O futuro Eurocódigo para estruturas em compósitos, CEN/TS 19101: 2022

Painel de Ações

O futuro Eurocódigo para estruturas em compósitos, CEN/TS 19101: 2022

FUNDEC Expert Talk

Quando e onde

Data e hora

Localização

Online

Acerca deste evento

  • 1 hora
  • eTicket móvel

O futuro Eurocódigo para o dimensionamento de estruturas em compósitos de fibra-polímero, CEN/TS 19101: 2022

Em Novembro de 2022, o European Committee for Standardization (CEN) publicou a especificação técnica CEN/TS 19101, "Design of fibre-polymer composite structures". Este documento foi desenvolvido pelo Project Team WG4.T2, em estreita articulação com o Working Group 4 ("FRP Structures") do Technical Commitee 250 do CEN, entre Julho de 2018 e Outubro de 2021, tendo sido aprovado por unanimidade em Julho de 2022.

Nesta palestra, será feita uma breve apresentação da especificação técnica, descrevendo-se (i) o âmbito de aplicação, (ii) a organização, que já segue a estrutura tipo da nova geração de Eurocódigos, e (iii) os princípios que estiveram na base do seu desenvolvimento. Serão também descritos, em maior detalhe, alguns aspectos específicos, como o formato de resistência adoptado e a forma como foram considerados os efeitos da temperatura, da humidade e da fluência, bem como o respectivo racional.

Na parte final da palestra, serão ainda brevemente apresentados dois documentos complementares à especificação técnica: (i) o Background Document (com cerca de 1000 páginas), que fornece informação adicional para cada um dos parágrafos mais relevantes da especificação técnica, indicando as referências consideradas e justificando as opções tomadas, e (ii) os Worked Examples, que ilustram a aplicação da especificação técnica a diferentes casos de estudo.

Sobre o Orador

João Ramôa Correia é Professor Catedrático no Depaertamentro de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico e investigador da unidade de investigação CERIS – Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability, onde coordena um grupo (CORE, http://coregroup.tecnico.ulisboa.pt/) que se tem especializado em materiais compósitos de polímero reforçado com fibras (FRP) para aplicações da engenharia civil.

Participou no desenvolvimento de diversos projectos em compósitos de FRP em colaboração com a indústria, nomeadamente (i) a Ponte de S. Mateus (2014, estrutura mista FRP-aço), (ii) a Ponte de S. Silvestre (2015, estrutura mista betão-FRP); (iii) a Clickhouse (2015, uma construção modular em FRP); (iv) o EasyFloor (2019, um sistema de piso em painéis sanduíche) e (v) as passagens hidráulicas em FRP da A33.

Entre 2018 e 2022, coordenou o Project Team WG4.T2 “FRP Structures” do European Committee for Standardization (CEN), que desenvolveu a especificação técnica CEN/TS 19101: 2022, "Design of fibre-polymer composite structures".

Para mais informações contacte-nos através do e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt