Ignorar navegação principal
Conteúdos da página

Guardar Este Evento

Evento guardado

Pós-Graduação em Inteligência Emocional e Saúde Mental: Aplicações práticas na família, na educação, nas organizações e na saúde - 1ª Edição [PORTO]

Instituto CRIAP

Sábado, 19 de novembro de 2016 às 09:30 - Sábado, 28 de outubro de 2017 às 17:30 (WET)

Pós-Graduação em Inteligência Emocional e Saúde...

Informações de bilhete

Tipo de bilhete Fim das vendas Preço Taxa Quantidade
inscrição Terminado 160,00 € 6,14 €

Quem Vai

A carregar as suas ligações...

Partilhar Pós-Graduação em Inteligência Emocional e Saúde Mental: Aplicações práticas na família, na educação, nas organizações e na saúde - 1ª Edição [PORTO]

Detalhes do evento

CERTIFICAÇÃO | ACREDITAÇÃO | RECONHECIMENTO | PROTOCOLO

dgert height=

DGERT
O sistema de certificação de entidades formadoras, a par de outros mecanismos, é um dos garantes da qualidade do Sistema Nacional de Qualificações em Portugal. Ler Mais >>
Ensino Superior

Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar até 15 ECTS, podendo constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado. Ler mais >>


SAÍDAS PROFISSIONAIS

Entre as principais saídas profissionais dos diplomados com a Pós-graduação em Inteligência Emocional e Saúde Mental, destacam-se as seguintes:

  • Educação emocional nas famílias.
  • Realização de projetos de educação emocional na saúde, direcionados para a realização de workshops, cursos de formação de IE ou para o desenvolvimento de “Laboratórios de Inteligência Emocional” a funcionar em Hospitais públicos e privados, Centros de saúde, Clínicas médicas, Centros de reabilitação.
  • Realização de projetos de educação emocional na educação, direcionados para a realização de workshops, cursos de formação de IE ou para o desenvolvimento de “Clubes de Inteligência Emocional” a funcionar em escolas públicas e privadas.
  • Realização de projetos de educação emocional nas empresas, direcionados para a realização de workshops, cursos de formação de IE ou para o desenvolvimento de “Oficinas de Inteligência Emocional” a funcionar em Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações, IPSS, Centros de Estudos e ATL’S.

DESTINATÁRIOS

A Pós-Graduação em Inteligência Emocional e Saúde Mental destina-se a todos os titulares de grau de licenciado ou equivalente, interessados em ampliar os seus conhecimentos na área da inteligência emocional e todos aqueles cujo trabalho se desenvolva através das relações humanas:

– Psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde.

– Diretores de escolas públicas ou privadas, educadores de infância, professores de qualquer área e nível de ensino (básico, secundário e universitário – incluindo a educação de adultos) e outros profissionais de educação.

– Treinadores desportivos, coaches, consultores, tutores, orientadores, advogados e outros profissionais que se dediquem à relação de ajuda.

– Animadores socioculturais, educadores sociais e outros profissionais do âmbito social.

– Profissionais que nas organizações se dediquem ao assessoriamento, consultoria, recursos humanos, desenvolvimento de talentos, direção de carreiras profissionais e orientação laboral e todos outros profissionais interessados no desenvolvimento de recursos humanos.


PORQUÊ ESCOLHER ESTA FORMAÇÃO?

Os problemas de saúde mental constituem atualmente a principal causa de incapacidade e uma das mais importantes causas de morbilidade nas nossas sociedades. A depressão é a doença mental mais frequente, sendo uma causa importante de incapacidade.

Segundo o relatório Portugal: Saúde Mental em números – 2014 do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde, “os dados da prevalência anual resultantes do Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental (Caldas de Almeida J & Xavier M, 2013), mostram que as perturbações psiquiátricas afetam mais de um quinto da população portuguesa. Deste valor global destacam-se os mais altos nas perturbações da ansiedade (16,5%) e nas perturbações depressivas (7,9%) ”.

Desde a sua conceptualização teórica em 1990, por John Mayer e Peter Salovey, o construto da Inteligência Emocional (IE), despertou um interesse crescente, tanto popular como científico, constatado pelo volume de publicações sobre este tema em diferentes países. O interesse científico tem originado vários estudos provenientes de Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos a nível internacional.

