Informações do evento

Partilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Colégio EFANOR Polo II

600 Avenida Manuel Pinto de Azevedo

4460-282 Senhora da Hora

Portugal

Ver mapa

Descrição do evento

Descrição

Um doente, um médico e um cientista juntos em torno de uma pergunta, numa iniciativa do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e da Fundação Belmiro de Azevedo.

Pedro Souto
Pedro Souto, natural de Lisboa, filho da Nazaré, irmão do Nuno, companheiro da Margarida, pai de duas meninas: a Raquel e a Rita. Ouvinte fiel e espectador convicto. Encontra em Madonna a voz que o move rumo à primeira fila dos concertos que não se repetem da mesma forma. Corre o mundo com o olhar e perde-se nele para se permitir encontrar nos tempos e nos espaços da memória livre, em que desenvolvia funções como consultor informático. Aos 39 anos é diagnosticado com ELA. Dois anos depois abraça uma nova missão e assume a Direção da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA).

Mamede de Carvalho
Mamede de Carvalho é Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Diretor do Instituto de Fisiologia da mesma faculdade e investigador principal do iMM. Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, tendo-se doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa onde também obteve a Agregação. Nos últimos 25 anos, tem-se dedicado à investigação em Esclerose Lateral Amiotrófica, colaborando em diversos projetos e protocolos nacionais e internacionais. Foi um dos fundadores da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA) em 1997, com o objetivo de divulgar a doença na sociedade civil e esclarecer doentes, famílias, médicos e pessoal técnico da área da saúde.

Edgar Gomes
Edgar Gomes é investigador principal do iMM e também Professor Associado com Agregação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É desde 2007 professor na University of Paris 6. Fez o seu doutoramento em Portugal, mudando-se depois para Nova Iorque onde estudou os mecanismos moleculares envolvidos na movimentação das células num pós-doutoramento na Columbia University. O seu laboratório no iMM estuda como é que a ligação entre o núcleo e o esqueleto das células contribui para as funções da célula e na fisiologia do organismo, usando o músculo como caso de estudo e combinando diferentes ferramentas de microscopia.


Com a moderação de

  • Filipe Pinto




Nota: Este evento será fotografado e filmado para efeitos de transmissão e comunicação digital. Com a sua inscrição e presença concorda que poderão ser captadas e transmitidas imagens suas.


PERGUNTAS FREQUENTES

É obrigatória a inscrição?
Sim, apesar de se tratar de um evento de entrada livre, a sua inscrição é obrigatória. O auditório tem lotação limitada, pelo que deverá proceder à inscrição.

Devo levar o meu bilhete para o evento?
Sim, deverá fazer-se acompanhar de uma impressão do bilhete ou, em alternativa, ter instalada a app Eventbrite no seu smartphone com o bilhete disponível.

Vão tirar fotografias ou fazer gravações vídeo?
Sim, este evento será fotografado e filmado para efeitos de transmissão e comunicação digital. Com a sua inscrição e presença concorda que poderão ser captadas e transmitidas imagens suas.

Partilhar com os amigos

Data e hora

Localização

Colégio EFANOR Polo II

600 Avenida Manuel Pinto de Azevedo

4460-282 Senhora da Hora

Portugal

Ver mapa

Guardar Este Evento

Evento guardado