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Pós-Graduação em Perturbações do Desenvolvimento da 1ª Infância à Adolescência: Avaliação e Intervenção - 4ª Edição [MADEIRA]

Instituto CRIAP

Sábado, 17 de setembro de 2016 às 09:00 - Domingo, 28 de maio de 2017 às 13:00 (WEST)

Pós-Graduação em Perturbações do Desenvolvimento da 1ª...

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inscrição Terminado 160,00 € 6,14 €

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Detalhes do evento

CERTIFICAÇÃO | ACREDITAÇÃO | RECONHECIMENTO | PROTOCOLO

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DGERT

O sistema de certificação de entidades formadoras, a par de outros mecanismos, é um dos garantes da qualidade do Sistema Nacional de Qualificações em Portugal. Ler mais >>

Ensino Superior

Por se tratar de uma formação pós-graduada, que assume carácter profissionalizante, visando a prática profissional no âmbito da Dislexia e outras Perturbações Neurodesenvolvimentais, a matrícula é imediata desde que o candidato possua uma licenciatura numa área afim. Caso o candidato seja finalista ou pretenda ingressar com base na experiência profissional, fica obrigado a apresentar um CV detalhado, o qual será analisado pela Coordenação do curso em questão e, simultaneamente, pela Direção Pedagógica. Estes dois órgãos autorizarão, ou não, a inscrição do candidato no curso em questão. Esta opção justifica-se ainda, no pressuposto que a formação referida implica o domínio de conhecimentos específicos e um estudo avançado na área da Dislexia e outras Perturbações Neurodesenvolvimentais, só assim se garantindo uma máxima rentabilização dos conhecimentos ministrados na mesma.

Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar até 12 ECTS, podendo constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado. Ler mais >>


SAÍDAS PROFISSIONAIS

Após conclusão da pós-graduação os formandos poderão desempenhar as atividades profissionais de Terapia da fala com conhecimentos aprofundados em várias perturbações na criança e no adolescente.

 Poderão intervir em várias áreas e instituições:

  • Hospitais Pediátricos, Centros de saúde, Jardins de Infância, Escolas, Unidade de Apoio de Ensino Estruturado, CERCIS, Clínicas privadas e outras instituições de atendimento a utentes portadores das perturbações consideradas na Pós-Graduação.

DESTINATÁRIOS

A Pós-Graduação em Perturbações do Desenvolvimento da 1ª Infância à Adolescência: Avaliação e Intervenção destina-se a terapeutas da fala e alunos finalistas de cursos de terapia da fala.


OBJETIVOS GERAIS

  • Desenvolver conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e intervenção aplicadas na Terapia da Fala nas várias perturbações de desenvolvimento;
  • Explorar situações clínicas e conceptualizadas;
  • Adquirir conhecimentos em áreas de avaliação e intervenção correlacionadas;
  • Potencializar o raciocínio clínico baseado em casos clínicos específicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Efetuar uma avaliação clínica e de diagnóstico;
  • Adquirir ferramentas específicas de avaliação na Terapia da Fala;
  • Aplicar ferramentas de avaliação de eficácia terapêutica;
  • Adquirir conhecimentos em áreas de avaliação e intervenção correlacionadas;
  • Potencializar o raciocínio clínico baseado em casos clínicos específicos;
  • Competências de avaliação clínica e de diagnóstico.

PLANO CURRICULAR

Avaliação e intervenção nas perturbações de base sensorial

  • Avaliação e intervenção no neonato;
  • Avaliação e intervenção nas dificuldades de alimentação na infância de base sensorial;
  • Reconhecimento de sinais e sintomas de uma disfunção sensorial;
  • Análise e discussão de casos clínicos.

Perturbações da fala e da linguagem

a) Avaliação nas perturbações dos sons da fala e da linguagem

  • Teste de linguagem ALPE e teste fonético e fonológico ALPE;
  • Avaliação fonológica – desafios atuais;
  • Teorias fonológicas aplicadas à reabilitação do desenvolvimento e/ou do funcionamento fonológico e/ou fonético;
  • Intervenção nas perturbações dos sons da fala. O que há de novo?
  • Exploração de metodologias de intervenção para reabilitação do desempenho fonético e fonológico;
  • Análise e discussão de casos clínicos.

b) Perturbações Específicas da Linguagem

  • Avaliação da PEL: domínios da linguagem, avaliação dinâmica, prática baseada na evidência;
  • Intervenção na PEL: métodos, técnicas e estratégias;
  • Especificações da intervenção em cada um dos subtipos de PEL;
  • Análise e discussão de casos clínicos.

c) Avaliação e intervenção na dispráxia verbal de desenvolvimento

  • Análise e discussão de casos clínicos;
  • Intervenção em crianças/adolescentes com deficiência e atividades de estimulação em contexto escolar.

d) Perturbação da fluência

  • Avaliação e intervenção na disfluência do desenvolvimento e na gaguez;
  • Análise e discussão de casos clínicos.