As numerosas investigações que têm analisado as relações entre a inteligência emocional e a saúde mental mostram que as pessoas que compreendem bem o que estão a sentir em cada momento e que têm uma maior capacidade para regular adequadamente as suas emoções são mais hábeis para lidar com os seus problemas emocionais e, portanto, experimentar um maior bem-estar psicológico caracterizado por menores níveis de ansiedade e depressão, consumo de substâncias e conflitos interpessoais e, pelo contrário, níveis mais elevados de saúde mental.

Portanto, é importante não esquecer que muitos dos problemas atuais (stress, depressão, consumo de substâncias, violência, entre outros) estão relacionados com as emoções. Os profissionais da educação, os responsáveis dos recursos humanos, e todos os profissionais de ajuda interagem diariamente com outras pessoas cujas emoções não estão reguladas e podem ser motivo de conflitos. Por isso, estes profissionais para exercer a sua profissão, necessitam de um equilíbrio emocional que vá além da sua preparação exclusivamente técnica.

A presente Pós-Graduação contribui para o desenvolvimento das competências emocionais de que todo o profissional necessita. É assegurada por um corpo docente que garante a sua qualidade científica e tem por finalidade a aplicação do constructo da inteligência emocional, assente no Programa MQ – Aprender a Ser Felizâ,, no âmbito da saúde mental em Portugal. Pretende-se que os formandos adquiram as seguintes competências:

– Perceção das próprias emoções e apreensão correta das emoções dos outros;

– Utilização das emoções ao serviço da sua vida;

– Compreensão das suas próprias emoções e procura de sintonia com os sentimentos dos outros;

– Gestão das emoções, em si próprio e nos outros;

– Promoção da Inteligência Emocional em contexto pessoal, familiar e profissional.


OBJETIVOS GERAIS

A Pós-graduação em Inteligência Emocional e Saúde Mental tem como objetivo geral preparar os formandos para atingir um nível de conhecimentos e competências pessoais e sociais que lhes permita atuar como especialistas em Inteligência Emocional na promoção da saúde mental, fornecendo-lhes um conhecimento aprofundado dos conceitos, princípios e técnicas fundamentais da Inteligência Emocional.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Conhecer o marco teórico sobre a saúde mental e a neurobiologia das emoções;

– Conhecer as teorias e modelos da inteligência emocional;

– Adquirir a capacidade para identificar, compreender, expressar, utilizar e regular as próprias emoções;

– Adquirir a capacidade para reconhecer, compreender e regular as emoções nas outras pessoas;

– Aprender a avaliar a Inteligência Emocional a nível intrapessoal e interpessoal;

– Adquirir competências emocionais e sociais para dinamizar grupos;

– Alcançar uma formação especializada (teórica, técnica e prática) para promover a saúde mental em Portugal, através do desenvolvimento das competências emocionais da Inteligência Emocional, em diferentes contextos profissionais.


PLANO CURRICULAR

Quadros Psicopatológicos da Saúde Mental em Portugal

  • Generalidades sobre Psicologia Clínica e Psicologia da Saúde
  • Psicopatologia Geral
  • Exercícios de interiorização/meditação

 

Neurobiologia das Emoções

  • Introdução à anatomia-funcional do sistema nervoso, micro e macroscópica
  • Noções de neuroembriologia
  • O Modelo funcional de Luria e os processos cognitivo-emocionais
  • Estrutura e funções do sistema límbico e das suas associações com as regiões pré-frontais

 

Inteligência emocional: História, Conceitos e Modelos

  • Das inteligências múltiplas à inteligência emocional – conceitos, percursos e pertinência
  • Teorias e modelos da inteligência emocional – abordagem global
  • Modelo da inteligência emocional de Mayer e Salovey
  • Como desenvolver a inteligência emocional (Workshop)
  • Competência emocional – conceitos e modelos

 

Investigação em Inteligência Emocional

  • Avaliação da inteligência emocional medidas de autorrelato e medidas de habilidade
  • Métodos de investigação e instrumentos de recolha de dados utilizados
  • Investigação em inteligência emocional – práticas e resultados em Portugal (Apreciação de estudos em base de dados RCAAP)

