Concerto 23 julho 2020
Informações do evento
Acerca deste evento
Em 2020 assinalamos datas que marcam os tempos de quem os viveu e da História que faz de nós muito do que somos. Tempos que marcam pela inspiração que neles colhemos.
Em 2020 – Dona Isabel, a Rainha Santa de Portugal assinala os 750 ano do seu nascimento;
Ludwig van Beethoven, o grande Compositor alemão, nasceu há 250 anos.
Mas em 2020, a pandemia ainda tão presente forçou-nos a alterar formas de estar. Fomos forçados a cancelar, adiar ou repensar a forma tida até agora como natural para expressar sentimentos ou exprimir a arte nas suas mais variadas formas de expressão.
Tal como Dona Isabel ou Beethoven, também nós temos que saber superar as contrariedades da vida e dos tempos.
Assim, muito do que estava agendado foi repensado, mas não pode deixar de ser feito, porque o tempo não pára, porque estamos vivos, e, a nós, a cada um de nós, cabe escrever a História. a História (s) que só sobrevive(m) aos tempos se se basear(em) também no(s) outro(s).
Assim, com respeito natural por todas as indicações de segurança, no dia 23 de de julho, em Coimbra, às 21h fica o Convite para assistir ao concerto da Orquestra Clássica do Centro, com a participação da soprano Carla Caramujo e direção de José Eduardo Gomes.
Distantes, com a proximidade que se impõe, marcamos encontro para celebrar a Vida, não só a nossa, mas a de 2 personalidades que marcaram os tempos ( os deles e os nossos ) – Dona Isabel, rainha Santa de Portugal e Ludwig van Beethoven, o incomparável Beethoven.
Comungando do mesmo espirito de determinação, vontade e humildade que caraterizam os que realmente foram /são” grandes”, esperamos que esta seja uma noite especial em que a Música possa ter o cheiro a rosas e o calor da Fraternidade.
Rosas por Coimbra, inspirada e marcada pela rainha das Rosas ao som da música inconfundível de Beethoven, de Marcos Portugal e de Alexandre Delgado.
O programa conta com a interpretação da Abertura “Il duca Di foix ” de Marcos de Portugal ( 1762 – 1830), da ” Sinfonia n° 2 ” de Ludwig van Beethoven (1770-1827) e da obra Vida e Milagres de Dona Isabel – Alexandre Delgado ( encomenda feita em 2019 ao compositor pela Orquestra Clássica do Centro) com a magnífica voz da soprano Carla Caramujo.