198,74 € – 721,89 €

Curso: As competências de Facilitação da IAF - Edição especial Semana Inter...

Informações do evento

Partilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Edifício SICAD

Parque de Saúde Pulido Valente, Alameda das Linhas de Torres 117

1750-147 Lisboa

Portugal

Ver mapa

Política de reembolsos

Política de reembolsos

Reembolsos até 30 dias antes do evento

Descrição do evento

Descrição

Introdução

O mundo actual está baseado nas interdependências. O diálogo, a construção colectiva e a participação de múltiplos e diversificados actores é fundamental para atingir os objectivos de cada organização e de qualquer iniciativa socio-comunitária virada para o desenvolvimento sustentável.

Destinatários

Este curso de formação é dirigido a coordenadores e dirigentes do sector público, privado e da sociedade civil, líderes de equipas, articuladores de grupos multissectoriais e facilitadores de diálogos políticos; assessores de processos complexos de desenvolvimento e pessoas responsáveis por impulsar a participação.

Benefícios

Os formandos adquirem um melhor auto-conhecimento das suas capacidades e das ferramentas para transformar reuniões aborrecidas e seminários improdutivos em encontros dinâmicos e workshops bem sucedidos e atractivos para os participantes, que resultam em decisões de consenso.

Além disso este curso de formação prepara os formandos para actuar como “líderes facilitadores” no interior das suas organizações ou como assessores externos de processos de facilitação de grupos.

Grupo de trabalho em sessão facilitada

Conteúdos

Desde o trabalho do facilitador na cooperação com o cliente, o desenho de processos participativos focados em resultados, passando pela gestão de conflitos e a tomada de decisões até traçar um caminho para a facilitação profissional, este curso envolve:

  • o papel do facilitador e o desenvolvimento das suas aptidões pessoais (auto-conhecimento, resiliência, etc.)

  • a comunicação grupal e intercultural,

  • ferramentas para atingir metas colectivas,

  • construção de agendas,

  • os processos da mudança e as implicações para a prática,

  • dinâmica dos processos e das equipas

  • a tomada de decisões e os conflitos,

  • orientações para o emprego da facilitação como uma profissão e a preparação para a certificação pela IAF ( http://www.iaf-world.org/ ).

Group working with deck of cards in facilitation


Metodologia

O programa combina 2 dias presenciais, com sessões virtuais de acompanhamento individual (um mês após o workshop), e períodos onde os participantes precisam aplicar os métodos e ferramentas em seus âmbitos de trabalho como também documentar as experiências. O módulo presencial tem um carácter interactivo que envolve pequenas palestras, sessões simuladas (role play) dos participantes, análise de trabalho grupal e dinâmicas de grupo. É fundamental que os formandos participem de maneira activa.

Grupo em facilitação - trabalho em pequenos grupos

Duração

O curso presencial terá uma duração de 20 horas com início numa 5ª feira e final na 6ª feira, em duas jornadas alargadas das 9:00 às 19:00.

A sua participação no workshop precisa de um muito alto nível de compromisso e disponibilidade para compartilhar e aprender com a troca de experiências.

Ana Rubio IIFAC

Formadora

Ana Rubio Azevedo, Uruguai, IIFAC (www.iifac.org) é fluente em português do Brasil.

Apaixonada pela participação, Ana Rubio acredita que "por si só" não é mais possível. Temos hoje que pensar juntos para operar a sabedoria coletiva e abrir espaços para uma transformação real das práticas organizacionais geradora de processos mais colaborativos.

Ana é uma facilitadora profissional desde 2002, internacionalmente reconhecida e conduz processos participativos com uma singular combinação de intrepidez e calor humano. Ela tem enfrentado conflitos, estimulado o diálogo multissetorial e ajudado grupos a chegar a acordos sobre questões complexas, produzindo muitas vezes resultados que superem as expectativas de todos os envolvidos.

Formada inicialmente na área de comportamento humano, Ana descobre que facilitar processos de participação promove uma síntese coerente combinando o "ser" e o "fazer" de cada pessoa e do grupo. Aprofundar a tomada de decisão por consenso como base metodológica subjacente ao trabalho com grupos é o seu lema.

Vive em Montevidéu, Uruguai.
Contato: arubio@iifac.org



3 perguntas frequentes sobre Facilitação


O que é e para que serve a Facilitação?

  • É a arte de orientar para uma solução, de forma neutra;

  • É servir na criação de oportunidades de debate e discussão, em que todos os intervenientes possam contribuir por forma a conseguir-se um entendimento mútuo sobre o resultado a obter;

  • É facilitar um grupo no atingimento de um objectivo colectivo, estimulando a acção colaborativa.

O que pode ser conseguido através da Facilitação?

A arte de Facilitação pode ser aplicada em processos de tomada de decisão, projectos estratégicos, mudança e transformação, inovação, conflitos, entre muitos outros, nos mais diversos sectores de acção social, corporativos ou institucionais, empresariais ou NGOs, escolas e academias, políticos etc.
Através da Facilitação consegue-se orientar para o que é realmente importante, envolvendo todos os participantes no processo generativo de soluções com impacto.

Como se pratica a Facilitação?

A arte de Facilitação tem como estrutura competências básicas que requerem uma prática regular e sustentada. Estas competências são essenciais para o processo de exploração e ideação colectiva de acções e soluções.


Mais informação sobre a IAF (International Association of Facilitators):

www.iaf-world.org
E-mail: iaf.portugues@gmail.com


Mais informação sobre o IIFAC

No IIFAC, acreditamos que reuniões eficazes podem mudar o mundo. Cada reunião, seja realizada na mesa da cozinha, em um centro comunitário, em uma sala de conferência corporativa ou on-line, tem o potencial de fazer uma diferença positiva na vida das pessoas. Fundado por Beatrice Briggs, desde 2002, os consultores do IIFAC trabalharam com mais de 200 organizações em 35 países, facilitaram mais de mil reuniões e treinaram mais de 2.500 pessoas em processos participativos.

IIFAC


Mais informação sobre o col.lab | collaboration laboratory

Col.lab é um spin-off dos livros sobre facilitação e liderança facilitadora de Paulo Nunes de Abreu que surge dentro de uma comunidade de prática no seio da Associação Internacional de Facilitadores IAF - Capítulo em Portugal e agrega um corpo de profissionais que trabalham em conjunto com facilitadores de grupos de todo o mundo.

Para nos contactar: aqui

Capas dos livros da série Arquitetar a colaboração

Partilhar com os amigos

Data e hora

Localização

Edifício SICAD

Parque de Saúde Pulido Valente, Alameda das Linhas de Torres 117

1750-147 Lisboa

Portugal

Ver mapa

Política de reembolsos

Reembolsos até 30 dias antes do evento

Guardar Este Evento

Evento guardado