 

Psicologia Positiva Aprender a ser feliz

  • Psicologia positiva
  • O que é a felicidade e o que a determina
  • Atividades para aumentar a felicidade
  • Perceber o que o faz sentir feliz
  • Programa diário de felicidade
  • Autoestima
  • Exercícios para a construção da própria história pessoal

 

Programa MQ – Aprender a Ser Feliz©

  • Projeto Aprender a ser Feliz© (Marca Nacional INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial nº 495366)
  • Finalidade
  • Objetivos gerais e específicos
  • Conteúdos
  • Formas de implementação
  • Regulamento de funcionamento

 

Reconhecer emoções

  • As 7 Micro Expressões universais – utilização do simulador avançado METV
  • As 26 variantes das Micro Expressões universais – utilização do simulador avançado METV
  • Táticas simples para ajustar a comunicação aos sinais não-verbais observados
  • Gestos e comportamentos não-verbais que indicam conforto e desconforto psicológico
  • O contágio emocional e a linguagem corporal
  • Interpretação de mais de 100 posturas, gestos e movimentos:
  1. A Linguagem Corporal – Pés e Pernas
  2. A Linguagem Corporal – Tronco e Ombros
  3. A Linguagem Corporal – Braços
  4. A Linguagem Corporal – Mãos
  5. A Linguagem Corporal – Face
  6. A linguagem corporal e a multiculturalidade
  7. Os pacificadores, adaptadores ou manipuladores e a sua relação com a incongruência humana
  8. Detetar múltiplas pistas para a congruência e a incongruência (não-verbais e verbais)

 

Mindfulness

  • O que é Mindfulness?
  • As 7 atitudes do Mindfulness
  • A relação com os pensamentos e as emoções
  • Introdução à prática da Meditação Mindfulness
  • A postura
  • Body Scan, Meditação com foco na respiração, Meditação Metta, Meditação da Montanha
  • Mindfulness além da meditação sentada:
  • Meditação em andamento
  • Exercício das uvas passas
  • Viver uma vida Mindful

 

Percecionar emoções O treino da atenção

  • Exercícios de concentração na respiração
  • Exercícios de concentração nos cinco sentidos
  • Exercícios de concentração nos sabores e alimentação consciente
  • Exercícios de concentração nas sensações físicas

 

Denominar emoções

  • Dimensões estruturais do sistema afetivo
  • Identificação das emoções
  • Vocabulário emocional
  • Classificação das emoções
  • Família de emoções
  • Emoções positivas e emoções negativas
  • Sentimentos complexos: Emoções opostas e misturas emocionais
  • Distribuição de emoções
  • Denominação precisa das diferentes emoções

 

Compreender emoções

  • Causas das emoções
  • Interpretação das causas
  • Consequências das emoções
  • Progressão das emoções
  • Intensidade das emoções
  • Evolução das emoções
  • Previsão do futuro emocional

 

Expressar emoções

  • Consciência das emoções em si
  • Emoções e energia
  • Alquimia das emoções com a perceção de padrões inconscientes no comportamento – como transformar as emoções de carga negativa numa comunicação positiva e construtiva
  • O julgamento, o preconceito, a culpa, a crítica como fatores que promovem o conflito
  • Técnicas práticas para ultrapassar o conflito interno e externo:
  1. Exercícios de observação interna das emoções (identificação e domínio das mesmas) – exercícios de técnica teatral não-verbal e verbal, individuais e grupais
  2. Exercícios de escrita – consciência do “eu” emocional, da relação do “eu” com o mundo exterior e da relação com o passado, presente e futuro

 

Utilizar emoções

  • Associação de emoções a experiências interiores como temperaturas e sabores
  • Associação de emoções à recordação de eventos passados
  • Estados de humor e formas de pensamento
  • Humor vigoroso, eufórico e feliz
  • Humor relaxado, contemplativo e satisfeito
  • Humor fatigado, depressivo e triste
  • Humor tenso, ansioso e irritável
  • Humor neutro
  • Os estados de humor mais úteis à tarefa a realizar
  • Criação de emoções para facilitar o pensamento

