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Pós-Graduação em Neuropsicologia Pediátrica - 7ª Edição [LISBOA]

Instituto CRIAP

Sábado, 8 de outubro de 2016 às 09:00 - Sábado, 3 de junho de 2017 às 18:00 (WEST)

Pós-Graduação em Neuropsicologia Pediátrica - 7ª...

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CERTIFICAÇÃO | ACREDITAÇÃO | RECONHECIMENTO | PROTOCOLO

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O sistema de certificação de entidades formadoras, a par de outros mecanismos, é um dos garantes da qualidade do Sistema Nacional de Qualificações em Portugal. Ler mais >>


Ensino Superior

Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar até 15 ECTS.


SAÍDAS PROFISSIONAIS

Entre as entidades empregadoras contam-se nomeadamente hospitais, serviços de saúde públicos e privados, estabelecimentos de ensino, serviços de reinserção social, empresas e organizações de solidariedade e apoio social, Serviços de reinserção social, serviços de segurança, assistência social, órgãos de administração central e local entre outros.


DESTINATÁRIOS

A Pós-Graduação em Neuropsicologia Pediátrica destina-se a estudantes universitários a frequentar licenciatura e/ou mestrado integrado em Psicologia, bem como a profissionais desta área.


OBJETIVOS GERAIS

  • Disponibilizar instrumentos teórico-práticos e conceptuais que permitam um entendimento explicativo das relações entre o desenvolvimento estrutural e funcional do cérebro humano;
  • Promover conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e intervenção neuropsicológica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar as principais alterações neuropsicológicas, correlacionar as mesmas com as várias dinâmicas encefálicas subjacentes e planificar os passos do ato clínico inerente a cada uma delas.

PLANO CURRICULAR
Neuropsicologia: Abordagem histórica

  • Aspetos conceptuais e evolução histórica do binómio encéfalo/atividade mental
  • Âmbitos de atuação da Neuropsicologia
  • O Ato Clínico em Neuropsicologia

O contributo da biologia na neuropsicologia

  • Desenvolvimento neurobiológico
  • Defeitos do cariótipo
  • Hereditariedade e doenças genéticas

Neuroanatomia funcional da atividade cognitiva, emocional, conduta e personalidade

  • Generalidades: visão global do neuro-eixo
  • Estruturas de proteção: crânio, meninges, sistema ventricular e barreira hemato-encefálica
  • Organização anatomo-funcional do sistema nervoso:
  • Células nervosas
  • Transmissão sináptica
  • Noções de neuroquímica
  • Neuroembriologia
  • Anatomia-funcional das estruturas corticais e subcorticais
  • Anatomia-funcional do tronco encefálico e cerebelo
  • Noções de anatomia da medula, sistema nervoso periférico, sistema nervoso autónomo e sistema nervoso entérico
  • Diferenças inter-hemisféricas
  • Vascularização do encéfalo
  • Modelo Funcional de Lúria e o princípio da hierarquização da atividade mental

Principais alterações das funções nervosas

  • Especialização hemisférica
  • Autonomia funcional
  • Síndromes
  • Conexões

 Malformações e complicações neonatais

  • Breves noções da anatomia e fisiologia do sistema nervoso central (SNC)
  • Aspetos relevantes do desenvolvimento neuroembriológico do SNC
  • Etapas do desenvolvimento psicomotor
  • Abordagem da avaliação do desenvolvimento e do exame neurológico da criança
  • Principais patologias relacionadas com cada fase da maturação do SNC
  • Malformações congénitas do SNC resultantes de mutações genéticas, cromossomopatias, infeções intrauterinas ou doença metabólica, com relevância no desenvolvimento
  • Situações perinatais com particular relevância no desenvolvimento das crianças: o baixo peso no recém-nascido, hiperbilirrubinémia, meningite e asfixia

Noções de patologia encefálica e suas consequências neuropsicológicas

  • Neuropsicopatologia dos traumatismos crânio encefálicos
  • Neuropsicopatologia das epilepsias
  • Neuropsicopatologia dos tumores do encéfalo
  • Neuropsicopatologia dos acidentes vasculares cerebrais
  • Neuropsicopatologia das doenças infeciosas e inflamatórias

Abordagem neurológica das dificuldades de aprendizagem

  • Dificuldades Especificas da Aprendizagem da Leitura, Escrita e Cálculo
  • As Bases Neurológicas das Dificuldades Especificas da Aprendizagem
  • Dificuldades Coordenação Motora
  • Défice de Atenção e Hiperatividade (DAH)
  • As bases neurobiológicas do DAH
  • Casos Clínicos

Exposição passiva a substâncias psicoativas

  • Neuropsicologia do consumo de drogas
  • Alterações neuropsicológicas associadas ao consumo de drogas

