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Pós-Graduação em Neuropsicologia Educacional - 6ª Edição [LISBOA]

Instituto CRIAP

Sábado, 12 de novembro de 2016 às 09:30 - Sexta-feira, 15 de setembro de 2017 às 18:00 (WET)

Pós-Graduação em Neuropsicologia Educacional - 6ª...

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inscrição Terminado 160,00 € 6,14 €

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Detalhes do evento

CERTIFICAÇÃO | ACREDITAÇÃO | RECONHECIMENTO | PROTOCOLO

dgert ufp UPT

DGERT
O sistema de certificação de entidades formadoras, a par de outros mecanismos, é um dos garantes da qualidade do Sistema Nacional de Qualificações em Portugal. Ler mais >>

Ensino Superior
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar até 21 ECTS.

Ler mais >>


SAÍDAS PROFISSIONAIS

Após a conclusão da Pós-Graduação em Neuropsicologia Educacional, os formandos poderão desempenhar atividades profissionais em contexto clínico e escolar com conhecimentos aprofundados sobre a avaliação e o funcionamento neurodesenvolvimental de crianças e jovens.


DESTINATÁRIOS

A Pós-Graduação em Neuropsicologia Educacional destina-se a profissionais e estudantes universitários, a frequentar o último ano da licenciatura e/ou mestrado integrado, em Psicologia.


PORQUÊ ESCOLHER ESTA FORMAÇÃO?

A Pós-Graduação em Neuropsicologia Educacional foi planeada para permitir aos Psicólogos um conhecimento do atual estado da arte relativamente às principais Perturbações Neurodesenvolvimentais e/ou dificuldades de aprendizagem e aprofundar os seus conhecimentos ao nível das estruturas corticais implicadas na aprendizagem, das manifestações sintomatológicas e dos perfis endofenotípicos e neuropsicológicos das principais Perturbações Neurodesenvolvimentais, da avaliação neuropsicológica e da intervenção psicoterapêutica e neuropsicológica nas diversas perturbações/dificuldades abordadas ao longo desta Pós-Graduação.


OBJETIVOS GERAIS

A Pós-Graduação em Neuropsicologia Educacional tem como objetivos gerais:

  • Identificar as manifestações sintomatológicas associadas às dificuldades de aprendizagem e às perturbações neurodesenvolvimentais;
  • Compreender as dificuldades de aprendizagem e os perfis neuropsicológicos específicos associados a cada uma das perturbações neurodesenvolvimentais;
  • Conhecer os testes e as baterias de avaliação neuropsicológica para mensuração das diversas funções comprometidas nas crianças e jovens com perturbação neurodesenvolvimental;
  • Interpretar os resultados de um protocolo de avaliação neuropsicológica;
  • Aplicar protocolos de intervenção adequados às dificuldades de aprendizagem e às perturbações neurodesenvolvimentais em resultado das funções neurocognitivas comprometidas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer as bases neuroanatómicas e a sua relação com a aprendizagem normal e patológica;
  • Identificar os modelos conceptuais associados às dificuldades de aprendizagem e às perturbações neurodesenvolvimentais;
  • Indicar os critérios de diagnóstico específicos para as perturbações neurodesenvolvimentais, a sua relação comórbida e a relevância da avaliação diferencial;
  • Compreender o funcionamento neurocognitivo presente nas dificuldades de aprendizagem e nas perturbações neurodesenvolvimentais;
  • Descrever as principais funções neurocognitivas a serem mensuradas em contexto de avaliação das dificuldades de aprendizagem ou da perturbação neurodesenvolvimental;
  • Administrar, cotar e interpretar os resultados de um protocolo de avaliação neuropsicológica;
  • Descrever os perfis neurocognitivos presentes nas perturbações neurodesenvolvimentais;
  • Elaborar um protocolo de intervenção com base nas funções neurocognitivas comprometidas e no diagnóstico diferencial efetuado;
  • Desenvolver um plano de intervenção neuropsicológico com base na reabilitação e estimulação cognitiva;
  • Aplicar protocolos de intervenção neuropsicológica com recursos a programas informatizados (ex. COGWEB,…);
  • Compreender a aplicabilidade das medidas educativas especiais tendo por base o Decreto-Lei n.º 3/2008 e a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) nas crianças com necessidades educativas especiais decorrentes de uma perturbação neurodesenvolvimental.

