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Pós-Graduação Intensiva em Terapias Cognitivo-Comportamentais: Avaliação e Intervenção - 19ª Edição [MADEIRA]

Instituto CRIAP

Sábado, 17 de setembro de 2016 às 09:30 - Domingo, 16 de julho de 2017 às 12:30 (WEST)

Pós-Graduação Intensiva em Terapias...

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Tipo de bilhete Fim das vendas Preço Taxa Quantidade
inscrição Terminado 160,00 € 6,14 €

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Detalhes do evento

CERTIFICAÇÃO | ACREDITAÇÃO | RECONHECIMENTO | PROTOCOLO

dgert     95 CRÉDITOS

DGERT
O sistema de certificação de entidades formadoras, a par de outros mecanismos, é um dos garantes da qualidade do Sistema Nacional de Qualificações em Portugal. Ler mais >>

Acreditação da OPP
95 créditos na área de Psicologia Clínica e da Saúde. Esta acreditação é exclusiva para formandos Psicólogos e implica a avaliação da aprendizagem com Aproveitamento. Ler mais >>

Ensino Superior
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar até 23 (18)* ECTS. Ler mais >>


SAÍDAS PROFISSIONAIS

Após conclusão da pós-graduação os formandos poderão desempenhar as atividades profissionais de Psicologia com conhecimentos aprofundados na intervenção cognitiva comportamental. Entre as entidades empregadoras contam-se nomeadamente os estabelecimentos de saúde públicos e privados, serviços de saúde públicos e privados, estabelecimentos de ensino, serviços de reinserção social, empresas e organizações de solidariedade e apoio social entre outros.


DESTINATÁRIOS

A Pós-Graduação Intensiva em Terapias Cognitivo-Comportamentais: Avaliação e Intervenção destina-se a:

  • Estudantes universitários finalistas e profissionais na área da psicologia;*
  • Profissionais e alunos Finalistas de licenciatura de outras áreas cientificas sujeitos à apreciação curricular por parte da Direção Pedagógica.

* Acreditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses destina-se exclusivamente aos psicólogos.


OBJETIVOS GERAIS

A pós-graduação tem como objetivos gerais promover o alargamento e, simultaneamente, aprofundar os conhecimentos na área da psicologia. Favorecer a aquisição de conhecimentos teóricos e de caráter técnico-científico, quer sobre as terapias cognitivo – comportamentais da primeira geração, quer da segunda geração e da terceira geração e promover o desenvolvimento de competências de aplicação do saber científico a situações práticas concretas.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar protocolos de intervenção;
  • Aplicar protocolos de intervenção;
  • Analisar a eficácia dos planos de intervenção;
  • Aplicar o saber científico a situações práticas concretas.

PLANO CURRICULAR

PLANO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Introdução ao modelo cognitivo-comportamental: fundamentos e avaliação clínica

  • Contexto histórico de emergência das TCC
  • Evolução e desenvolvimentos do modelo cognitivo-comportamental
  • Terapias CC de 1ª, 2ª e 3ª Geração
  • A avaliação na clínica CC e a história clínica CC

Terapias cognitivo-comportamentais de 2ª geração: o paradigma da reestruturação cognitiva

  • Conceitos básicos do modelo cognitivo;
  • O processamento de informação e a psicopatologia;
  • Bases da intervenção em terapias cognitivas;
  • Aplicações das estratégias e técnicas cognitivas em casos clínicos;

Terapias cognitivo-comportamentais das perturbações do humor

  • A terapia cognitiva da depressão: modelos conceptuais e implicações para a prática
  • Protocolo de intervenção CC em doentes deprimidos
  • Estudos de eficácia da TC da depressão
  • As TC no trabalho com doentes bipolares
  • Casos clínicos

Terapias cognitivo-comportamentais da perturbação de pânico e das perturbações de ansiedade generalizada

  • Princípios das TC nas perturbações da ansiedade
  • Conceptualização cognitiva da ansiedade
  • Modelos explicativos da manutenção do pânico e da PAG
  • Protocolo de intervenção no pânico e na ansiedade generalizada

Terapias cognitivo-comportamentais das perturbações da personalidade

  • Desenvolvimentos do modelo cognitivo para as perturbações do Eixo II do DSM
  • A terapia focada nos esquemas: esquemas precoces disfuncionais e processos esquemáticos
  • Formulação de caso
  • Particularidades da intervenção: o manejo da relação terapêutica
  • Exemplos de aplicação: role-play

Terapias cognitivo-comportamentais nas perturbações do comportamento alimentar

  • O modelo cognitivo das perturbações alimentares
  • Variáveis cognitivas, emocionais e relacionais na manutenção da patologia alimentar
  • Avaliação dos doentes com perturbações alimentares
  • Estratégias de intervenção na anorexia nervosa e na bulimia
  • Casos clínicos

