Ética e Valores  - Unidade dentro de nós

Painel de Ações

A venda de bilhetes termina em breve

Ética e Valores - Unidade dentro de nós

Inscreva-se para assistir a esta aula gratuita de apresentação do Curso de Filosofia Prática

Quando e onde

Data e hora

Localização

Nova Acrópole Braga Nova Acrópole Braga Avenida do Santuário 4715-390 Braga Portugal

Mapa e direções

Como chegar lá

Acerca deste evento

O conceito fundamental da Filosofia é a União. Não é somente uma ideia, mas um coagulante que se manifesta, além de no pensamento, também nos sentimentos e nas ações.

A vida inteira é um exemplo de união, desde as minúsculas células que se constituem em tecidos, até à soma das estrelas que conformam uma galáxia.

É um ato de aproximação e de conexão que, ao não existir, faria com que cada uma das partes ou dos seres seguissem caminhos diversos – coisa que não está mal – mas divididos, desunidos e contrapostos. Sem este gesto de unificação, viveríamos em perpétuo caos no qual seria muito difícil encontrar sentido para a existência e para as suas circunstâncias variáveis.

Precisamente, a enfermidade que se abate sobre o nosso presente histórico é o separatismo, o desmembramento, a luta aberta entre fações que cada vez se fazem mais pequenas, até chegar ao enfrentamento de um indivíduo com outro. Isto vive-se no ambiente político, cultural, religioso, artístico, social, familiar; percebe-se nas ruas das grandes cidades e já vai deixando marca nas pequenas povoações. A desconfiança é dona e senhora dos ânimos e isso reverte-se em descortesia, brutalidade, irritação, falta de escrúpulos, carência de sinceridade, egoísmo...

Não há convivência possível quando a falta a generosidade do amor e quando prevalece o sentimento absorvente do que se considera único no mundo. Para conviver há que alargar a consciência e dar cabida a todos os seres vivos, entender a vida em todas as coisas e conceber a infinitude do universo. Há que conhecer e valorizar tudo o que é... E ter a coragem de partilhar o que somos com todos os que são. Ninguém pode conseguir a sua realização se despreza a realização dos outros.

Uma boa dose de unificação é o que necessitamos todos em geral e cada um em particular. Voltar a experimentar a realidade dessa grande família da Humanidade, a felicidade da amizade, da mútua confiança, do desejo de colaborar e ajudar, de poder-se olhar nos olhos outra vez e encontrar verdades luminosas em lugar de sombras tenebrosas.

Neste Curso de Filosofia Prática procuramos juntos pelo que alimenta o espírito humano para que nos tornemos mais realizados e conscientes do nosso papel como indivíduos a sociedade e no universo.

- - - - - - -

PROGRAMA DAS AULAS DE APRESENTAÇÃO

14 de Setembro: Sentido da Vida - O Caminho para a Unidade

21 de Setembro: Relações Humanas - Unidade Fora de Nós

28 de Setembro: Ética e Valores - Unidade Dentro de Nós

- - - - - - -

Para mais informações e inscrição no Curso de Filosofia Prática.

Curso de Filosofia Prática:

I. CONHECER-SE A SI MESMO

O conhecimento de si mesmo é a chave de todo o conhecimento superior e da compreensão da Natureza; é o primeiro passo na transformação de nós próprios. No entanto, nem sempre agimos, pensamos ou sentimos como gostaríamos. Temos sentimentos indesejados, alegrias fugazes e relacionamentos complicados. Uma sábia gestão emocional pode resolver muitos dos nossos problemas, ajudando-nos a conviver com tudo o que nos rodeia.

II. A HARMONIA DO MUNDO

Há na natureza uma harmonia com a qual podemos entrar em sintonia. A sociedade e a harmonia nas relações são construídas por indivíduos conscientes e ativos nessa construção de um mundo melhor. A filosofia indica-nos como construir uma sociedade mais consciente e mais livre.

III. O SENTIDO DA EXISTÊNCIA

Uma vida com sentido não é algo assim tão distante como se poderia pensar. Ela está enraizada no exercício das nossas melhores capacidades inatas como a força de vontade, amor e empatia, criatividade, coragem e resiliência, atenção e serviço ao outro. A prática das virtudes próprias do ser humano confere um sentido a cada um dos nossos atos.

imagem Ética e Valores  - Unidade dentro de nós
imagem Ética e Valores  - Unidade dentro de nós

PROGRAMA DO CURSO:

- Filosofia Natural. A arte de aprender a viver. O enigma da vida.

- Harmonizar pensamento, sentimento e ação. Concretizar as ideias.

- O Ser Humano e o Cosmos. As sete dimensões da natureza.

- Sabedoria da India. Dharma e karma.

- Bhagavad Gita: o despertar da consciência e a batalha interior.

- Ensinamentos do Tibete. Textos antigos: “A Voz do Silêncio” e “O Livro dos Preceitos de Ouro”.

- A vida e os ensinamentos de Buda. O Dhammapada e a libertação do sofrimento.

- Sabedoria Chinesa. Confúcio: ética como fundamento da ordem social. Lao Tsé e a conquista da harmonia.

- Egipto. Ideias sobre a vida e o além. Textos e ensinamentos de Ptahotep, Ani, etc.

- Grécia, grandes filósofos. Platão: Justiça e liberdade. A alegoria da caverna. Aristóteles: Valores éticos e a busca da felicidade.

- Roma, filosofia estóica. Epicteto, Séneca e Marco Aurélio. Coragem e força perante as adversidades. A liberdade interior e o poder sobre nós próprios.

- A escola neoplatónica. Plotino. As três vias de aproximação à sabedoria: beleza, música e filosofia.

- O ser humano e a sociedade. Fatores que promovem a harmonia social.

- O ser humano e a história. A antiguidade da humanidade. Ciclos históricos. Juventude interior. Podemos mudar o mundo?

A venda de bilhetes termina em breve