 

Regular emoções

  • Diminuição dos estados emocionais negativos e aumento dos estados emocionais positivos
  • Estratégias práticas de regulação emocional
  • Gestão das emoções negativas
  • Criar emoções positivas
  • Técnicas de relaxamento
  • Exercícios de regulação emocional para a infância, a adolescência e a idade adulta
  • Reflexões e propostas práticas para as seguintes idades:
    – 0-2 anos
    – 3-5 anos
    – 6-7 anos
    – 8-9 anos
    – 10-12 anos
    – 13-14 anos
    – 15-17 anos
    – Adultos
Tem dúvidas sobre Pós-Graduação em Inteligência Emocional e Saúde Mental: Aplicações práticas na família, na educação, nas organizações e na saúde - 1ª Edição [PORTO]? Contacte Instituto CRIAP

Guardar Este Evento

Evento guardado

Quando e onde


INSTITUTO CRIAP
Avenida Fernão de Magalhães, 1862, 5º piso
4350-158 Porto
Portugal

Sábado, 19 de novembro de 2016 às 09:30 - Sábado, 28 de outubro de 2017 às 17:30 (WET)


  Adicionar ao meu calendário

Organizador

Instituto CRIAP

 

CONTACTOS GERAIS

MORADA: 
Avenida Fernão de Magalhães, 1862, 5º piso
4350-158 Porto

 

EMAIL: 
geral@criap.com

 

TELF: 
+351 225 492 190
+351 225 097 667
+351 225 026 201
+351 918 081 537

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 
Dias úteis: 09:00h às 19:00h
Sábado: 09:30h às 17:30h

 

 

COMO CHEGAR AO INSTITUTO CRIAP

Coordenadas GPS
Lat. 41.165383 | Lon. -8.588517

Pontos de Referência
Junto à Loja do Cidadão; McDonald's das Antas; Estádio do Dragão; 
 
Carro
VCI (também chamada IC23) > Saída: Antas 

Metro
Combatentes (10 min a pé)
Estádio do Dragão (5 min a pé) 

Autocarro (STCP)
305 / 402 / 805 / 8M
Paragem: ANTAS (L. CIDADÃO)

 

APRESENTAÇÃO

Fundado em 2007, o Instituto CRIAP estreou-se como unidade exclusivamente dedicada às ciências psicológicas.
Consciente de que o mercado de trabalho é cada vez mais exigente e competitivo, o Instituto CRIAP tomou para si o dever de preparar mais e melhores profissionais. Para isso, ao longo do seu percurso, tem vindo a reforçar a sua equipa com docentes altamente qualificados e de mérito reconhecido e apostado na diversificação das suas áreas de atuação. Atualmente, o Instituto CRIAP tem uma oferta formativa que abrange as áreas da Psicologia, Terapia da Fala, Serviço Social, Educação, Recursos Humanos, Ciências Forenses e Criminais. O seu compromisso assenta em padrões de rigor e qualidade científica, procurando aproximar-se dos parâmetros internacionais de exigência em cada uma das áreas formativas.
O seu modelo de atuação engloba diferentes tipologias de formação, desde workshops de curta duração a pós-graduações, procurando uma resposta mais adequada às necessidades formativas individuais de todos os que procuram os serviços do Instituto CRIAP. A partir dos serviços centrais, sediados no Porto, o Instituto CRIAP trabalha diariamente para chegar cada vez mais longe:
-Porto, Lisboa, Coimbra, Madeira e Açores beneficiam já dos nossos serviços de formação;
-Com o novo projeto de ensino à distância (e-learning), o Instituto CRIAP toma para si o desafio de levar o conhecimento científico além-fronteiras.

 

  Contactar o organizador
Pós-Graduação em Inteligência Emocional e Saúde Mental: Aplicações práticas na família, na educação, nas organizações e na saúde - 1ª Edição [PORTO]
Coisas para fazer em Porto Aula Outro

Inicie sessão ou registe-se

Para comprar estes bilhetes em prestações, é necessária uma conta Eventbrite. Inicie sessão ou registe-se para uma conta gratuita para continuar.