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Pós-Graduação em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar - 6ª Edição [Lisboa]

Instituto CRIAP

Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017 às 17:00 - Sábado, 30 de setembro de 2017 às 18:00 (WET)

Pós-Graduação em Intervenção Psicopedagógica em...

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inscrição Terminado 160,00 € 6,14 €

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Detalhes do evento

CERTIFICAÇÃO | ACREDITAÇÃO | RECONHECIMENTO | PROTOCOLO

dgert 80.5 CRÉDITOS

DGERT
O sistema de certificação de entidades formadoras, a par de outros mecanismos, é um dos garantes da qualidade do Sistema Nacional de Qualificações em Portugal. Ler mais >>
Acreditação da OPP
80.5 créditos na área de Psicologia Educacional. Esta Acreditação é exclusiva para formandos psicólogos e implica a avaliação da aprendizagem com aproveitamento. Ler mais >>

Ensino Superior
 

Por se tratar de uma formação pós-graduada, que assume carácter profissionalizante, visando a prática profissional no âmbito da Neuropsicologia, só é aceite a inscrição de alunos Licenciados, excetuando os módulos devidamente assinalados, nos quais se poderão inscrever: estudantes ou profissionais de outras áreas que se interessam pela temática. Esta opção justifica-se ainda, no pressuposto que a formação em causa (Intervenção Psicológica em Contexto Escolar) implica o domínio de conhecimentos específicos e um estudo avançado na área da Psicologia, só assim se garantindo uma máxima rentabilização dos conhecimentos ministrados na mesma.

Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar até 19 ECTS.

 Ler mais >>


SAÍDAS PROFISSIONAIS

Após conclusão da pós-graduação os formandos poderão desempenhar as atividades profissionais em contexto escolar com conhecimentos aprofundados nas variadas temáticas da criança e do adolescente. Poderão intervir em várias áreas e instituições, nomeadamente os Hospitais Pediátricos, Centros de saúde, Jardins de Infância, Escolas, Unidade de Apoio de Ensino Estruturado, CERCIS, Clínicas privadas e outras instituições de atendimento a utentes portadores das perturbações consideradas na Pós-Graduação.


DESTINATÁRIOS

A Pós-Graduação em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar destina-se a profissionais e estudantes universitários, a frequentar o último ano da licenciatura e/ou mestrado integrado, em Psicologia.


PORQUÊ ESCOLHER ESTA FORMAÇÃO?

A Pós-Graduação em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar foi planeada para permitir aos diversos técnicos que avaliam e intervêm com crianças/jovens em contexto escolar um conhecimento do atual estado da arte relativamente às dificuldades de aprendizagem, às principais Perturbações Neurodesenvolvimentais e restantes necessidades educativas especiais, bem como aprofundar os seus conhecimentos ao nível das manifestações sintomatológicas, dos perfis endofenotípicos, da avaliação e intervenção psicopedagógica nas diversas dificuldades e perturbações abordadas ao longo desta Pós-Graduação.


COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR

  • Competências de sinalização;
  • Competências técnicas específicas de intervenção;
  • Desenvolvimento de capacidade reflexiva crítica e raciocínio clínico.

OBJETIVOS GERAIS

A Pós-Graduação em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar tem como objetivos gerais:

  • Identificar as alterações e manifestações sintomatológicas associadas às dificuldades de aprendizagem;
  • Desenvolver conhecimentos necessários para uma adequada sinalização, avaliação e intervenção psicológica em contexto escolar nas várias dificuldades/perturbações da aprendizagem e restantes condições clínicas abordadas durante a Pós-Graduação;
  • Explorar situações de avaliação, intervenção e conceptualizadas/discussão de casos práticos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar os modelos conceptuais associados às dificuldades de aprendizagem e às restantes condições clínicas com impacto direto no desempenho escolar;
  • Interpretar os sinais de alerta e critérios de diagnósticos das diversas dificuldades específicas e perturbações abordadas ao longo da Pós-Graduação;
  • Administrar, cotar e interpretar os resultados de um protocolo de avaliação psicológica e psicopedagógica das principais funções/áreas comprometidas em crianças com alterações/dificuldades na aprendizagem escolar;
  • Desenvolver conhecimentos avançados na intervenção psicopedagógica em contexto escolar nas várias dificuldades específicas e perturbações abordadas ao longo da Pós-Graduação;
  • Compreender a aplicabilidade das medidas educativas especiais tendo por base o Decreto-Lei n.º 3/2008 e a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) nas crianças com necessidades educativas especiais.

