Música na Cidade | Concerto Kla-Vier Duo

Painel de Ações e Detalhes

Postponed

Informações do evento

Partilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Casa Comum

Praça de Gomes Teixeira

4099-002 Porto

Portugal

Ver mapa

Descrição do evento
Concerto de piano a quatro mãos por Kla-Vier Duo

Acerca deste evento

No dia 26 de janeiro pelas 18h30, a Casa Comum regressa com as sessões musicais ao final da tarde.

A primeira sessão de rubrica Música na Cidade em 2022, vai trazer-nos um concerto de piano a quatro mãos pelo grupo Kla-Vier Duo ( Sónia Amaral e Patrícia Ventura).

A entrada é livre, limitada aos lugares existentes. Reserva obrigatória pelo Eventbrite.

Apresentação obrigatória de Certificado Digital de Vacinação.

________

Kla-Vier Duo

O piano executado a quatro mãos é o único instrumento que, a solo, consegue “exprimir as complexidades contrapontísticas, harmónicas e texturais da música multi-instrumental com uma claridade e precisão que frequentemente ultrapassa a dos originais” de orquestra, como muito bem observa Julian Haylock (BBC Music Magazine).

Acarinhada por Mozart e imensamente popular no virar do século XIX para o XX, particularmente para música feita em família, a música para teclado a quatro mãos não será hoje das mais frequentes, mas nunca desapareceu das salas de concertos, continuando a ser alvo do interesse de alguns compositores e de um grupo seleto de concertistas, entre os quais o Kla-vier Duo, formado pelas pianistas Sónia Amaral e Patrícia Ventura.

Abrindo com o delicadíssimo Pari intervallo de Arvo Pärt, o programa que estas pianistas nos propõem no seu recital no auditório da Casa Comum inclui uma das mais conhecidas obras para piano a quatro mãos do período impressionista – a Petite Suite de Debussy –, mas concentra-se fundamentalmente em obras de compositores contemporâneos portugueses. Não é de estranhar: o Kla-vier Duo não só tem sido um importante veículo para dar a conhecer obras contemporâneas a diversas audiências do país como tem encorajado a criação de obras originais para piano a quatro mãos ou duo de pianos.

Será possível, no universo musical, estabelecer uma maior relação de proximidade entre dois executantes do que a que existe nesta forma de abordar o piano? Provavelmente não, e será essa consonância expressiva que estará patente no concerto do Kla-vier Duo no auditório da Casa Comum, no dia 26 de janeiro de 2022, às 18h30. A não perder.

Programa

Arvo Pärt (n. 1935) – Pari Intervallo

Paulo Bastos (n. 1967) – Sou já do que fui

António Victorino d’Almeida (n. 1940) – Balada op. 126

Claude Debussy (1862 – 1918) – Petite Suite

Tomás Alvarenga (n. 2001) – absit omen

Fazil Say (n. 1970) – Night

Partilhar com os amigos

Data e hora

Localização

Casa Comum

Praça de Gomes Teixeira

4099-002 Porto

Portugal

Ver mapa

Organizador Reitoria da Universidade do Porto

Organizador de Música na Cidade | Concerto Kla-Vier Duo

Guardar Este Evento

Evento guardado