Informações do evento

Partilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Colégio EFANOR Polo II

600 Avenida Manuel Pinto de Azevedo

4460-282 Senhora da Hora

Portugal

Ver mapa

Descrição do evento

Descrição

Um doente, um médico e um cientista juntos em torno de uma pergunta, numa iniciativa do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e da Fundação Belmiro de Azevedo.

Salvador Mendes de Almeida
No dia 2 de Agosto de 1998 Salvador Mendes de Almeida, na altura com 16 anos, sofreu um acidente que o deixou tetraplégico. O confronto com a dura realidade deu-se quando lhe foi diagnosticada uma lesão medular a nível C-3, C-4. Contando com o apoio da sua família e amigos, enfrentou a nova fase da sua vida e aos poucos foi conseguindo aceitar a condição e pensar no seu futuro. Estabeleceu prioridades, licenciou-se em marketing e criou a Associação Salvador com a missão de promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida.

António Francisco
António Francisco é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Concluiu o internato em Neurocirurgia no Centro Hospitalar Lisboa Norte sob a direção de João Lobo Antunes. Fez parte da constituição de cirurgia de ambulatório de Neurocirurgia do CHLN, HPV e desde 2016 é orientador de formação do Internato de Neurocirurgia e perito da Comissão de Avaliação de Tecnologias da Saúde (Infarmed). Desenvolveu projetos de investigação em diferentes áreas da fisiologia da medula como a metastização óssea e regeneração da lesão medular espinhal.

Leonor Saúde
Leonor Saúde é investigadora principal do iMM e Professora Convidada de Histologia e Biologia do Desenvolvimento na Faculdade de Medicina de da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em Biologia do Desenvolvimento pela University College London. Em 2005, estabeleceu o seu laboratório no Instituto Gulbenkian de Ciência e em 2008 mudou o seu grupo de investigação para o iMM. Aqui estuda a capacidade regenerativa do peixe zebra, procurando perceber quais os mecanismos que este vertebrado usa para regenerar a medula espinhal e como é que estes podem ser ativados num mamífero. Por acreditar que comunicar ciência é uma obrigação dos cientistas, é co-fundadora e Vice-Presidente da Associação Viver a Ciência e membro do Conselho Consultivo da Maratona da Saúde.


Com a moderação de

  • António Barreto




Nota: Este evento será fotografado e filmado para efeitos de transmissão e comunicação digital. Com a sua inscrição e presença concorda que poderão ser captadas e transmitidas imagens suas.


PERGUNTAS FREQUENTES

É obrigatória a inscrição?
Sim, apesar de se tratar de um evento de entrada livre, a sua inscrição é obrigatória. O auditório tem lotação limitada, pelo que deverá proceder à inscrição.

Devo levar o meu bilhete para o evento?
Sim, deverá fazer-se acompanhar de uma impressão do bilhete ou, em alternativa, ter instalada a app Eventbrite no seu smartphone com o bilhete disponível.

Vão tirar fotografias ou fazer gravações vídeo?
Sim, este evento será fotografado e filmado para efeitos de transmissão e comunicação digital. Com a sua inscrição e presença concorda que poderão ser captadas e transmitidas imagens suas.

Partilhar com os amigos

Data e hora

Localização

Colégio EFANOR Polo II

600 Avenida Manuel Pinto de Azevedo

4460-282 Senhora da Hora

Portugal

Ver mapa

Guardar Este Evento

Evento guardado