Abordagem neuropsicológica das dificuldades de aprendizagem

  • Défice de atenção
  • Dislexia
  • Disortografia e discalculia

Fundamentos da neuropsicomotricidade e a sua avaliação dinâmica em crianças e adolescentes

  • Fundamentos da Neuropsicomotricidade
  • Abordagem Filo, Socio e Ontogenética
  • O funcionamento Psicomotor
  • Avaliação dinâmica da neuropsicomotricidade
  • Apresentação da Bateria Psicomotora
  • Demonstração dos Fatores Psicomotores

Avaliação neuropsicológica de crianças

  • Exploração dos vários instrumentos de avaliação
  • Administração de diversos instrumentos de avaliação e a sua aplicação

Avaliação e Intervenção em Crianças com Necessidades Educativas Especiais

  • Evolução dos modelos e enquadramento legal na IPS:
    – Estrutura do sistema nacional em Portugal
    – Características das equipas locais de intervenção
    – Educação infantil – intervenção precoce e pré-escolar
  • Avaliação e intervenção precoce dos 0 aos 6 anos:
    Intervenção com crianças com MCC a partir dos 6 anos
    Deficiência motora, intelectual, visual e auditiva
    Causas, tipos, classificação, etiologia

 Reeducação neurocognitiva

  • Noção de desenvolvimento intelectual pós-natal e de neuroplasticidade
  • Conhecimento sobre o plano de intervenção neuropsicológica
  • Noção de estimulação, de reabilitação e de reserva cognitiva
  • Apresentação e discussão de diversos programas de treino cognitivo
  • Exploração dos diferentes exercícios e técnicas de papel e lápis em estimulação cognitiva
  • Eficácia da intervenção neuropsicológica

 Supervisão Clínica

  • Análise e discussão de casos clínicos:
    – Serão discutidos 2 a 3 casos clínicos por cada sessão de formação
  • Casos clínicos resultantes da atividade profissional e dos contextos de atuação dos formandos e formadores

 Projeto Final

  • Orientação Tutelar
  • História clínica
  • Análise funcional
  • Diagnóstico
  • Intervenção
  • Tratamento de dados: registo clínico
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Quando e onde


Lisboa - Oriente
Av. D. João II – Parque das Nações
1990-221 Lisboa
Portugal

Sábado, 8 de outubro de 2016 às 09:00 - Sábado, 3 de junho de 2017 às 18:00 (WEST)


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Organizador

Instituto CRIAP

 

CONTACTOS GERAIS

MORADA: 
Avenida Fernão de Magalhães, 1862, 5º piso
4350-158 Porto

 

EMAIL: 
geral@criap.com

 

TELF: 
+351 225 492 190
+351 225 097 667
+351 225 026 201
+351 918 081 537

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 
Dias úteis: 09:00h às 19:00h
Sábado: 09:30h às 17:30h

 

 

COMO CHEGAR AO INSTITUTO CRIAP

Coordenadas GPS
Lat. 41.165383 | Lon. -8.588517

Pontos de Referência
Junto à Loja do Cidadão; McDonald's das Antas; Estádio do Dragão; 
 
Carro
VCI (também chamada IC23) > Saída: Antas 

Metro
Combatentes (10 min a pé)
Estádio do Dragão (5 min a pé) 

Autocarro (STCP)
305 / 402 / 805 / 8M
Paragem: ANTAS (L. CIDADÃO)

 

APRESENTAÇÃO

Fundado em 2007, o Instituto CRIAP estreou-se como unidade exclusivamente dedicada às ciências psicológicas.
Consciente de que o mercado de trabalho é cada vez mais exigente e competitivo, o Instituto CRIAP tomou para si o dever de preparar mais e melhores profissionais. Para isso, ao longo do seu percurso, tem vindo a reforçar a sua equipa com docentes altamente qualificados e de mérito reconhecido e apostado na diversificação das suas áreas de atuação. Atualmente, o Instituto CRIAP tem uma oferta formativa que abrange as áreas da Psicologia, Terapia da Fala, Serviço Social, Educação, Recursos Humanos, Ciências Forenses e Criminais. O seu compromisso assenta em padrões de rigor e qualidade científica, procurando aproximar-se dos parâmetros internacionais de exigência em cada uma das áreas formativas.
O seu modelo de atuação engloba diferentes tipologias de formação, desde workshops de curta duração a pós-graduações, procurando uma resposta mais adequada às necessidades formativas individuais de todos os que procuram os serviços do Instituto CRIAP. A partir dos serviços centrais, sediados no Porto, o Instituto CRIAP trabalha diariamente para chegar cada vez mais longe:
-Porto, Lisboa, Coimbra, Madeira e Açores beneficiam já dos nossos serviços de formação;
-Com o novo projeto de ensino à distância (e-learning), o Instituto CRIAP toma para si o desafio de levar o conhecimento científico além-fronteiras.

 

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