Espetáculo "Raiz" de Daniel Seabra
Data e hora
Espetáculo "Raiz" de Daniel Seabra
Acerca deste evento
Espetáculo "Raiz" de Daniel Seabra
Acerca deste evento
Raiz é um espetáculo de circo contemporâneo para o espaço público.
Conceitos como continuidade, equilíbrio, resiliência e resistência são chave no desenvolvimento da peça. Surge, então, na pesquisa, o binómio equilíbrio/queda.
Através da técnica de portes acrobáticos, os intérpretes num contexto moderno que, desafiando as leis da gravidade, se envolvem num longo, repetitivo e inevitavelmente fracassado esforço pela sobrevivência, sem opção de recusa ou desistência.
Este espetáculo propõe-se alertar para os papeis sociais nas relações humanas: esta performance não é feita para impor uma narrativa óbvia, mas sim oferecer ao público uma experiência, na qual o conduzimos a questionar o seu papel enquanto indivíduo.
A música é composta originalmente para este espetáculo e reforça a relação com o espaço, criando uma tensão constante entre público e performance.
Num dueto acrobático, somos conduzidos numa experiência com o propósito de pensar o conceito de lugar comum.
Horário e local:
16h00, Claustro Real
Daniel Seabra
Natural do Porto, Daniel Seabra inicia o seu percurso artístico em 2010, especializando-se em acrobacia aérea pelo Chapitô. Trabalhou como aerealista para Royal Circus (2013), Cirque Pinder (2014), entre outros. Colaborou, ainda, com companhias como La Fura dels Baus, Companhia da Esquina, entre outras. Em 2017 trabalhou com João Pedro do Vale e Nuno Alexandre Ferreira, em Palhaço rico fode palhaço pobre para a BOCA – Biennial of Contemporary Arts. Participou na criação da Companhia Erva Daninha – Savar AM. Em 2018, dirigiu o projeto Fractions of a Whole, para o Festival Imaginarius e estreou o seu primeiro solo, Crisálida, inserido na Mostra Estufa. Como criador o foco da sua pesquisa está na fusão do circo com outras linguagens artísticas, de forma a percecionar a contaminação que as disciplinas têm entre si.