PLANO CURRICULAR

Orientação Vocacional

  • Sistema de Ensino Português:
    – Ensino Básico
    – Ensino Secundário
    – Cursos Vocacionais (e Cursos de Educação e Formação)
    – Cursos Científico-Humanísticos
    – Cursos Profissionais
    – Cursos de Aprendizagem
    – Cursos do Ensino Artístico Especializado
    – Cursos de Especialização Tecnológica (CET)
    – Ensino Superior
  • Definição e objetivos da Orientação Vocacional
  • O papel do Psicólogo no contexto escolar e na orientação vocacional
  • A orientação em populações escolares específicas
  • Processo de Orientação Vocacional:
    – Etapas do processo
    – Tipologias: Individual, Grupo e de orientação para Pais
    – Entrevista e Genograma
    – Avaliação dos Mitos e Crenças
    – Avaliação dos Valores Profissionais
    – Avaliação dos Interesses
    – Avaliação da “Personalidade Vocacional”
    – Avaliação das Aptidões Específicas
    – Exploração Vocacional e Tomada de Decisão
  • Elaboração de Relatórios da avaliação vocacional
  • Simulação Prática:
    – Elaboração de um processo de orientação vocacional
    – Estudo de casos
    – Cotação e interpretação de questionários

 

(In)Sucesso Escolar: Compreender para Intervir

  • Enquadramento do conceito:
    – Conceito de sucesso escolar
    – Fatores de risco e fatores protetores do (in)sucesso escolar
  • Análise dos processos relacionados com o (in)sucesso escolar (cognitivos, emocionais, afetivos, contextuais)
  • Características dos alunos de insucesso
  • Intervenção educativa nos alunos com Insucesso:
    – Papel da escola
    – Papel da família
    – Análise de casos práticos
  • Características dos alunos de sucesso
  • Intervenção educativa nos alunos com Sucesso:
    – Papel da escola
    – Papel da família
    – Análise de casos práticos

 

Sobredotação e Rendimento Superior: Conceito, Avaliação e Intervenção

  • Introdução teórica à sobredotação e rendimento superior
  • Definição do conceito – o que significa ser sobredotado?
  • Como se diferencia de outros conceitos próximos?
  • Principais modelos explicativos da sobredotação e implicações práticas dos mesmos
  • Características dos alunos sobredotados
  • Mitos associados à sobredotação
  • Sinalização e avaliação da sobredotação
  • Cuidados e problemas na avaliação da sobredotação
  • Fases, estratégias, instrumentos e informantes-chave no processo de avaliação
  • O caso específico da identificação precoce da sobredotação
  • Intervenção na sobredotação e no talento
  • Medidas legislativas de apoio à sobredotação
  • Tipos e modelos de atendimento educativo para alunos sobredotados
  • O papel dos agentes educativos diretos (família e escola) e das associações de apoio
  • Projetos e iniciativas em desenvolvimento
  • Análise de casos práticos
  • Simulação prática: construção de um plano de intervenção para um caso de sobredotação

 

A problemática do divórcio em contexto escolar

  • Etapas do divórcio
  • Consequências nos adultos – na paretalidade
  • O divórcio enquanto fenómeno social
  • Eventuais consequências nas crianças
  • O divórcio e o rendimento escolar
  • O divórcio (económico) – disponibilidade para estudar
  • O divórcio e as consequências económicas – consequências na dinâmica familiar e rotina dos filhos
  • Consequências nas expetativas educacionais por parte dos filhos
  • Acompanhamento dos filhos – práticas educativas e divórcio

