Pós-Graduação Intensiva em Proteção de Crianças e Jovens: entre o Risco e a Justiça - 4ª Edição [Porto // Live Streaming]Instituto CRIAPSábado, 14 de janeiro de 2017 às 09:30 - Sábado, 15 de julho de 2017 às 18:00 (WET) |
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Detalhes do evento
CERTIFICAÇÃO | ACREDITAÇÃO | RECONHECIMENTO | PROTOCOLO
DGERT
O sistema de certificação de entidades formadoras, a par de outros mecanismos, é um dos garantes da qualidade do Sistema Nacional de Qualificações em Portugal. Ler mais >>
Ensino Superior
Só em 2014 foram registados, pelas 308 CPCJ distribuídas pelo país, mais de 28 000 novos processos de crianças e jovens em risco. Com os mais de 37 000 que transitaram do ano passado, temos um total de mais de 65 000 processos acompanhados no âmbito das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Risco. As causas não variam muito: a violência doméstica, a exposição das crianças/jovens ao conflito no contexto familiar, o direito à educação e a negligência são algumas delas. Torna-se, assim, cada vez mais importante a necessidade de uma atualização constante por parte dos profissionais que trabalham diretamente com crianças e jovens. Aqui o seu papel torna-se fundamental no sentido de detetar novos casos. No entanto, é necessário que saibam identifica-los, que estejam atentos aos sinais no sentido de os sinalizar o mais precocemente possível.
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar até 11 ECTS, podendo constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.Ler mais >>
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Os formandos poderão no final da formação exercer funções Técnicas em Instituições de Solidariedade Social, nomeadamente: IPSS, Misericórdias, Mutualidades, Fundações, entre outras, mas também em entidades públicas, de salientar: Municípios, Juntas de Freguesia, Instituto da Segurança Social, Escolas, entre outros. Torna ainda o/a profissional habilitado/a a intervir com crianças e jovens em risco em Lares de Infância e Juventude, Centros de Acolhimento Temporários e outros.
DESTINATÁRIOS
A Pós-Graduação em Proteção de Crianças e Jovens: entre o Risco e a Justiça destina-se a estudantes e profissionais das áreas das ciências humanas e sociais (psicologia, serviço social, criminologia, sociologia, educação, e outros), e das ciências da saúde (enfermeiros, médicos e outros).
PORQUÊ ESCOLHER ESTA FORMAÇÃO?
Só em 2014 foram registados, pelas 308 CPCJ distribuídas pelo país, mais de 28 000 novos processos de crianças e jovens em risco. Com os mais de 37 000 que transitaram do ano passado, temos um total de mais de 65 000 processos acompanhados no âmbito das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Risco. As causas não variam muito: a violência doméstica, a exposição das crianças/jovens ao conflito no contexto familiar, o direito à educação e a negligência são algumas delas. Torna-se, assim, cada vez mais importante a necessidade de uma atualização constante por parte dos profissionais que trabalham diretamente com crianças e jovens. Aqui o seu papel torna-se fundamental no sentido de detetar novos casos. No entanto, é necessário que saibam identifica-los, que estejam atentos aos sinais no sentido de os sinalizar o mais precocemente possível.
OBJETIVOS GERAIS
- Capacitar profissionais e estudantes para a intervenção conceptual e prática na problemática das crianças e jovens e risco, através de um aprofundamento científico multidisciplinar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar e caracterizar situações de risco/perigo;
- Conhecer e compreender instrumentos de avaliação aplicados à problemática;
- Adquirir noções relativas no âmbito das competências de intervenção com crianças e jovens em risco/perigo;
- Compreender a legislação desta área usando-a como uma ferramenta de trabalho.
Live streaming
O que é o Live Stream?
É um serviço inovador que permite ao aluno assistir em direto às aulas presenciais, acedendo de um modo simples à apresentação do professor e interagindo com este e a restante turma. De um modo simples, o aluno acede a partir do seu computador, tablet ou smartphone à sala virtual e visualiza a apresentação powerpoint ou qualquer outro material pedagógico disponibilizado, ao vídeo e áudio em directo da sala e aos conteúdos disponibilizados, tais como manuais, ficheiros de apoio, etc., e interage através de som, imagem ou texto.
Vantagens
- Comodidade, pois permite aceder à sala, professor e restantes alunos em tempo real a partir de qualquer local que possua pelo menos uma ligação de banda larga à internet;
- Sem necessidade de instalação de softwares;
- Interação total com o professor e restantes alunos;
- Condições de imagem e som de qualidade;
- Cedência de materiais digitais.