PLANO CURRICULAR

Neuroanatomia funcional

  • Generalidades
  • Embriogénese do SNC
  • Neurocitologia
  • Potencial de ação e bases de neuroquímica
  • Anatomia macroscópica do encéfalo
  • Encéfalo e atividade mental
  • O modelo neuropsicofisiológico de Luria

Perturbações da Linguagem e da Comunicação

  • Fundamentos de filogénese da linguagem
  • Fundamentos neuropsicológicos
  • Teorias da linguagem – da comunicação verbal à não-verbal
  • Formas de avaliação dinâmica
  • Da avaliação à intervenção
  • Treino prático com a Bateria de Boston e Teste de Barcelona
  • Prática simulada: definição de um protocolo de intervenção com base num caso clínico

Avaliação Neuropsicológica na Criança e no Adolescente

  • Entrevista de avaliação neuropsicológica
  • A psicometria na avaliação neuropsicológica
  • Avaliação neuropsicológica das funções: inteligência, memória, memória de trabalho, funções executivas, atenção, linguagem, perceção, lateralidade
  • Baterias de avaliação neuropsicológica [BANC e NEPSY]
  • Análise de protocolos de avaliação neuropsicológica da criança e do adolescente
  • Estrutura e redação de um relatório de avaliação neuropsicológica
  • Análise funcional
  • Simulação prática: aplicação, cotação e interpretação de diversos testes de avaliação neuropsicológica
  • Interpretação de protocolos de avaliação neuropsicológica de crianças com perturbações neurodesenvolvimentais e dificuldades de aprendizagem

Intervenção Neuropsicológica

  • Noção de desenvolvimento intelectual pós-natal e de neuroplasticidade
  • Conhecimento sobre o plano de intervenção neuropsicológico
  • Noção de estimulação, de reabilitação e de reserva cognitiva
  • Apresentação e discussão de diversos programas de treino cognitivo
  • Exploração dos diferentes exercícios e técnicas de papel e lápis em estimulação cognitiva
  • Eficácia da intervenção neuropsicológica
  • Definições gerais acerca da intervenção cognitiva
  • Apresentação e discussão de diversos programas de treino cognitivo
  • Exploração dos diferentes materiais e programas informatizados
  • Treino prático CogWeb® Kids
  • Eficácia da intervenção cognitiva
  • Técnicas operantes, vicariantes e cognitivas para reabilitação neuropsicológica em crianças e adolescentes
  • Prática simulada

Sobredotação e Rendimento Superior: Conceito, Avaliação e Intervenção

  • Introdução teórica à sobredotação e rendimento superior
  • Definição do conceito – o que significa ser sobredotado?
  • Como se diferencia de outros conceitos próximos?
  • Principais modelos explicativos da sobredotação e implicações práticas dos mesmos
  • Características dos alunos sobredotados
  • Mitos associados à sobredotação
  • Sinalização e avaliação da sobredotação
  • Cuidados e problemas na avaliação da sobredotação
  • Fases, estratégias, instrumentos e informantes-chave no processo de avaliação
  • O caso específico da identificação precoce da sobredotação
  • Intervenção na sobredotação e no talento
  • Medidas legislativas de apoio à sobredotação
  • Tipos e modelos de atendimento educativo para alunos sobredotados
  • O papel dos agentes educativos diretos (família e escola) e das associações de apoio
  • Projetos e iniciativas em desenvolvimento
  • Análise de casos práticos

Necessidades Educativas Especiais e Classificação Internacional de Funcionalidade

  • Enquadramento das necessidades educativas especiais
  • A Legislação em Portugal: Decreto-Lei n.º 3/2008
  • Programa Educativo Individual
  • Classificação Internacional de Funcionalidade – Versão para crianças e Jovens (CIF – CJ): Enquadramento da CIF
  • Apresentação e exploração do material: estrutura, componentes e sistema de codificação
  • Articulação e aplicação do sistema de codificação da CIF-CJ
  • Prática: aplicação do sistema de codificação da CIF-CJ, com base num caso

Perturbações do Espetro do Autismo

  • Abordagem teórica
  • Perspetiva histórica e evolução do conceito
  • Definição
  • Prevalência
  • Comorbilidades
  • Etiologia
  • Impacto nos vários contextos
  • Principais características das crianças com Autismo
  • Avaliação do autismo: instrumentos de avaliação: PEP-R e PEP-3 e ADOS
  • Materiais de intervenção específicos do autismo
  • Apresentação das Guidelines para o Autismo
  • Programa de intervenção Psicoeducacional Integrada e Modelos do Ensino Estruturado
  • Intervenção Centrada na Imitação e no Jogo
  • Estratégias de modificação do comportamento

Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita

  • Princípios orientadores do processo de aprendizagem da leitura e da escrita
  • Caraterísticas das dificuldades de aprendizagem
  • Fatores etiológicos, das dificuldades de aprendizagem
  • Problemas sociais, comportamentais e emocionais, da dificuldade de aprendizagem
  • Análise e discussão de casos práticos