 

Avaliação e Intervenção no Processo do Luto

  • Reflexões em torno das perdas e do processo de luto
  • Terminologia relacionada com as perdas e o luto
  • Tipos de perdas e fatores de risco ao desenvolvimento de perturbações de luto
  • Principais concetualizações teóricas
  • Avaliação do Processo de Luto
  • Critérios de avaliação das perturbações de luto de acordo com DSM-V
  • Entrevista clínica adaptada aos contextos de luto
  • Instrumentos de avaliação validados para a população portuguesa
  • Intervenção Psicológica no Processo de Luto
  • Da intervenção psicológica à prática psicoterapêutica em contextos de luto
  • Abordagens teóricas e respetivas estratégias de intervenção psicológica com ilustrações clínicas

 

Necessidades Educativas Especiais e Classificação Internacional de Funcionalidade

  • Enquadramento das necessidades educativas especiais:
  • A Legislação em Portugal: Decreto-Lei n.º 3/2008
  • Programa Educativo Individual
  • Classificação Internacional de Funcionalidade
  • Versão para crianças e Jovens (CIF – CJ): enquadramento da CIF
  • Apresentação e exploração do material: estrutura, componentes e sistema de codificação
  • Articulação e aplicação do sistema de codificação da CIF-CJ
  • Prática: aplicação do sistema de codificação da CIF-CJ, com base num caso

 

Perturbações do Espetro do Autismo

  • Abordagem teórica
  • Perspetiva histórica e evolução do conceito
  • Definição
  • Prevalência
  • Comorbilidades
  • Etiologia
  • Impacto nos vários contextos
  • Principais características das crianças com Autismo
  • Avaliação do autismo: instrumentos de avaliação: PEP-R e PEP-3 e ADOS
  • Materiais de intervenção específicos do autismo
  • Apresentação das Guidelines para o Autismo
  • Programa de intervenção Psicoeducacional Integrada e Modelos do Ensino Estruturado
  • Intervenção Centrada na Imitação e no Jogo
  • Estratégias de modificação do comportamento

 

Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita

  • Princípios orientadores do processo de aprendizagem da leitura e da escrita
  • Caraterísticas das dificuldades de aprendizagem
  • Fatores etiológicos, das dificuldades de aprendizagem
  • Problemas sociais, comportamentais e emocionais, da dificuldade de aprendizagem
  • Análise e discussão de casos práticos

 

Dislexia

  • Dificuldades de Aprendizagem Específicas
  • Definição de Dislexia
  • Modelos de Desenvolvimento da Leitura
  • Funções Neuropsicológicas e Psicolinguísticas na Dislexia
  • Sinais de Alerta e Critérios de Diagnóstico
  • Tipologia(s), Prevalência e Comorbilidades Associadas
  • Etiologia da Dislexia
  • Avaliação Psicológica
  • Avaliação e Perfis Cognitivos/Intelectuais
  • Avaliação Neuropsicológica e Psicolinguística
  • Métodos, Estratégias e Técnicas de Intervenção
  • Atividades e Exercícios de Reeducação na Dislexia
  • Medidas Educativas Especiais a Aplicar na Dislexia (CIF e DL 3/2008)
  • Simulação prática: Administração, cotação e interpretação dos resultados da avaliação clínica
  • Aplicação de protocolos de intervenção reeducativa na Dislexia

 

