Fado Bicha mata o Fado, com amor

Fado Bicha mata o Fado, com amor

Fado Bicha trazem um concerto intimista, de voz e guitarra elétrica, em que revisitam fados antigos e tradicionais.

Por Festival Política

Data e hora

Início: sex, 3 de mai de 2024 21:30 WEST

Localização

Centro de Juventude de Braga / Pousada de Juventude

Rua de Santa Margarida 4710-306 Braga Portugal

Acerca deste evento

Classificação + 12 anos

O que é o fado? Esta é uma pergunta feita ad nauseam às pessoas da comunidade do fado pelas próprias pessoas da comunidade do fado, num afã de perpetuar a romantização do fado como entidade artística sem definição possível (e, logo, controlada de dentro para dentro) e intrinsecamente nacional.

Uma resposta possível poderia ser: é um gênero musical urbano português de influência afrobrasileira, com génese em Lisboa no início do século XIX e caracterizado por melodias simples e melancólicas e um liricismo de expressão emocional.

Uma resposta mais complexa leva-nos pela história deste território a que chamamos Portugal nos últimos dois séculos, cruzando o império colonial que Portugal foi com a queda da monarquia e a ditadura fascista.

O que é que isto faz do fado hoje em dia?

Fado Bicha trazem um concerto intimista, de voz e guitarra elétrica, em que revisitam fados antigos e tradicionais e nos falam da história do fado e de histórias dentro do fado, evocando Hermínia Silva, Pedro Homem de Mello ou António Ferro, entre muites outres. Dar voz ao que ficou por contar, ao que significa tradição e o que ela necessariamente exclui para se impor. Nomear como forma de justiça poética – o passado convive com o presente e Fado Bicha tenta cozinhar um futuro em que toda a pluralidade humana possa ter lugar à mesa.

Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Organizado por

Iniciou-se em Lisboa, em 2017, o Festival Política no Cinema São Jorge. Ao longo dos anos expandiu-se para Braga, no Gnration e também Évora, no Teatro Garcia Resende.

O Festival Política é uma iniciativa da Associação Isonomia (ONG) que tem como objetivo promover a participação cívica, a defesa dos direitos humanos e o combate à abstenção. Criado em 2017 em coprodução com a EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa), o festival insere-se desde a sua primeira edição no programa das comemorações da revolução de Abril de 74 do Município de Lisboa. Está presente em Braga desde 2019.

A programação do festival é composta por debates, performances, concertos, oficinas para adultos e crianças, exposições, cinema e visitas guiadas que promovam a literacia democrática e selecionados tendo em conta os eixos programáticos e o tema anual, visto que cada edição tem um tema-central: Abstenção (2017), Direitos Humanos (2018), Europa (2019), Ambiente (2020), Fronteiras (2021) Desinformação (2022). Todas as atividades são de entrada gratuita.

Objectivos e eixos programáticos

Tendo como objectivos nucleares a promoção da cidadania e a defesa dos direitos humanos, o festival tem os seguintes eixos de programação:

• Aprofundar a consciência cívica, incitar à participação eleitoral e reforçar a Democracia;

• Promover e defender os Direitos Humanos;

• Combater a discriminação em todas as suas variantes e alcances, promovendo a tolerância e a aceitação e valorização do que é diferente;

• Promover a inclusão e o acesso à informação dos grupos sociais mais distanciados dos processos formais de decisão, nomeadamente os jovens e, em especial, portadores de deficiência e oriundos de territórios marginalizados;

• Reforço da participação social dos jovens, nomeadamente o seu envolvimento na comunidade, promovendo a sua participação ativa nos processos de tomada de decisão.

Esgotado