Gratuito

II Seminário sobre Vulnerabilidades Sociais e Saúde

Informações do evento

Partilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Escola Superior de Saúde de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal

Campus do IPS, Estefanilha

2914-503 Setúbal

Portugal

Ver mapa

Descrição do evento
Discutir as questões sociais, históricas e de saúde associadas ao envelhecimento

Acerca deste evento

Com o objetivo de discutir as questões sociais, históricas e de saúde associadas ao envelhecimento, a Escola Superior de Saúde (ESS) e a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em parceria com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora, organizam o II Seminário sobre Vulnerabilidades Sociais e Saúde com o tema “Envelhecimento(s): Perspetivas Interdisciplinares”, a decorrer nos dias 6 e 7 março de 2020 no Campus do IPS, em Setúbal.

Este seminário é concebido como um espaço de debate interdisciplinar entre a Ciências Sociais, a História e a Saúde, sobre a problemática em questão, os seus atores e a intervenção social e política em torno desta. Procura-se que os investigadores e outros profissionais de várias áreas do saber partilhem a sua investigação e/ou práticas de intervenção.

Assim para apresentação das comunicações e debate de ideias o seminário divide-se nas seguintes áreas temáticas:

• Envelhecer em Portugal – procurando analisar as questões demográficas e sociais ligadas ao envelhecimento em Portugal, nomeadamente as questões territoriais, de isolamento, de acesso a recursos, de urbanismo e económicas.

• As pessoas idosas: perspetiva histórica - analisando a evolução histórica do papel das pessoas idosas, da sua representação social, das políticas de apoio e da demografia.

• Desafios para a saúde e o trabalho – debatendo os desafios colocados pelo envelhecimento ao sistema de saúde e ao mundo do trabalho.

• Práticas de integração e apoio social – partilhando projetos e intervenções que respondem às necessidades das pessoas idosas.

A comissão organizadora convida à submissão de propostas de comunicação para as sessões livres (publicação de atas com artigos após o evento).

Submissão de resumos: até 10 de fevereiro de 2020.

Programa e mais informações em https://www.ess.ips.pt/noticia/envelhecimento-s-perspetivas-interdisciplinares-6-e-7-de-mar-o.

Entrada livre

Partilhar com os amigos

Data e hora

Localização

Escola Superior de Saúde de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal

Campus do IPS, Estefanilha

2914-503 Setúbal

Portugal

Ver mapa

Guardar Este Evento

Evento guardado