Lançamento do Volume III do projeto "Perspetivas sobre a Felicidade. (...)"

Painel de Ações

Lançamento do Volume III do projeto "Perspetivas sobre a Felicidade. (...)"

Será uma sessão online e contará com os autores do Volume III. Inscreva-se!

Por Perspetivas sobre a Felicidade.

Quando e onde

Data e hora

Qua, 29 de mar de 2023 12:00 - 13:30 PDT

Localização

Online

Acerca deste evento

  • 1 hora 30 minutos
  • eTicket móvel

Os Volumes de Estudos sobre a Felicidade é uma atividade promovida pelo Projeto de Investigação “Perspetivas sobre a Felicidade. Contributos para Portugal no World Happiness Report (ONU)”, com a coordenação do Professor Doutor Jorge Humberto Dias.

Este Volume III conta com 9 artigos, que versam temas como Happy Schools, sofrimento, pedagogia, parentalidade, desporto, ágile, branding, segurança, saúde e frustração.

Os oradores serão os autores deste Volume III. Decorrerá a 29 de março de 2023 (4ª-feira), das 20h às 21h30, em formato online, via Microsoft TEAMS do Projeto, com link a ser partilhado por email após a inscrição dos participantes aqui no Eventbrite.

Contamos consigo? Então não se esqueça de fazer o registo.

Até breve!

Breve apresentação dos oradores/as:

Jorge Humberto Dias

Leonor Haydée Viegas

Tiago Pita

Filipe Calhau

Isabel Cabacinho

Lúcia Palma

Joana Pena Ferreira

Liliana Sequeira

Catarina Arouca

Sobre o organizador

O Seminário de Estudos sobre a Felicidade surgiu em abril de 2019 no Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, na sequência do trabalho desenvolvido pelos investigadores do projeto "Perspetivas sobre a felicidade. Contributos para Portugal no World Happiness Report (ONU)".

Depois da realização de inúmeras conferências em Portugal e no estrangeiro, a publicação de artigos e a realização de mais de 100 entrevistas exploratórias a pessoas que trabalharam o tema da felicidade na sua atividade profissional, é essencial dar continuidade aos trabalhos de análise documental, de partilha e de debate de perspetivas (filosófica, psicológica, política, educativa, económica, etc.).

A felicidade é uma realidade vital e racional complexa e multifactorial, que exige a multi e interdisciplinaridade. Assim, neste Seminário continuaremos a ter convidados de várias áreas científicas.

O horizonte de fundo são os Relatórios Mundiais de Felicidade. O foco principal é o lugar de Portugal nesses Relatórios. O pior lugar foi um 94º (2015). O melhor lugar foi um 56º (2022).

Algumas questões pertinentes são:

a) Como explicar o lugar de Portugal no Ranking?

b) Terá Portugal potencial para subir no Ranking?

c) Que comparações poderemos fazer entre Portugal e outros países?

d) Porque é que a Finlândia esteve em 1º lugar nos Relatórios de 2018, 2019, 2020, 2021, 2022?

e) Poderemos melhorar os critérios de avaliação e medição da felicidade (utilizados pela ONU)?

f) O que mais impacta a felicidade das pessoas? E das Organizações?

g) Como explicar o desenvolvimento da profissão de Happiness Manager?

h) Qual o papel da educação na felicidade das pessoas e de um país?

O Relatório de 2012 considerou que a ética das virtudes era uma teoria filosófica que devia ser explorada no futuro, devido ao seu valor/potencial para ajudar os Governos dos vários países a realizarem um trabalho capaz de promover vidas e Organizações mais felizes.