Gratuito

Mesa Redonda “A multidisciplinaridade na orientação dos gémeos"

Painel de Ações e Detalhes

Gratuito

Informações do evento

Partilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto

81 Campo dos Mártires da Pátria

4050-368 Porto

Portugal

Ver mapa

Descrição do evento
Pretende-se nesta mesa redonda multidisciplinar explorar as várias vertentes dos gémeos monozigóticos e com um painel de especialistas.

Acerca deste evento

Mesa Redonda “A multidisciplinaridade na orientação dos gémeos: muitos ainda são poucos”

Gémeos idênticos. Apesar de sua enorme semelhança, o termo é um tanto inadequado e usado no dia a dia com pouco rigor. Descobertas recentes mostram que diferenças fenotípicas (aparência exterior), assim como genéticas, entre gémeos "idênticos" são a regra, e não a excepção como seria de esperar. Dada a especificidade deste tipo de gémeos pretende-se nesta mesa redonda multidisciplinar explorar as várias vertentes dos gémeos monozigóticos e com um painel alargado de especialistas em diferentes áreas melhorar a abordagem e orientação deste tipo de gémeos: iguais mas diferentes. São vários os especialistas envolvidos mas dada a complexidade destes gémeos, muitos especialistas se calhar ainda são poucos. É clinicamente relevante saber que os gémeos MZ podem não ser totalmente idênticos, de modo a reformular a abordagem clínica, acompanhamento, orientação, tratamento, educação e compreensão das possíveis diferenças que possam surgir ao longo da sua vida. Na verdade, estes gémeos existem. Eles são reais.

Participantes: Alexandra Matias (obstetra), Henrique Soares (pediatra), Ana Granjeia (geneticista), Narcisa Bandarra (nutricionista), Maria João Padrão (psicóloga), e Mafalda Gagliardini Graça (juíza);

Partilhar com os amigos

Data e hora

Localização

Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto

81 Campo dos Mártires da Pátria

4050-368 Porto

Portugal

Ver mapa

Organizador Reitoria da Universidade do Porto

Organizador de Mesa Redonda “A multidisciplinaridade na orientação dos gémeos"

Guardar Este Evento

Evento guardado