10 €

Iniciação à Impressão 3D

Painel de Ações e Detalhes

10 €

Informações do evento

Partilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

FabLab Lisboa

Rua Maria da Fonte

Mercado Forno do Tijolo

1170-221 Lisboa

Portugal

Ver mapa

Política de reembolso

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

A taxa da Eventbrite não é reembolsável.

Descrição do evento
O workshop destina-se a todos os interessados em iniciar-se na utilização das nossas impressoras 3D de filamento

Acerca deste evento

Impressão 3D – Iniciação

Impressão 3D designada por FFF (fabricação por filamento fundido) é um processo de fabricação aditiva, camada por camada, em que o material termoplástico é empurrado através de um bico aquecido para criar objetos por deposição. Fácil de entender e usar, usufrui de uma ampla partilha de conhecimento pelas comunidades makers e redes sociais, com a vantagem de ser uma solução de baixo custo, em comparação com outros processos de impressão 3D.

Neste Workshop abordaremos as etapas da Impressão 3D e as possibilidades da Ultimaker 3

- Vamos conhecer a Ultimaker 3 que o Fablab Lisboa disponibiliza para fins de prototipagem. A Ultimaker 3 foi desenvolvida para o sector do ensino, start-ups e makers em geral. Possui dupla extrusão, sistema NFC para deteção automática do tipo de material Ultimaker, nivelamento ativo, Conectividade por Wi-Fi e Ethernet.

- Vamos falar dos principais filamentos de impressão suportados pela Ultimaker 3. Os filamentos para impressão 3D são compostos de polímeros termoplásticos, produzidos na forma de um fio contínuo que é comercializado em bobine. Esse fio de plástico, que alimenta a impressora 3D, é derretido e expelido pelo extrusor, vindo a formar o objeto final. A ultimaker 3 suporta todos os materiais da Ultimaker: PLA, Tough PLA, PETG, Nylon, ABS, CPE, CPE+, PC, TPU 95A, PP, PVA, Breakaway, paraletamente aceita um sistema de filamento aberto que permite a utilização de materiais de outras marcas e materiais compósitos usando um Print Core CC (opcional).

- Vamos falar sobre o software para a criação e/ou reparação dos modelos 3D para impressão. Os modelos 3D apropriados para impressão 3D precisam ter uma densidade mínima e uma geometria de superfície “estanque”. O formato de arquivo mais conhecido é o STL (STereoLithography). O Cura suporta arquivos facetados de extensão STL, OBJ, X3D, 3MF, BMP, GIF, JPG, PNG.A maioria dos aplicativos CAD produzem arquivos facetados: abertos; de sentidos divergentes das normais das faces; com auto interseções, ou conchas de ruído e outras impossibilidades à impressão. Por isso, antes de imprimir em 3D é recomendável recorrer à "verificação/reparação" do seu modelo.

- Vamos interagir com o software de fateamento - Ultimaker Cura Otimizado para impressão de extrusão dupla, o Ultimaker Cura: Cria uma integração perfeita entre a Ultimaker 3, o software e os materiais para obter uma impressão impecável; Suporta formatos de arquivo STL, 3MF e OBJ; É de código aberto e completamente gratuito; Qualquer utilizador sem experiência pode começar a imprimir imediatamente com o perfil recomendado. Por outro lado, um especialista experiente pode personalizar até 200 configurações para obter os melhores resultados dos seus modelos.

- Vamos imprimir e analisar exemplos Práticos. Para ter o melhor resultado do produto impresso devemos conhecer os principais recursos como: camada; temperatura; velocidade; retração; ventilação. Vamos imprimir modelos de teste para: tipo de filamento, acabamento da superfície, precisão do modelo, deformação, suporte; escala; balanço; diâmetro; ponte…

O formador – Carlos Roque – Arquiteto e artista plástico, assegura, desde 2017, o acompanhamento técnico, criativo e documental aos utilizadores do Fablab Lisboa, ao mesmo tempo que desenvolve projetos de design e material didático, no âmbito da divulgação da Fabricação Digital, promovidos pelo FabLab e outros parceiros públicos e privados.

É obrigatório trazer e manter máscara respiratória colocada, higienizar as mãos à entrada com o desinfectante disponibilizado, verificar a temperatura, assim como cumprir as regras do espaço e a etiqueta respiratória. Não será dado o acesso a quem não cumprir as regras ou apresente sinais de infecção por sars cov 2, como temperatura superior ao normal ( mais de 37,5ºC)

Partilhar com os amigos

Data e hora

Localização

FabLab Lisboa

Rua Maria da Fonte

Mercado Forno do Tijolo

1170-221 Lisboa

Portugal

Ver mapa

Política de reembolso

Reembolsos até 7 dias antes do evento

A taxa da Eventbrite não é reembolsável.

{ _('Organizer Image')}

Organizador FabLab Lisboa

Organizador de Iniciação à Impressão 3D

Laboratório de fabricação digital e prototipagem com o objectivo de apoiar a criatividade e o desenvolvimento de novos projectos colaborativos através de acesso a equipamentos e conhecimento.  

Guardar Este Evento

Evento guardado