Gratuito

Pancadas 2ª Edição 2ª Parte

Painel de Ações e Detalhes

Gratuito

Informações do evento

Partilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

CriArte by Cascais Jovem

nº 4 Rua João da Silva

2775-586 Carcavelos

Portugal

Ver mapa

Descrição do evento
Mostra de Teatro Cómico com entradas gratuitas. Lugares limitados e reduzidos devido à covid-19.

Acerca deste evento

Depois duma 1ª edição cheia de emoções e de muitas gargalhadas este ano chegamos com a 2ª edição. A pandemia trocou-nos as voltas e dividiu esta mostra.

Em Dezembro teremos assim os últimos três espectáculos e o concurso (que este ano será de ilustração)

Nos espectáculos de dia 2 e 4 de Dezembro temos um espaço para as crianças dos 6 aos 12 anos fazerem um workshop de teatro. Apenas serão permitidas 5 crianças em cada dia. As crianças terão que se registar no eventbrite onde diz workshop pancadas, nos dias correspondentes.

A última noite do Capitão 

M/12 70 min

2 de Dezembro às 20h

Sinopse:

Tragicommedia dell’arte, adaptação livre de “Le Bravure de Capitano Spavento” (1619) do cómico Francesco Andreini (1548-1624).

Este monólogo relata a vida de Francesco Andreini, cómico dell’arte, afastado das tábuas do palco e nostálgico dos anos de glória da comédia italiana dos finais do séc. XVI. Uma carta que escreve ao seu antigo mecenas é a chave que abre o álbum de recordações dos sucessos obtidos há mais de 400 anos. Num estilo muito próximo do “Canto do Cisne” de Tchékhov, e do “El Canto de la Rana” de Sinisterra, de carácter histórico, mas, neste caso, passada nos inícios do sec. XVII em Itália, utilizando as máscaras de couro da Commedia e salvando do esquecimento monólogos exultantes e barrocos ditos pelo Capitão, recopiados do texto original de 1619 “Le Bravure di Capitano Spavento”, criando deste modo uma adaptação de um dos livros mais sugestivos da Commedia dell’arte, livro que foi motivo de inspiração, plágio e veneração entre os comediantes desde 1600 até hoje.

A encenação é austera, sem recurso à música ou a efeitos de luz, transitando entre a tragédia e a comédia, entre a alegoria e a crua realidade, num registo de teatro intimista onde sobressai o relato pungente de Andreini, e a fantasia do Capitão, personagem que, segundo Julio Vález-Sainz, seria o gérmen inspirador de Don Quixote de Cervantes.

Filipe Crawford é o intérprete desta versão portuguesa da peça de Cabezas, também ele comediante especialista na Commedia dell’Arte, que, com 60 anos, assume aqui a personagem de um velho actor que já foi famoso e se encontra agora esquecido e na miséria. Para além do interesse histórico e teatral da peça, que é uma lição de teatro, pretende-se com a sua temática alertar também para a precariedade trágica da vida dos artistas, muitas vezes condenados a um fim de vida votado ao esquecimento.

Autor: Felipe Cabezas | Tradução, Adaptação, Encenação e Interpretação: Filipe Crawford | Assistência técnica: Francisco Costa

Conexões

M/16 75 min

4 de Dezembro às 20h

Sinopse:

CONEXÕES - Todos nós temos estórias que povoam as nossas memórias,

estórias que não são nossas, contudo apoderamos delas, como se as

tivéssemos vivido. Este é o ponto de partida do espetáculo Conexões. Através

de estórias partilhadas entre público e atores, os Sem Rede, apresentam o

novo espetáculo de teatro de improviso - Conexões - que cria e recria estórias

completamente improvisadas que são desembrulhadas das memórias, para

ganharem forma no espaço cénico.

Ficha técnica

Criação Original: Omar Argentino Galván | Direcção de improviso: Ricardo

Karitsis | Interpretação: André Sobral, José Frutuoso, Paulo Cintrão e Ricardo Karitsis

| Figurinos, Cenografia e Adereços: Byfurcação Teatro | Técnica Luz e Som:

Byfurcação Teatro | | Imagem: José Frutuoso | Produção: BYfurcação Teatro

A Volta ao Mundo em 80 dias 

M/6 50min

5 de Dezembro às 11h00

Baseado na Obra de Júlio Verne

Será o metódico Phileas Fogg, com a ajuda do seu mais recente criado Passepartout, capaz de ganhar a aposta e atravessar o mundo em apenas 80 dias? Viaje connosco nesta fantástica aventura.

Sinopse:

"Philleas Fogg vai dar a volta ao mundo em 80 dias. Vai visitar os lugares mais exóticos do nosso planeta, conhecer novos povos, novas culturas. Vai viajar de comboio e de barco. E vai ser bem sucedido, vai uma aposta?" 

Ficha Técnica

Texto e encenação: Paulo Cintrão | Interpretação: Paulo Cintrão, Rafael Serra e Ricardo Karitsis | Figurinos, cenografia e adereços: Byfurcação Teatro |  Imagem e Design Gráfico: José Frutuoso |  Produção: Byfurcação Teatro 

Partilhar com os amigos

Data e hora

Localização

CriArte by Cascais Jovem

nº 4 Rua João da Silva

2775-586 Carcavelos

Portugal

Ver mapa

Guardar Este Evento

Evento guardado