Garantias
- Acesso a todos os materiais e informações veiculadas na aula presencial;
- Qualidade de som e imagem na captação;
- Professores de referência nas áreas de lecionamento;
- Interação com professor e restante turma.
A quem se dirige
- Alunos que estejam geograficamente distantes dos centros de formação;
- Alunos sem possibilidade de horários compatíveis com a formação.
PLANO CURRICULAR
Conferência inaugural:
– A infância, a juventude e o risco
- Evolução histórica do conceito de criança;
- Conceitos, definições e tipologias;
- Identificar e reconhecer o maltrato;
- Fatores de risco VS Fatores protetores;
- Intergeracionalidade;
Direito de menores
- Definição dos Conceitos:
– Criança
– Direitos Fundamentais
– Responsabilidades Parentais
– Adoção
– Apadrinhamento Civil - Processos tutelares cíveis:
– Adoção
– Apadrinhamento civil
Sistema legal de Promoção e Proteção
- Os Direitos Fundamentais das Crianças
- A génese das CPM
- A alteração legislativa que conduziu à criação das CPCJ
- O Sistema Legal de Promoção e Proteção: Âmbito e competências das ECMIJ no Sistema de Promoção e Proteção
- Natureza e competências das CPCJ
- Intervenção judicial
- Medidas de Promoção e Proteção e Acordo negociado em meio natural de vida e em regime residencial
- Pedidos de autorização para a participação de crianças em eventos culturais e recreativos
Modelos e técnicas no atendimentos de casos
- Definições gerais relativas a situações de maus-tratos
- Indicadores e contextos de risco/contextos de proteção
- Orientações relativas aos processos de sinalização e coordenação entre as ECMIJ e as CPCJ
- Informação acerca de técnicas e instrumentos que possam facilitar o processo de avaliação diagnóstica nos casos de maus-tratos ou outras situações de perigo
- Métodos e técnicas de atendimento à criança/família
- Intervenção: questões ético-deontológicas
- Métodos e técnicas com orientações que facilitem o processo de avaliação das situações de perigo
Gestão/Mediação de conflitos
- Das interações sociais aos conflitos;
- Mediação escolar: uma gestão positiva;
Competências parentais: modelos de intervenção psicossocial
- Competências parentais e educação parental: definição de conceitos;
- Programas de intervenção e instrumentos de avaliação de competências parentais;
Crianças e jovens: modelos de intervenção
- Contextualização da intervenção: contextos, modelos e instrumentos de intervenção;
- Intervenção individual com a criança/jovem;
- Intervenção grupal com a criança/jovem;
Violência(s) na Escola/Pares
- A especificidade da intervenção sobre a problemática da violência em crianças e adolescentes, em contexto educativo
- Violência em contexto escolar: tipos de intervenção e metodologia
- Fatores de eficácia na intervenção
- Fatores de risco para violência em contexto escolar
- Medidas promotoras de um ambiente escolar seguro
- Aspetos fundamentais do treino de professores
Violência nas Relações de Intimidades Juvenis
- Conceitos e definições
- Formas de agressão
- Vitimação: género e idade
- Relação agressor/vítima
- Abordagens explicativas
- Fatores mediadores para a agressão e vitimação
- Jovens vítimas e agressores nas suas relações íntimas
Visitas institucionais
- Visitas/Contactos Institucionais;
Quando e onde
INSTITUTO CRIAP
Avenida Fernão de Magalhães, 1862, 5º piso
4350-158 Porto
Portugal
Sábado, 14 de janeiro de 2017 às 09:30 - Sábado, 15 de julho de 2017 às 18:00 (WET)
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Organizador
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+351 225 492 190
+351 225 097 667
+351 225 026 201
+351 918 081 537
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Dias úteis: 09:00h às 19:00h
Sábado: 09:30h às 17:30h
COMO CHEGAR AO INSTITUTO CRIAP
Lat. 41.165383 | Lon. -8.588517
Pontos de Referência
Junto à Loja do Cidadão; McDonald's das Antas; Estádio do Dragão;
VCI (também chamada IC23) > Saída: Antas
Metro
Combatentes (10 min a pé)
Estádio do Dragão (5 min a pé)
Autocarro (STCP)
305 / 402 / 805 / 8M
Paragem: ANTAS (L. CIDADÃO)
APRESENTAÇÃO
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