Painel de Ações
CONCERTO SOLIDÁRIO com Centro de Apoio Alzheimer – Viseu
04NOV2021- CONCERTO SOLIDÁRIO com Centro de Apoio Alzheimer – Viseu - Orquestra Clássica do Centro Regina Freire,soprano-Maestro C.Ferreira
Quando e onde
Data e hora
Início: Qui, 4 de nov de 2021 21:30 WET
Localização
Aula Magna - INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU s/n,Campus Politécnico Av. Cor. José Maria Vale de Andrade #Santa Maria 3504-510 Viseu Portugal
Acerca deste evento
ORQUESTRA CLÁSSICA DO CENTRO
Aula Magna do Instituto Politécnico – 4 de novembro | 21h30.
Um concerto promovido pelo Conselho Português do Cérebro, através do seu Presidente Prof. Doutor António Freire Gonçalves e pela Orquestra Clássica do Centro, incluído num projeto designado por “A Música e o Cérebro”
O concerto tem o apoio
- do Instituto Politécnico de Viseu local onde se realiza – Aula Magna
- do Município de Viseu
- do Diário de Viseu – – apoio à divulgação
O espetáculo, de entrada gratuita, está sujeito a reserva de bilhetes no site www.orquestraclassicadocentro.org a partir das 14h30 do dia 28 de outubro.
Na publicidade ao concerto será feito o convite à entrega voluntária de donativos, que poderá realizar-se à entrada para o concerto, para apoio ao Centro de Apoio Alzheimer – Viseu.
Programa
CONCERTO SOLIDÁRIO
Orquestra Clássica do Centro
Regina Freire, soprano
Maestro Cláudio Ferreira
Abertura das “As Bodas de Figaro” – Wolfgang Amadeus Mozart
Je veux vivre – Romeo et Juliette – Charles Gounod
Quando m’en vo – La boheme – Giacomo Puccini
O Mio babbino caro – Il tritico – Giacomo Puccini
Son Pochi fiori – L’amico Fritz – Pietro Mascagni
Meine Lippen Sie Kussen so heiss – Giuditta – Franz Lehár
Sinfonia no 4, Op. 90 – “Italiana” – Felix Mendelssohn
Etiquetas
Sobre o organizador
A Orquestra Clássica do Centro (OCC)
A Orquestra Clássica do Centro (OCC) apresentou-se pela primeira vez, enquanto orquestra profissional, em dezembro de 2001. Em 2002, a Orquestra passou a ser composta por 32 elementos e alterou a sua designação para Orquestra Clássica do Centro. Tem contado com o contributo solístico e de regência de notáveis figuras do nosso panorama musical como Cesário Costa, Rui Massena, José Eduardo Gomes, Luís Carvalho ou Martin André , Marina Pacheco, Mário João Alves, Elisabete Matos, Dora Rodrigues Nelso Ebo, Dejan Ivanovic ou Adriano Jordão. Tem encontrando também meios para, pontualmente, produzir concertos com uma densidade tímbrica e orquestral sinfónica. Também tem vindo a multiplicar a atuação de formações de câmara (trios, quartetos e quintetos, entre outras), disponibilizando assim um leque variado de programas /repertórios, em função das circunstâncias e/ ou locais. Organizou concursos e conferências e festivais para além das atividades exclusivamente concertísticas. Em maio de 2014, deslocou-se a Cabo Verde, a convite do Ministro da Cultura de Cabo Verde Mário Lúcio de Sousa que declarou a Orquestra, além de "fundadora da Orquestra Nacional de Cabo Verde", como sendo parte integrante desta. Em janeiro de 2016 a OCC esteve presente e actuou na cerimónia de inauguração do Museu do Tarrafal. Editou vários CD´s, e livros. Enquanto associação, a OCC tem ainda a responsabilidade da gestão cultural do Pavilhão Centro de Portugal (local da sede da OCC).
Fomentar a cultura musical, dimensionar a vertente pedagógica e conferir apetência para ouvir e apreciar música erudita, têm sido e continuarão a ser os objetivos deste projeto. A OCC conta com o apoio Institucional da Câmara Municipal de Coimbra e o apoio da Dgartes | Ministério da Cultura. Tem como Mecenas a EFAPEL. Tem protocolos assinados com várias Câmaras Municipais, Escolas de Música e outras Instituições como sejam a Universidade de Coimbra, o IPC, o ISCAC ou a ESART. Tem o apoio do Diário As Beiras e o Diário de Coimbra, Noticías de Coimbra, Campeão das Províncias, Radio Regional do Centro, RTP e Atena 1, para além de empresas como a Bluepharma ou ASCENDUM Em Fevereiro de 2016, além da sua direcção artística geral, apresentou a direcção artística estratégica de que fazem parte nomes como Vasco Martins, Andrew Swinnwerton, Luís Tinoco, Mário Alves, Marina Pacheco ou Jan Wierzba.
Em Julho de 2013 foi agraciada com a Medalha de Mérito Cultura da Cidade de Coimbra.
Em 2020 assinala o seu 19º aniversário.