Filme comentado "Salgueiro Maia - O Implicado"

Painel de Ações

Filme comentado "Salgueiro Maia - O Implicado"

Venha assistir ao filme "Salgueiro Maia - O Implicado", dia 6 de dezembro (18h00), no Centro Transparente e participe no debate.

Quando e onde

Data e hora

Localização

Biblioteca Manoel Chaves Caminha - Junta de Freguesia de Alvalade n.º 30A Avenida Rio de Janeiro 1700-336 Lisboa Portugal

Mapa e direções

Como chegar lá

Acerca deste evento

  • 2 horas 30 minutos
  • eTicket móvel

Salgueiro Maia é o símbolo mais íntegro, ético, despojado, liderante e corajoso da denominada Revolução de Abril.

A História da democracia portuguesa está intimamente ligada à história de Salgueiro Maia, mas não apenas durante o período revolucionário. Além de Capitão de Abril e um dos heróis da Revolução dos Cravos, Salgueiro Maia foi também um dos símbolos mais puros que o país e o povo português conheceu na transição para a democracia.

Salgueiro Maia menosprezava reconhecimentos e favoritismos, privilégios e honrarias, até heroísmos. O “capitão sem medo”, o “rosto da coragem”, o “coração do regime”, o qual nunca quis entronizar nem gozar de privilégios ou prerrogativas especiais. “Fiz o que tinha de fazer”, disse um dia, a este propósito.

“Aquele que deu tudo e não pediu a paga (…) Aquele que foi “Fiel à palavra dada à ideia tida”, como escreveu Sophia de Mello Breyner, no belo poema que lhe dedicou.

Deste modo, convidamos todos os interessados a assistir ao filme “Salgueiro Maia – O Implicado” (2022), do realizador Sérgio Graciano, a partir das 18h00, e a participar no debate que se seguirá, sobre o sentido e valor da transparência, integridade, ética e dedicação no exercício de funções públicas, e não só, bem como a relevância e impacto de referências nacionais, como Salgueiro Maia, no combate ao fenómeno corruptivo (que vai muito além do “crime de corrupção”) e da boa governação e gestão públicas, particularmente no domínio político e do serviço público.

Este evento está incluído no Festival Transparente 2022, organizado pela Transparência Internacional Portugal.