Dislexia

  • Dificuldades de Aprendizagem Específicas
  • Definição de Dislexia
  • Modelos de Desenvolvimento da Leitura
  • Funções Neuropsicológicas e Psicolinguísticas na Dislexia
  • Sinais de Alerta e Critérios de Diagnóstico
  • Tipologia(s), Prevalência e Comorbilidades Associadas
  • Etiologia da Dislexia
  • Avaliação Psicológica
  • Avaliação e Perfis Cognitivos/Intelectuais
  • Avaliação Neuropsicológica e Psicolinguística
  • Métodos, Estratégias e Técnicas de Intervenção
  • Atividades e Exercícios de Reeducação na Dislexia
  • Medidas Educativas Especiais a Aplicar na Dislexia (CIF e DL 3/2008)
  • Simulação prática: administração, cotação e interpretação dos resultados da avaliação clínica
  • Aplicação de protocolos de intervenção reeducativa na Dislexia

Hiperatividade com Défice de Atenção: Avaliação e Intervenção

Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA):

  • Perspetiva histórica e evolução do conceito
  • Definição
  • Critérios de diagnóstico (DSM-IV-TR e CID-10) e subtipos de PHDA
  • Prevalência
  • Comorbilidades
  • Etiologia
  • Impacto nos vários contextos
  • Principais características das crianças com PHDA
  • Avaliação da PHDA:
  • Fontes de informação
  • Fases do processo de avaliação e diagnóstico
  • Anamnese e entrevistas semiestruturadas
  • Escalas de avaliação clínica dos comportamentos de PHDA (rating scales)
  • Avaliação neuropsicológica das funções executivas, dos processos de atenção e memória
  • Observação direta do comportamento
  • Avaliações complementares
  • Intervenção Terapêutica Multimodal:
  • Intervenção farmacológica
  • Intervenção cognitivo-comportamental
  • Intervenção psicossocial
  • Medidas educativas especiais e sua aplicabilidade
  • Metodologias de monitorização e avaliação de eficácia da intervenção

Projeto Final

  • Orientação Tutelar
  • Exploração do estado da arte ao nível das funções neuro cognitivas comprometidas nas dificuldades ou perturbações neurodesenvolvimentais
  • Aplicação de instrumentos de avaliação neuropsicológica, interpretação dos resultados e dos perfis neuropsicológicos obtidos
  • Intervenção específica em crianças com dificuldades de aprendizagem ou perturbações neurodesenvolvimentais
  • Elaboração de um processo de intervenção em função do quadro clínico apresentado pela criança
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Quando e onde


Lisboa - Oriente
Av. D. João II – Parque das Nações
1990 Lisboa
Portugal

Sábado, 12 de novembro de 2016 às 09:30 - Sexta-feira, 15 de setembro de 2017 às 18:00 (WET)


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Organizador

Instituto CRIAP

 

CONTACTOS GERAIS

MORADA: 
Avenida Fernão de Magalhães, 1862, 5º piso
4350-158 Porto

 

EMAIL: 
geral@criap.com

 

TELF: 
+351 225 492 190
+351 225 097 667
+351 225 026 201
+351 918 081 537

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 
Dias úteis: 09:00h às 19:00h
Sábado: 09:30h às 17:30h

 

 

COMO CHEGAR AO INSTITUTO CRIAP

Coordenadas GPS
Lat. 41.165383 | Lon. -8.588517

Pontos de Referência
Junto à Loja do Cidadão; McDonald's das Antas; Estádio do Dragão; 
 
Carro
VCI (também chamada IC23) > Saída: Antas 

Metro
Combatentes (10 min a pé)
Estádio do Dragão (5 min a pé) 

Autocarro (STCP)
305 / 402 / 805 / 8M
Paragem: ANTAS (L. CIDADÃO)

 

APRESENTAÇÃO

Fundado em 2007, o Instituto CRIAP estreou-se como unidade exclusivamente dedicada às ciências psicológicas.
Consciente de que o mercado de trabalho é cada vez mais exigente e competitivo, o Instituto CRIAP tomou para si o dever de preparar mais e melhores profissionais. Para isso, ao longo do seu percurso, tem vindo a reforçar a sua equipa com docentes altamente qualificados e de mérito reconhecido e apostado na diversificação das suas áreas de atuação. Atualmente, o Instituto CRIAP tem uma oferta formativa que abrange as áreas da Psicologia, Terapia da Fala, Serviço Social, Educação, Recursos Humanos, Ciências Forenses e Criminais. O seu compromisso assenta em padrões de rigor e qualidade científica, procurando aproximar-se dos parâmetros internacionais de exigência em cada uma das áreas formativas.
O seu modelo de atuação engloba diferentes tipologias de formação, desde workshops de curta duração a pós-graduações, procurando uma resposta mais adequada às necessidades formativas individuais de todos os que procuram os serviços do Instituto CRIAP. A partir dos serviços centrais, sediados no Porto, o Instituto CRIAP trabalha diariamente para chegar cada vez mais longe:
-Porto, Lisboa, Coimbra, Madeira e Açores beneficiam já dos nossos serviços de formação;
-Com o novo projeto de ensino à distância (e-learning), o Instituto CRIAP toma para si o desafio de levar o conhecimento científico além-fronteiras.

 

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