Gratuito

Meetup Março - As competências de Facilitação da IAF

Informações do evento

Partilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Quidgest

Rua Viriato 7

1050-233 Lisboa

Portugal

Ver mapa

Descrição do evento

Descrição

IAF International Association of Facilitators



Sessão aberta a todos os interessados em saber mais sobre a Facilitação de Grupos

9:00 - 9:30 Networking breakfast (opcional).

9:30 - 11:00 Sessão aberta (método unconference) com apresentação de experiências e casos práticos seguidos de um círculo de partilha de aprendizagens sobre as competências da IAF.

11:00 - 11:30 Pausa.

11:30 - 12:30 Sessão exclusiva para os membros da IAF.


Acerca da IAF

A IAF é uma organização participativa, com membros em mais de 65 países e tem como propósito estabelecer padrões internacionalmente para o exercício da facilitação, fazer a sua acreditação, apoiar uma comunidade de prática, advogar e educar sobre o poder da facilitação, abraçar a diversidade de facilitadores e a prática generalizada arte da facilitação, como evidência do seu propósito.

Os membros da IAF têm experiência em diversas práticas e tipos de facilitação. Uns são novos neste campo, enquanto que outros possuem anos de experiência - trabalham em governos, em empresas, em organizações sem fins lucrativos, na educação, no apoio à comunidade e em sectores de desenvolvimento internacional, etc. Alguns trabalham dentro das organizações e outros operam como consultores externos.

A IAF formou-se em 1994 e tem uma história rica no desenvolvimento participativo, donde surgiram alguns dos fundamentos e ferramentas da profissão de facilitação, incluindo o Código de Ética e a Carta de Conduta e as Competências Básicas da Facilitação.

Acerca do Chapter em Portugal

Criado em 2017, o Chapter IAF - Facilitação em Português tem como missão sensibilizar para o poder da facilitação, criar e desenvolver uma comunidade de facilitadores em língua portuguesa, independentemente da sua localização, do sector de negócio e área de actuação.

Somos uma equipa de entusiastas pela arte da facilitação com experiências diversificadas, de vários países de língua portuguesa. Enquanto comunidade diversa e internacional, o Chapter IAF - Facilitação em Português
coordena eventos, reuniões e encontros regulares, de acordo com a sua missão.

3 perguntas frequentes sobre Facilitação


O que é e para que serve a Facilitação?

  • É a arte de orientar para uma solução, de forma neutra;

  • É servir na criação de oportunidades de debate e discussão, em que todos os intervenientes possam contribuir por forma a conseguir-se um entendimento mútuo sobre o resultado a obter;

  • É facilitar um grupo no atingimento de um objectivo colectivo, estimulando a acção colaborativa.

O que pode ser conseguido através da Facilitação?

A arte de Facilitação pode ser aplicada em processos de tomada de decisão, projectos estratégicos, mudança e transformação, inovação, conflitos, entre muitos outros, nos mais diversos sectores de acção social, corporativos ou institucionais, empresariais ou NGOs, escolas e academias, políticos etc.
Através da Facilitação consegue-se orientar para o que é realmente importante, envolvendo todos os participantes no processo generativo de soluções com impacto.

Como se pratica a Facilitação?

A arte de Facilitação tem como estrutura competências básicas que requerem uma prática regular e sustentada. Estas competências são essenciais para o processo de exploração e ideação colectiva de acções e soluções.

Mais informação:

www.iaf-world.org
E-mail: iaf.portugues@gmail.com

Partilhar com os amigos

Data e hora

Localização

Quidgest

Rua Viriato 7

1050-233 Lisboa

Portugal

Ver mapa

Guardar Este Evento

Evento guardado