Terapias cognitivo-comportamentais na PTSD

  • Uma leitura cognitiva da PTSD
  • Explicações teóricas para os fenómenos que caracterizam as reações ao stress traumático
  • Principais estratégias clínicas CC
  • Casos clínicos

Terapias cognitivo-comportamentais da fobia social

  • Da ansiedade social à fobia social – perspetiva teórica
  • Variáveis envolvidas no modelo cognitivo da Fobia Social
  • Protocolo de avaliação
  • Protocolo de intervenção
  • Exemplos clínicos e simulações (role-play)

Terapias cognitivo-comportamentais das Perturbações Obsessivo-Compulsivas

  • O modelo cognitivo das perturbações obsessivas
  • Tipos de rituais cobertos e abertos típicos dos doentes com POC
  • Protocolo de intervenção: racional, estratégias comportamentais e cognitivas e resistência à mudança
  • Casos clínicos: análise e simulação de casos

Terapias cognitivo-comportamentais de 3ª geração: introdução

  • O nascimento de terapias de 3ª geração
  • Tipos e características de intervenções de 3ª geração
  • Mindfulness na prática clínica

Terapias cognitivo-comportamentais das perturbações na infância e adolescência

  • Perturbações de internalização
  • Perturbações de externalização

Projeto Final*
* Formação à distância


PLANO CURRICULAR OPCIONAL

Supervisão de Casos Clínicos*

  • Apresentação e discussão de temas específicos da psicoterapia de orientação cognitivo-comportamental, bem como a discussão de casos clínicos.

* Formação à distância

Tem dúvidas sobre Pós-Graduação Intensiva em Terapias Cognitivo-Comportamentais: Avaliação e Intervenção - 19ª Edição [MADEIRA]? Contacte Instituto CRIAP

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Quando e onde


Pestana Palms
Rua do Gorgulho, 17
9000-107 Funchal
Portugal

Sábado, 17 de setembro de 2016 às 09:30 - Domingo, 16 de julho de 2017 às 12:30 (WEST)


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Organizador

Instituto CRIAP

 

CONTACTOS GERAIS

MORADA: 
Avenida Fernão de Magalhães, 1862, 5º piso
4350-158 Porto

 

EMAIL: 
geral@criap.com

 

TELF: 
+351 225 492 190
+351 225 097 667
+351 225 026 201
+351 918 081 537

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 
Dias úteis: 09:00h às 19:00h
Sábado: 09:30h às 17:30h

 

 

COMO CHEGAR AO INSTITUTO CRIAP

Coordenadas GPS
Lat. 41.165383 | Lon. -8.588517

Pontos de Referência
Junto à Loja do Cidadão; McDonald's das Antas; Estádio do Dragão; 
 
Carro
VCI (também chamada IC23) > Saída: Antas 

Metro
Combatentes (10 min a pé)
Estádio do Dragão (5 min a pé) 

Autocarro (STCP)
305 / 402 / 805 / 8M
Paragem: ANTAS (L. CIDADÃO)

 

APRESENTAÇÃO

Fundado em 2007, o Instituto CRIAP estreou-se como unidade exclusivamente dedicada às ciências psicológicas.
Consciente de que o mercado de trabalho é cada vez mais exigente e competitivo, o Instituto CRIAP tomou para si o dever de preparar mais e melhores profissionais. Para isso, ao longo do seu percurso, tem vindo a reforçar a sua equipa com docentes altamente qualificados e de mérito reconhecido e apostado na diversificação das suas áreas de atuação. Atualmente, o Instituto CRIAP tem uma oferta formativa que abrange as áreas da Psicologia, Terapia da Fala, Serviço Social, Educação, Recursos Humanos, Ciências Forenses e Criminais. O seu compromisso assenta em padrões de rigor e qualidade científica, procurando aproximar-se dos parâmetros internacionais de exigência em cada uma das áreas formativas.
O seu modelo de atuação engloba diferentes tipologias de formação, desde workshops de curta duração a pós-graduações, procurando uma resposta mais adequada às necessidades formativas individuais de todos os que procuram os serviços do Instituto CRIAP. A partir dos serviços centrais, sediados no Porto, o Instituto CRIAP trabalha diariamente para chegar cada vez mais longe:
-Porto, Lisboa, Coimbra, Madeira e Açores beneficiam já dos nossos serviços de formação;
-Com o novo projeto de ensino à distância (e-learning), o Instituto CRIAP toma para si o desafio de levar o conhecimento científico além-fronteiras.

 

  Contactar o organizador
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