Gratuito

Datas múltiplas

NOITES NO PÁTIO DO MUSEU // A Voz dos Objetos | Ciclo de Conferências

Informações do evento

Partilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto

81 Campo dos Mártires da Pátria

4050-368 Porto

Portugal

Ver mapa

Descrição do evento
A voz dos objetos, ciclo de conversas em torno de objetos dos espólio do Museu de História Natural da U.Porto

Acerca deste evento

Este evento está integrado no programa AS NOITES NO PÁTIO DO MUSEU

PROGRAMA:

1 JUL | 21:30 - A Voz dos Objetos | Os dinossauros do MHNC-UP com João Muchagata

Nesta sessão poderá viajar milhões de anos atrás no tempo e aprender mais sobre o mundo ancestral dos dinossauros, com foco em espécimes que temos no nosso museu e o seu enquadramento na coleção (compra, doação, recolha), bem como “espreitar” o futuro do pátio do museu e a sua exposição de paleontologia. Venha conhecer estes extraordinários objetos e todas estas histórias.

_________

8 JUL | 21:30 - A Voz dos Objetos | Réplicas e modelos botânicos por Cristiana Vieira

Um Herbário nunca é apenas uma coleção de plantas secas. Sobretudo se for uma coleção de um Museu universitário, como o MHNC-UP que agrega diversos objetos associados ao ensino e investigação botânica na cidade do Porto desde o século XIX. Nesta sessão, através da visualização e análise material e histórica destes modelos, iremos percorrer três séculos do ensino e das artes aplicadas à comunicação da ciência botânica microscópica.

________

15 JUL | 21:30 - A Voz dos Objetos | Pesos de Vidro de Geissler por Marisa Monteiro

Este belíssimo conjunto de ampolas de vidro de diversas dimensões, contendo mercúrio, calibradas e marcadas para servirem como massas para balanças de precisão, foi adquirido pelo notável químico portuense António Joaquim Ferreira da Silva, por volta de 1880 para o laboratório químico da Academia Politécnica. Venha conhecê-lo e descobrir as histórias que tem para nos contar.

_________

22 JUL | 21:30 - A Voz dos Objetos | Armadilha para tubarão por Rita Gaspar

Esta peça, de leitura não imediata para o visitante, remete para uma tradição da Nova Irlanda, na Papua Nova Guiné: a cerimónia de pesca do tubarão. Esta é essencial e central na cultura Malangan, sendo também utilizada como ritual de passagem para os rapazes. Venha conhecer este extraordinário objeto e as histórias que tem para nos contar.

__________

29 JUL | 21:30 - A Voz dos Objetos | As coleções de Francisco Newton, naturalista Portuense por Luís Ceríaco

As coleções zoológicas do MHNC-UP guardam centenas de espécimes colectados por Francisco Newton em São Tomé e Príncipe, Angola e Timor. Muitos destes espécimes representam espécies raras, outros serviram como base na descrição de várias espécies de moluscos, anfíbios e répteis. Mas quem foi Francisco Newton, naturalista nascido no Porto e que correu meio mundo a colectar espécimes de história natural? Através destas coleções conhecemos o seu colector, ao mesmo o tempo que aprendemos sobre a biologia destas espécies, a sua importância para a ciência e a riqueza e diversidade das coleções do MHNC-UP.

Partilhar com os amigos

Localização

Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto

81 Campo dos Mártires da Pátria

4050-368 Porto

Portugal

Ver mapa

Guardar Este Evento

Evento guardado