Hiperatividade com Défice de Atenção: Avaliação e Intervenção

  • Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA):
    – Perspetiva histórica e evolução do conceito
    – Definição
    – Critérios de diagnóstico (DSM-IV-TR e CID-10) e subtipos de PHDA
    – Prevalência
    – Comorbilidades
    – Etiologia
    – Impacto nos vários contextos
    – Principais características das crianças com PHDA
  • Avaliação da PHDA:
    – Fontes de informação
    – Fases do processo de avaliação e diagnóstico
    – Anamnese e entrevistas semiestruturadas
    – Escalas de avaliação clínica dos comportamentos de PHDA (rating scales)
    – Avaliação neuropsicológica das funções executivas, dos processos de atenção e memória
    – Observação direta do comportamento
    – Avaliações complementares
  • Intervenção Terapêutica Multimodal:
    – Intervenção farmacológica
    – Intervenção cognitivo-comportamental
    – Intervenção psicossocial
    – Medidas educativas especiais e sua aplicabilidade
    – Metodologias de monitorização e avaliação de eficácia da intervenção

 

Projeto Final

  • Orientação Tutelar
  • Exploração do estado da arte sobre os recentes e possíveis avanços no conhecimento científico
  • Etiologia e perfis (neuro)cognitivos
  • Processos de avaliação
  • Processo de intervenção psicopedagógico
  • Plano de construção do material pedagógico
  • Descrição dos objetivos do material pedagógico
  • Desenvolvimento do material pedagógico
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Quando e onde


Lisboa - Oriente
Av. D. João II – Parque das Nações
1990 Lisboa
Portugal

Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017 às 17:00 - Sábado, 30 de setembro de 2017 às 18:00 (WET)


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Organizador

Instituto CRIAP

 

CONTACTOS GERAIS

MORADA: 
Avenida Fernão de Magalhães, 1862, 5º piso
4350-158 Porto

 

EMAIL: 
geral@criap.com

 

TELF: 
+351 225 492 190
+351 225 097 667
+351 225 026 201
+351 918 081 537

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 
Dias úteis: 09:00h às 19:00h
Sábado: 09:30h às 17:30h

 

 

COMO CHEGAR AO INSTITUTO CRIAP

Coordenadas GPS
Lat. 41.165383 | Lon. -8.588517

Pontos de Referência
Junto à Loja do Cidadão; McDonald's das Antas; Estádio do Dragão; 
 
Carro
VCI (também chamada IC23) > Saída: Antas 

Metro
Combatentes (10 min a pé)
Estádio do Dragão (5 min a pé) 

Autocarro (STCP)
305 / 402 / 805 / 8M
Paragem: ANTAS (L. CIDADÃO)

 

APRESENTAÇÃO

Fundado em 2007, o Instituto CRIAP estreou-se como unidade exclusivamente dedicada às ciências psicológicas.
Consciente de que o mercado de trabalho é cada vez mais exigente e competitivo, o Instituto CRIAP tomou para si o dever de preparar mais e melhores profissionais. Para isso, ao longo do seu percurso, tem vindo a reforçar a sua equipa com docentes altamente qualificados e de mérito reconhecido e apostado na diversificação das suas áreas de atuação. Atualmente, o Instituto CRIAP tem uma oferta formativa que abrange as áreas da Psicologia, Terapia da Fala, Serviço Social, Educação, Recursos Humanos, Ciências Forenses e Criminais. O seu compromisso assenta em padrões de rigor e qualidade científica, procurando aproximar-se dos parâmetros internacionais de exigência em cada uma das áreas formativas.
O seu modelo de atuação engloba diferentes tipologias de formação, desde workshops de curta duração a pós-graduações, procurando uma resposta mais adequada às necessidades formativas individuais de todos os que procuram os serviços do Instituto CRIAP. A partir dos serviços centrais, sediados no Porto, o Instituto CRIAP trabalha diariamente para chegar cada vez mais longe:
-Porto, Lisboa, Coimbra, Madeira e Açores beneficiam já dos nossos serviços de formação;
-Com o novo projeto de ensino à distância (e-learning), o Instituto CRIAP toma para si o desafio de levar o conhecimento científico além-fronteiras.

 

  Contactar o organizador
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