIDADÃO)

 

APRESENTAÇÃO

Fundado em 2007, o Instituto CRIAP estreou-se como unidade exclusivamente dedicada às ciências psicológicas.
Consciente de que o mercado de trabalho é cada vez mais exigente e competitivo, o Instituto CRIAP tomou para si o dever de preparar mais e melhores profissionais. Para isso, ao longo do seu percurso, tem vindo a reforçar a sua equipa com docentes altamente qualificados e de mérito reconhecido e apostado na diversificação das suas áreas de atuação. Atualmente, o Instituto CRIAP tem uma oferta formativa que abrange as áreas da Psicologia, Terapia da Fala, Serviço Social, Educação, Recursos Humanos, Ciências Forenses e Criminais. O seu compromisso assenta em padrões de rigor e qualidade científica, procurando aproximar-se dos parâmetros internacionais de exigência em cada uma das áreas formativas.
O seu modelo de atuação engloba diferentes tipologias de formação, desde workshops de curta duração a pós-graduações, procurando uma resposta mais adequada às necessidades formativas individuais de todos os que procuram os serviços do Instituto CRIAP. A partir dos serviços centrais, sediados no Porto, o Instituto CRIAP trabalha diariamente para chegar cada vez mais longe:
-Porto, Lisboa, Coimbra, Madeira e Açores beneficiam já dos nossos serviços de formação;
-Com o novo projeto de ensino à distância (e-learning), o Instituto CRIAP toma para si o desafio de levar o conhecimento científico além-fronteiras.

 

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