Perturbações específicas de aprendizagem

  • Avaliação e intervenção nas perturbações da leitura e da escrita (métodos, estratégias e atividades);
  • Competências metalinguísticas;
  • Diagnóstico diferencial entre: perturbação específica da linguagem, dislexia e disortografia.

Perturbações da audição

A audição e as ajudas auditivas na terapia da fala:

  • Implicações das diversas perdas auditivas no desenvolvimento;
  • Etapas de desenvolvimento das competências auditivas;
  • A acústica da fala e a audição;
  • Ajudas técnicas: prótese auditiva, implante coclear e sistemas de apoio à escuta.

A avaliação e recolha de informação diagnóstica Mestre evidence-based:

  • Instrumentos e provas de avaliação;
  • Observação e análise de vídeos.

Modelos de Intervenção e opções de comunicação na surdez:

  • Contínuo audição/ visão no acesso à comunicação;
  • A família no processo de intervenção;
  • Estratégias e técnicas;
  • Análise e discussão de casos práticos.

Perturbações do Espectro do Autismo

  • Diagnóstico, comorbilidades e tratamentos nas PEA;
  • Avaliação nas PEA: análise de vários Instrumentos específicos na avaliação das PEA;
  • Avaliação psicoeducacional e implicações na intervenção;
  • Intervenção centrada na Imitação e no jogo;
  • Estratégias de modificação do comportamento na criança e no adolescente com PEA/Síndrome de Asperger;
  • Definir a perturbação da comunicação e da linguagem no autismo;
  • Estratégias de intervenção para a comunicação e a linguagem;
  • A família no processo de intervenção;
  • SAAC. PECS;
  • O ensino estruturado;
  • Materiais para utilizar na intervenção;
  • Modelos de intervenção recomendada pelas guidelines;
  • D.I.R. Model/Floor Time;
  • Intensive interaction;
  • Hanen Centre’s “It Takes Two To Talk”;
  • ABLC;
  • Social Skills Training;
  • Análise e discussão de casos clínicos;
Tem dúvidas sobre Pós-Graduação em Perturbações do Desenvolvimento da 1ª Infância à Adolescência: Avaliação e Intervenção - 4ª Edição [MADEIRA]? Contacte Instituto CRIAP

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Quando e onde


Pestana Palms
Rua do Gorgulho, 17
9000-107 Funchal
Portugal

Sábado, 17 de setembro de 2016 às 09:00 - Domingo, 28 de maio de 2017 às 13:00 (WEST)


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Organizador

Instituto CRIAP

 

CONTACTOS GERAIS

MORADA: 
Avenida Fernão de Magalhães, 1862, 5º piso
4350-158 Porto

 

EMAIL: 
geral@criap.com

 

TELF: 
+351 225 492 190
+351 225 097 667
+351 225 026 201
+351 918 081 537

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 
Dias úteis: 09:00h às 19:00h
Sábado: 09:30h às 17:30h

 

 

COMO CHEGAR AO INSTITUTO CRIAP

Coordenadas GPS
Lat. 41.165383 | Lon. -8.588517

Pontos de Referência
Junto à Loja do Cidadão; McDonald's das Antas; Estádio do Dragão; 
 
Carro
VCI (também chamada IC23) > Saída: Antas 

Metro
Combatentes (10 min a pé)
Estádio do Dragão (5 min a pé) 

Autocarro (STCP)
305 / 402 / 805 / 8M
Paragem: ANTAS (L. CIDADÃO)

 

APRESENTAÇÃO

Fundado em 2007, o Instituto CRIAP estreou-se como unidade exclusivamente dedicada às ciências psicológicas.
Consciente de que o mercado de trabalho é cada vez mais exigente e competitivo, o Instituto CRIAP tomou para si o dever de preparar mais e melhores profissionais. Para isso, ao longo do seu percurso, tem vindo a reforçar a sua equipa com docentes altamente qualificados e de mérito reconhecido e apostado na diversificação das suas áreas de atuação. Atualmente, o Instituto CRIAP tem uma oferta formativa que abrange as áreas da Psicologia, Terapia da Fala, Serviço Social, Educação, Recursos Humanos, Ciências Forenses e Criminais. O seu compromisso assenta em padrões de rigor e qualidade científica, procurando aproximar-se dos parâmetros internacionais de exigência em cada uma das áreas formativas.
O seu modelo de atuação engloba diferentes tipologias de formação, desde workshops de curta duração a pós-graduações, procurando uma resposta mais adequada às necessidades formativas individuais de todos os que procuram os serviços do Instituto CRIAP. A partir dos serviços centrais, sediados no Porto, o Instituto CRIAP trabalha diariamente para chegar cada vez mais longe:
-Porto, Lisboa, Coimbra, Madeira e Açores beneficiam já dos nossos serviços de formação;
-Com o novo projeto de ensino à distância (e-learning), o Instituto CRIAP toma para si o desafio de levar o conhecimento científico além-fronteiras.

 

  Contactar o organizador
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